AVULSÃO DENTÁRIA: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PORTO VELHO – RO
DENTAL AVULSION: EVALUATION OF THE KNOWLEDGE AND PERCEPTION OF THE EDUCATORS OF THE CHILDREN'S EDUCATION OF PORTO VELHO - RO
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v7i2.92Palavras-chave:
avulsão dentária, educadores, educação infantil, odontopediatriaResumo
Introdução: As lesões traumáticas na dentição decídua são comuns em crianças, principalmente na idade pré-escolar, ocorrendo desde uma pequena fratura de esmalte até a avulsão dental, que resultam em distúrbios funcionais e estéticos. Deste modo é imprescindível saber como agir diante destes traumas. Metodologia: Por meio de estudo descritível quantitativo, foram aplicados questionários aos educadores das Escolas Públicas de Educação Infantil (zero a cinco anos) do Município de Porto-Velho – RO, para avaliar o conhecimento frente à avulsão dentária. Participaram desta pesquisa 10 escolas de educação Infantil exclusivamente. Resultados: Setenta e dois (72) educadores participaram da pesquisa. De acordo com os resultados encontrados, a maioria dos participantes (72,22%) relatou saber a diferença entre dentes decíduos e permanentes, além disso, 73,61% dos Educadores nunca tiveram instruções de primeiros Socorros. Diante de uma situação hipotética de avulsão dentária, 87,5% afirmaram que chamariam a Direção ou o Responsável antes de tomar qualquer atitude. Quando questionados sobre a possibilidade de reimplante para a avulsão de um dente permanente 6,94% relataram que era possível, e 1,39% afirmaram que também seria possível em decíduos. Por fim, 88,89% relataram que gostariam de receber orientações sobre como proceder diante da avulsão dental dentro do ambiente escolar. Conclusão: A maioria dos educadores entrevistados não possui conhecimento necessário para lidar com avulsão dentária, devendo assim o cirurgião dentista participar da formação e capacitação destes profissionais.
Introduction: Traumatic injuries in deciduous dentition are common in children, especially in preschool age, occurring from a small enamel fracture to dental avulsion, which result in functional and aesthetic disorders. Thus, it is essential to know how to act in the face of these traumas. Methodology: Through a quantitative describable study, questionnaires were applied to educators of public schools of early childhood education (zero to five years) of the municipality of Porto-Velho - RO, to evaluate the knowledge of dental avulsion. Ten early childhood education schools participated in this research exclusively. Results: Seventy-two (72) educators participated in the research. According to the results found, most participants (72.22%) reported knowing the difference between deciduous and permanent teeth, in addition, 73.61% of educators never had first aid instructions. Faced with a hypothetical situation of dental avulsion, 87.5% stated that they would call the Management or the Responsible before taking any action. When asked about the possibility of reimplantation for the avulsion of a permanent tooth, 6.94% reported that it was possible, and 1.39% stated that it would also be possible in deciduous. Finally, 88.89% reported that they would like to receive guidance on how to proceed in the face of dental avulsion within the school environment. Conclusion: Most of the educators interviewed do not have the necessary knowledge to deal with dental avulsion, and the dentist should participate in the training and training of these professionals.
Referências
ARAGÃO, A.K.R.; SOUSA, P.G.B.; FERREIRA, J.M.S.; DUARTE, R.C.; MENEZES V. A. Conhecimento de professores sobre saúde bucal.Pesquisa brasileira deodontopediatriaclínica integrada.v.10, n.3, p.393-398, 2010.
ARAÚJO, T.P.B.;NOGUEIRA, L.L.A.; CARVALHO, F.P.; GOMES, I.L.; SOUZA, S.F.C. Avaliação do Conhecimento de Pais e Educadores de Escolas Públicas do Município de São Luis, MA, Sobre Avulsão Dental. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada. v. 10, n. 3, p. 371-376, 2010.
BITTENCOURT, A. M.; PESSOA, O. F.; SILVA, J. M. Avaliação do conhecimento de professores em relação ao manejo da avulsão dentária em crianças. Revista de Odontologia da UNESP. v. 37, n. 1, p. 15-19, 2008.
CORDEIRO, P. M.; FONTES, L. B. C.; GRANVILLE-GARCIA, A. F.; MACIEL, M. A. S.; LUCAS, R. S. C. C. Percepção de diretores, professores e berçaristas de creches públicas sobre traumatismo orofaciais. Revista de Odontologia da UNESP. v. 39, n. 3, p. 169-173, 2010.
COSTA, L.E.D.; QUEIROZ,F.S.;NÓBREGA, C.B.C.; LEITE, M.S.; NÓBREGA, W.F.S.;ALMEIDA,E.R. Trauma dentário na infância da conduta dos educadores de creches públicas de Patos – PB. Revista de Odontologia da UNESP. v. 43, n. 6, p. 402-408, 2014.
CURYLOFO, P. A.; LORENCETTI, K. T.; SILVA, S. R. C. Avaliação do conhecimento de professores sobre avulsão dentária. Arq Odontol, Belo Horizonte. v. 48, n. 3, p. 175-179, 2012.
DANTAS, V.B.; ALVES, A.C.; SACAVULZZI, A. I. F. Prevalência de trauma dental em crianças e adolescentes atendidos no NEPTI da FOUFBA. Revista da ABENO. v. 19, n. 2, p. 71-81, 2019.
ESPÍNOLA, W.C.; RODRIGUES, H.B.; RIBEIRO, J.A.A.; LOPES, J.N.; PINHEIRO, S.A.A. Conhecimento dos professores de creches e escolas sobre traumatismo dentarios. Temas em Saúde. v. 17, n. 2, p. 39-60, 2017.
GARCIA, P.P.N.S.; CASTRO, C.F.;OLIVEIRA, A.L.B.M.;DOTTA, E.A.V. Conhecimento sobre cárie dentária e doença periodontal de professores do ensino fundamental da rede privada, da cidade de Araraquara. Brazilian DentalScience v.13, n. 4, p. 23-30, 2010.
MENEGHIM, M.C.; ESMERIZ, C.E.C.; VILAS-BOAS, P.; MENEGHIM, Z.M.P.; PEREIRA, A.A.C. Impacto de programas educativos sobre condições bucais de escolares de 6 a 7 anos em duas escolas municipais do interior do estado de São Paulo/ Brasil. Arq. Odontol. v.48, n. 1, p.40-46, 2012.
REBOUÇAS, P. D.; MOREIRA-NETO, J. J. S.; SOUSA, D. L. Fatores que influenciam no sucesso do reimplante dental. Publ. UEPG Ci. Biol. Saúde, Ponta Grossa. v. 19, n. 1, p. 31-37, 2013.
ROCHA, S.R.T.; MORESCA, A.; SYDNEY, G.; FRAIZ, F.; BARATTO, F.F. Tratamento ortodôntico em pacientes com dentes reimplantados após avulsão traumática: relato de caso. Dental Press J Orthod. v.15, n. 4 p. 40-45, 2010.
SANTOS, M.O.; CASOTTO, C.A.; QUEIROS, A.P.D.G.; CARNEIRO, J.A.O.; UEMURA, T.F. Conhecimento e percepção sobre saúde bucal de professores e pré-escolares de um município baiano. Revista da Faculdade de Odontologia.v. 20, n. 2, p. 172-178, 2015.
SAYÃO-MAIA, S. M. A.; TRAVASSOS, R. M. C.; MARIZ, E. B.; MACEDO, S. M.; ALENCAR, T.A. Conduta clínica do cirurgião-dentista ante a avulsão dental: Revisão de literatura. Revista Sul-Brasileira de Odontologia. v. 3, n. 1, p. 41-47, 2005.
SILVA, M. B.; COSTA, A. M. M.; ALMEIDA, M. E C.; MAIA, S. A.; CARVALHAL, C. I. O.; RESENDE, G. B. Avaliação do conhecimento da abordagem de trauma dental pelos profissionais de creches. Conscientiae Saúde. v. 8, n. 1, p. 65-73, 2009
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.