ANALISE PRÉ-IMPLEMENTAÇÃO DE PASSAGENS DE FAUNA AÉREA EM ÁREA FLORESTAL FRAGMENTADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)

II Encontro Científico de Agricultura Sustentável e Biodiversidade - II ECASB

Autores

  • Geisiane Nunes Tavares Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Mariluce Rezende Messias Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v7i1.88

Palavras-chave:

Conservação, Fragmentação de hábitat, Passagem de Fauna, Enriquecimento Ambiental

Resumo

Segundo o Ministério do Meio Ambiente o monitoramento ambiental compreende o conhecimento e acompanhamento da situação dos recursos ambientais dos meios físicos e bióticos, objetivando a recuperação e progresso da qualidade ambiental. Visto isso o projeto em curso tem como objetivo implementar e avaliar a efetividade do uso de passagens aéreas de fauna (PAFs). A área de estudo onde o mesmo será realizado compreende um fragmento florestal descontínuo no Campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), localizado na Zona Rural, km 10 da BR 364 sentido Rio Branco/AC na capital Porto Velho/RO. O ponto focal de observação consiste em uma rampa que dá acesso ao prédio de Arqueologia que está em construção, sendo que está rampa contém 230 metros de extensão e 2,5 metros em média de altura. A passagem aérea que será construída utilizando cordas e mangueiras de bombeiro onde serão fixadas em árvores. O projeto está na fase de observações pré-impacto, a qual identificará a linha de base (“baseline”) que possibilitará a avaliação qualitativa e quantitativa do impacto positivo previsto com a implementação das PAFs. Esforço amostral desempenhado nesta fase foi de 48 horas de observação onde a metodologia empregada para anotação foi o Ad libitum (Altman, 1974) no período de 16 de março a 11 de maio de 2019, deste esforço amostral foi possível obter um resultado de três espécies de primatas arborícolas atravessando a área de estudo descendo ao solo ou passando por cima da rampa com auxílio de galhos, sendo estas: Plecturocebus brunneus (zogue-zogue), Leontocebus wedelli (Sauim ou Soim) e Mico rondoni (Sagui-de-Rondônia) - espécie endêmica do estado de Rondônia. Foram registrados 10 eventos de travessia de primatas nestas 48 horas onde 8 ocasiões as espécies atravessaram por cima da rampa com auxílio de galhos finos conectados de um lado a outro da mesma e dois dos eventos os primatas desceram ao chão da rampa para atravessá-la. Registrando a presença desses primatas não-humanos nesta localidade e sua passagem em área fragmentada que por vezes é realizada pelo solo vê-se a importância da implementação das PAF’s para segurança destes animais e continuidade do projeto visando avaliar a efetividade destas PAFs, já que os mesmos se tornam mais vulneráveis à predação por animais domésticos (cães e gatos) além de gaviões, atropelamentos por motos e a contrair zoonoses de animais que estejam ao entorno (cães e gatos domésticos deixados na UNIR).

Publicado

2020-08-01

Como Citar

Tavares, G. N., & Messias, M. R. (2020). ANALISE PRÉ-IMPLEMENTAÇÃO DE PASSAGENS DE FAUNA AÉREA EM ÁREA FLORESTAL FRAGMENTADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR): II Encontro Científico de Agricultura Sustentável e Biodiversidade - II ECASB. REVISTA FIMCA, 7(1), 27. https://doi.org/10.37157/fimca.v7i1.88

Edição

Seção

Resumos de Eventos / Conference Abstract