FLUXO DE CAIXA PARA O PRODUTOR RURAL
II Encontro Científico de Agricultura Sustentável e Biodiversidade - II ECASB
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v7i1.99Palavras-chave:
Produtor Rural, Ferramenta de Gestão, Índice de LiquidezResumo
Chamamos de fluxo de caixa as entradas e saídas de recurso financeiros ou dinheiro, em um determinado período de tempo em uma empresa. Ou seja, fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão que serve para controlar a movimentação financeira de uma entidade. Através dessa ferramenta de gestão é possível conhecer entrada e saída de recursos e a capacidade de arcar com seus compromissos. O Fluxo de Caixa é composto de entradas e de saídas de caixa. Devemos considerar como entradas de caixas as receitas operacionais obtidas com as atividades rurais e chamamos de saídas de caixa o custo operacional (insumos e demais despesas), arrendamento (quando houver) , pró-labore e linhas de créditos de investimentos. A partir das projeções de entradas e saídas de caixa, é calculado o Índice de Liquidez, que se refere à divisão das entradas de caixa de curto prazo pelas saídas de caixa de curto prazo. Leia-se “curto-prazo” aqui como o período correspondente a uma safra. Quando esse indicador é superior a 1,00, isso significa que as entradas de caixa são superiores às saídas de caixa e o produtor está em situação de “solvência” Quando é inferior a 1,00, significa o contrário, ou seja, que as saídas de caixa são superiores às entradas de caixa e que o produtor pode se encontrar em situação de “insolvência”. Obviamente, quanto maior for o Índice de Liquidez, mais confortável é a situação financeira do produtor rural. Utilizou-se a metodologia qualitativa, descritiva em base teórica e documental em sustentação ao tema central Concluímos que a empresa planeja e conhece sua rotina financeira consegue não só realizar os gastos que já conhece, mas também lidar melhor com prejuízos imprevistos, identificar as falhas e corrigi-las a tempo. Essa é uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada por toda organização independente do seu porte, pois sabe-se que principal causa da falência das organizações no Brasil é a falta de capital de giro, o que as impede de honrar seus compromissos fiscais, tributários, trabalhistas, fornecedores, entre outros.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.