ESTUDO DA FEMINILIDADE NA DANÇA CONTEMPORÂNEA E SUAS REFLEXÕES

STUDY OF THE FEMINILITY IN CONTEMPORARY DANCE AND ITS REFLECTIONS

Autores

  • Caroline Rebeca Amorim Costa Universidade Estácio de Sá
  • Cynthia Cleusa Pasqua Mayer Tibeau Universidade Estácio de Sá (Estácio)

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v7i2.106

Palavras-chave:

Feminilidade, Dança Contemporânea, Reflexões

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo de questionar e refletir sobre como a feminilidade é explorada na dança contemporânea, utilizando como modelo de estudo o trabalho de Rosa Antunã. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, com revisão bibliográfica em livros, artigos, revistas, periódicos e sites da Internet. Hoje percebe-se a necessidade de mudança no sentido da união para o crescimento humano. A mulher exerce o papel que lhe convier. Novas atitudes são perpetuadas, homens que acompanham, cuidam da casa, dos filhos e colaboram com toda a rotina doméstica em detrimento da evolução do grupo que estão inseridos. A dança política contemporânea corrobora com o potencial feminino, cria visibilidade e estratégias para assuntos que ainda precisam ser articulados, mas são uma poderosa ferramenta de transgressão do empoderamento feminino.

Referências

AGOSTINI, B.R. Ballet clássico: preparação física, aspectos cinesiológicos, metodologia e desenvolvimento motor. Várzea Paulista: Fontoura, 2010.

ALLEONI, N.V. O sensível na dança contemporânea: concepção e vivência coreográfica. Monografia (Licenciatura em Dança). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. Disponível em: https://www.fef.unicamp.br/fef/sites/uploads/congressos/imagemcorporal2010/trabalhos/portugues/area3/IC3-36.pdf. Acessado em: 31 de maio de 2017.

ALVES, B.M.; PITANGUY, J. O que é feminismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.

ANTUÑA, R. Rosa Antuña. Disponível em: http://rosaantuna.blogspot.com.br/ Acesso em: 31 de maio de 2017.

ARENDT, H. A vida do espírito. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1991.

ARRUDA, J. Posição social da mulher na antiga Roma. Revista da Faculdade de Direito, n. 36, v. 1-2, p. 195-205, 1941. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/65973. Acessado em: 31 de maio de 2017.

BACHOFEN, J.J. Myth religion, and mother right: Selected writings of J.J. Bachofen. Princeton: Princeton University Press, 1992.

BARUFFI, H. Metodologia de Pesquisa - Orientações Metodológicas para a Elaboração da Monografia. 4. ed. Dourados: HBedit, 2004.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo. A experiência vivida (Vol. 2). 2.ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1967.

BECARDINI, P. Dança do Ventre: Ciência e Arte. São Paulo: Baraúna, 2009.

BOURCIER, P. História da dança no ocidente. São Paulo: Editora Martins, 2012.

CAMINADA, E. História da Dança: Evolução Cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.

DA SILVA, T.G.R. ARTE E PODER: relações entre corpo, dança e política. IV Jornada Internacional de Políticas Públicas, Universidade Federal do Maranhão, 2009.

DA SILVA, C.K., SEABRA, D.T., JÚNIOR, L.A.S. Feminismo, Violência e Poder: Uma Análise Histórico-Jurídica da Trajetória e dos Documentos que Culminaram na Lei Maria da Penha e no Feminicídio. Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito–PPGDir./UFRGS, v. 11, n. 3, 2016.

DO AMARAL, F.P. A representação da dança na história judaico-cristã. Revista Garrafa, v. 13, n. 2, 2007.

FAHLBUSCH, H. Dança Moderna e Contemporânea. Rio de Janeiro: Sprint, 1990

GALETTI, C.C.H. Feminismo em movimento: a marcha das vadias e o movimento feminista. 18º Redor. Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2014.

GOMES, N.L. Corpo e cabelo como ícones de construção da beleza e da identidade negra nos salões étnicos de Belo Horizonte. Tese de Doutorado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, 2002.

GONÇALVES, A.L. História e Gênero. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

GUZZO, M.S.L., SPINK, M.J.P. Arte, dança e política(s). Psicologia & Sociedade, v. 27, n. 1, p. 3-12. 2015.

HARVEY, D. Espaços de Esperança. São Paulo: Loyola, 2004.

HUTCHEON, L., HUTCHEON, M. The body dangerous: salome dances. Rev. Estud. Fem. v.11, n.1, 2003.

KABEER, N. et al. The conditions and consequences of choice: Reflections on the measurement of women's empowerment. Geneva: UNRISD, 1999.

KABEER, N. Economic pathways to women’s empowerment and active citizenship: what does the evidence from Bangladesh tell us? The Journal of Development Studies, v. 53, n. 5, p. 649-663, 2017.

KATZ, H. Toda coreografia é social: pensando a relação entre hip hop, mídia e comportamento. V Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2010.

LAKOFF, G. Women, Fire and Dangerous Things. What categories reveal about the mind. Chicago: Chicago University Press, 1990.

LANGENDONCK, R.V.; RENGEL, L. Uma pequena viagem pelo mundo da dança. São Paulo: Moderna, 2006

LINS, R.N. A cama na varanda. São Paulo: Ed. Revista e Ampliada, 2010.

LYZ, S. Dança do ventre Descobrindo sua deusa interior. São Paulo: Ed. Baraúna, 2009.

MARQUES, I.A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Ed. Cortez, 2001.

MARTIN, R. Critical Moves: Dance Studies in Theory and Politics. Durham: Duke University Press, 1998.

MEDINA, J.P.S. O brasileiro e seu corpo. 5. ed. Campinas: Papirus, 1998.

MELO, A.C.C.D. As Mulheres na Guerra. Revista Pré-Univesp, n. 61, 2016

NASCIMENTO, M.F.D. Ser Mulher na Idade Média. Textos de História, v. 5, p. 82-91, 1997. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/textos/article/view/5807/4813. Acessado em: 08 de maio de 2017.

NOBLECOURT, C. A mulher no tempo dos faraós. Campinas: Ed. Papirus,1994

NOGUEIRA, C.R.F. As companheiras de Satã: o processo de diabolização da mulher. Espaço, Tiempo y Forma: Revista de la Faculdad de Geografia e Historia, v. 4, p. 9-24, 1991.

PEDRO, J.M. As guerras na transformação das relações de gênero: entrevista com Luc Capdevila. Rev. Estud. Fem. v. 13, n. 1, p. 81-102, 2005.

PLAN INTERNATIONAL. Disponível em: https://plan.org.br/blog/2016/09/afinal-o-que-e-empoderamento-feminino. Acesso em: 10 de maio de 2017.

PROBST, E.R.; RAMOS, P. A evolução da mulher no mercado de trabalho. Santa Catarina: Instituto Catarinense de Pós-Graduação, 2003.

SCHRAIBER, L.B. et al. Violência dói e não é direito: a violência contra a mulher, a saúde e os direitos humanos. São Paulo: Unesp, 2005

SIQUEIRA, D.C.O. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006.

SOUSA, R.G. Atenas Esparta e as mulheres. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/atenas-esparta-as-mulheres.htm. Acesso em: 31 de maio de 2017.

SOUZA A.F.A. A mulher faraó representação da rainha Hatshepsut como instrumento de legitimação (Egito Antigo Sec. XV A.C.). Niterói: Universidade Federal Fluminense, Dissertação de Mestrado, 2005 Disponível em: https://www.historia.uff.br/stricto/td/1368.pdf

SOTER, S. A dança da exclusão social. Gesto–Revista do Centro Coreográfico do Rio, n. 1, p. 59-61, 2002.

STARHA,W.K. A dança cósmica das feiticeiras – guia rituais a grande Deusa. Tradução Ann Mary Figheira Perpétuo, 4 Ed. Rio de Janeiro: Nova Era, 2001

STEWART, I.J. A dança do sagrado feminino – o despertar espiritual da mulher através da dança. São Paulo: Editora Pensamento, 2016.

TERRIN, R.N. Nova Era - a religiosidade do pós moderno. São Paulo: Ed. Loyola, 1996.

TÓTORA, S. Vontade de potência: a grande política Arte e política em Nietzsche–apontamentos de um estudo inicial. Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política, n. 2, p. 134-155, 2008.

UN WOMEN. Disponível em: http://www.unwomen.org/en. Acessado em: 18 de maio de 2017.

UNITED NATIONS. Princípios de Empoderamento das Mulheres: Igualdade Significa Negócios. 2nd Edição. UN Womem and United Nations Global Compact, New York, 2011. 14p. Disponível em: https://www.unwomen.org/-/media/headquarters/attachments/sections/library/publications/2011/10/weps-portuguese%20pdf.pdf?la=en&vs=1504. Acessado em: 31 de maio de 2017.

WALKER, R. "Becoming the Third Wave". Ms. Magazine, v. 11, n. 2, p. 39–41, 1992.

Publicado

2020-10-16

Como Citar

Amorim Costa, C. R., & Tibeau, C. C. P. M. (2020). ESTUDO DA FEMINILIDADE NA DANÇA CONTEMPORÂNEA E SUAS REFLEXÕES: STUDY OF THE FEMINILITY IN CONTEMPORARY DANCE AND ITS REFLECTIONS. REVISTA FIMCA, 7(2), 5-9. https://doi.org/10.37157/fimca.v7i2.106

Edição

Seção

Artigos de Revisão / Review Papers