AVULSÃO DENTÁRIA: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PORTO VELHO – RO

DENTAL AVULSION: EVALUATION OF THE KNOWLEDGE AND PERCEPTION OF THE EDUCATORS OF THE CHILDREN'S EDUCATION OF PORTO VELHO - RO

Autores

  • Flavio Salomao-Miranda Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA) https://orcid.org/0000-0001-7817-2214
  • Nataska Wanssa Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Karina Gehardt Bianco Silva Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Kalike Ruan Jacob da Silva Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Victhor Henrique Kemp Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v7i2.92

Palavras-chave:

avulsão dentária, educadores, educação infantil, odontopediatria

Resumo

Introdução: As lesões traumáticas na dentição decídua são comuns em crianças, principalmente na idade pré-escolar, ocorrendo desde uma pequena fratura de esmalte até a avulsão dental, que resultam em distúrbios funcionais e estéticos. Deste modo é imprescindível saber como agir diante destes traumas. Metodologia: Por meio de estudo descritível quantitativo, foram aplicados questionários aos educadores das Escolas Públicas de Educação Infantil (zero a cinco anos) do Município de Porto-Velho – RO, para avaliar o conhecimento frente à avulsão dentária. Participaram desta pesquisa 10 escolas de educação Infantil exclusivamente. Resultados: Setenta e dois (72) educadores participaram da pesquisa. De acordo com os resultados encontrados, a maioria dos participantes (72,22%) relatou saber a diferença entre dentes decíduos e permanentes, além disso, 73,61% dos Educadores nunca tiveram instruções de primeiros Socorros. Diante de uma situação hipotética de avulsão dentária, 87,5% afirmaram que chamariam a Direção ou o Responsável antes de tomar qualquer atitude. Quando questionados sobre a possibilidade de reimplante para a avulsão de um dente permanente 6,94% relataram que era possível, e 1,39% afirmaram que também seria possível em decíduos. Por fim, 88,89% relataram que gostariam de receber orientações sobre como proceder diante da avulsão dental dentro do ambiente escolar. Conclusão: A maioria dos educadores entrevistados não possui conhecimento necessário para lidar com avulsão dentária, devendo assim o cirurgião dentista participar da formação e capacitação destes profissionais.

 

Introduction: Traumatic injuries in deciduous dentition are common in children, especially in preschool age, occurring from a small enamel fracture to dental avulsion, which result in functional and aesthetic disorders. Thus, it is essential to know how to act in the face of these traumas. Methodology: Through a quantitative describable study, questionnaires were applied to educators of public schools of early childhood education (zero to five years) of the municipality of Porto-Velho - RO, to evaluate the knowledge of dental avulsion. Ten early childhood education schools participated in this research exclusively. Results: Seventy-two (72) educators participated in the research. According to the results found, most participants (72.22%) reported knowing the difference between deciduous and permanent teeth, in addition, 73.61% of educators never had first aid instructions. Faced with a hypothetical situation of dental avulsion, 87.5% stated that they would call the Management or the Responsible before taking any action. When asked about the possibility of reimplantation for the avulsion of a permanent tooth, 6.94% reported that it was possible, and 1.39% stated that it would also be possible in deciduous. Finally, 88.89% reported that they would like to receive guidance on how to proceed in the face of dental avulsion within the school environment. Conclusion: Most of the educators interviewed do not have the necessary knowledge to deal with dental avulsion, and the dentist should participate in the training and training of these professionals.

Biografia do Autor

Flavio Salomao-Miranda, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Possui graduação em Odontologia pela Fundação de Assistência e Educação FAESA, Espirito Santo (2004). Tem especialização em Saúde Coletiva com ênfase no Programa de Saúde da Família (2005), Pós graduação em Atendimento a Pacientes com necessidades especiais em ambiente hospitalar, Interfaces da Fisioterapia e Terapia Ocupacional junto a criança com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor UFES - ES / APAE-ES. Habiltação de Sedação Consciente com Oxido Nitroso e Mestre em Odontopediatria pela SL Mandic, em Campinas- SP, Especialista e Mestre em Odontopediatria , SL-MANDIC. Professor das disciplina de Odontologia Social e Preventiva e ODontopeditria (FIMCA-RO). Atuou (2013) como Coordenrdor Estadual da Capacitação de Atendimento Odontológico a Deficientes, promovida pela UNASUS, em ambiente moodle (AVA). Atualmente é um dos coordenadores da especialização em Odontopediatria na ABO-Rondonia

Nataska Wanssa, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Professora do curso de Odontologia nas disciplinas de Odontopediatria

Karina Gehardt Bianco Silva, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Acadêmica do Curso de Odontologia

Kalike Ruan Jacob da Silva, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Acadêmica do Curso de Odontologia

Victhor Henrique Kemp, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Acadêmico do Curso de Odontologia

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

Salomao-Miranda, F., Wanssa, N., Gehardt Bianco Silva, K., Ruan Jacob da Silva, K., & Henrique Kemp, V. (2020). AVULSÃO DENTÁRIA: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PORTO VELHO – RO: DENTAL AVULSION: EVALUATION OF THE KNOWLEDGE AND PERCEPTION OF THE EDUCATORS OF THE CHILDREN’S EDUCATION OF PORTO VELHO - RO. REVISTA FIMCA, 7(2), 43-46. https://doi.org/10.37157/fimca.v7i2.92

Edição

Seção

Artigos Originais / Original Papers