OS DILEMAS PSICOSSOCIAIS ENVOLTOS NO TRATAMENTO DA LEUCEMIA PEDIÁTRICA

Autores

  • Beatriz Aguiar Medeiros Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA
  • Nicolly Cristine Nobre Bredun Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA
  • Antônio Batista Carvalho Filho Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA
  • Alcione de Oliveira dos Santos Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v11i2.842

Palavras-chave:

Câncer infantil, atendimento humanizado, recuperação psicossocial infantil, quimioterapia, hospitalização pediátrica

Resumo

O câncer infantil, principalmente a Leucemia Linfóide Aguda (LLA), embora tenha uma alta taxa de sobrevida de 5 anos (90%), apresenta desafios psicológicos consideráveis para as crianças, as quais enfrentam transformações corporais, tratamentos intensos e uma mudança drástica na rotina. A pesquisa busca enfatizar a necessidade de um ambiente hospitalar humanizado, com foco tanto na recuperação biológica, quanto psicossocial da criança. Esta revisão bibliográfica integrativa, foi realizada através de plataformas, sendo o Public Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Portal Nacional da BVS (BVSALUD), selecionou 21 artigos publicados entre 2010 e 2020 em inglês, português e espanhol. Os resultados apontam que, apesar dos avanços na cura da leucemia pediátrica, o diagnóstico ainda é desafiador, e o estigma social associado ao câncer impacta o bem-estar psicológico da criança. Em vista disso, é vital uma abordagem terapêutica humanizada que integre aspectos biopsicossociais e emocionais, com profissionais de saúde fornecendo apoio crucial. Dessa forma, estratégias como brinquedotecas e programas educacionais em hospitais são essenciais para melhorar o bem-estar mental das crianças durante o tratamento. Em resumo, para uma abordagem eficaz da leucemia pediátrica, tratamentos clínicos devem ser combinados com suporte emocional e atividades lúdicas.

Palavras chave: Câncer infantil, atendimento humanizado, recuperação psicossocial infantil, quimioterapia, hospitalização pediátrica.

Biografia do Autor

Beatriz Aguiar Medeiros, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Graduando em medicina

Nicolly Cristine Nobre Bredun, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Graduando em medicina

Antônio Batista Carvalho Filho, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Graduando em medicina

Alcione de Oliveira dos Santos, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Docente do curso de Medicina

Referências

CAMALIONTE, L. G.; GASCÓN, M. R.P.; OLIVEIRA, A. C. De; et al. Frequência de sintomas de ansiedade e depressão, qualidade de vida e percepção da doença em portadores de alopecia areata. Rev. SBPH, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 48-61, 2021. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582021000200005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso: 28 out. 2023.

GALLI, A. K.; SILVA, A. N.; MINUZZI, D. D. A NEOPLASIA NA INFÂNCIA: ASPECTOS EMOCIONAIS E CUIDADOS HUMANIZADOS NO ÂMBITO HOSPITALAR. Caderno de Graduação – Ciências Biológicas e da Saúde – UNIT /AL, 2014. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/1156. Acesso em: 21 set. 2023.

GOMES, I. P.; LIMA, K. de A.; RODRIGUES, L. V.; LIMA, R. A. G.; COLLET, N. Do diagnóstico à sobrevivência do câncer infantil: perspectiva de crianças. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 22, p. 671-679, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000300013. Acesso em: 22 set. 2023.

GUIMARÃES, C. A.; ENUMO, S. R. F. Impacto Familiar nas Diferentes Fases da Leucemia Infantil. Psicologia - Teoria e Prática, v. 17, n. 3, p. 66–78, 2015. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/7900. Acesso em: 21 set. 2023.

HAZIN, I.; GARCIA, D.; GOMES, E. et al. Desempenho Intelectual Pós-tratamento de Câncer: Um Estudo Com Crianças. Psicologia: Reflexão e crítica, vol. 28, no. 3, 2015, p. 565–573. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-7153.201528315. Acesso em: 21 set. 2023.

LOPES, N. C. B.; VIANA, A. C. G.; FÉLIX, Z. C. et al. Abordagens lúdicas e o enfrentamento do tratamento oncológico na infância. Revista Enfermagem UERJ, v. 28, p. e53040, 2020. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2021/01/1146547/abordagens-ludicas-53040-pt.pdf. Acesso em: 25 set. 2023.

MARQUES, P. E.; GARCIA, T. M. B.; ANDER, J. C. et al. Lúdico no cuidado à criança e ao adolescente com câncer: perspectivas da equipe de enfermagem. Escola Anna Nery, v. 20, n. 3, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160073. Acesso em: 17 set. 2023.

MELO, L. de L..; VALLE, E. R. M. A Brinquedoteca como possibilidade para desvelar o cotidiano da criança com câncer em tratamento ambulatorial. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 44, n. 2, p. 517–525, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000200039. Acesso em: 21 set. 2023.

MOTTA, A. B.; ENUMO, S. R. F. Intervenção psicológica lúdica para o enfrentamento da hospitalização em crianças com câncer. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 445–454, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000300007. Acesso em: 12 jun. 2023.

NEHMY, R. M. Q.; BRITO, A. C.; MOTA, J. A. C.; OLIVEIRA, B. M. A perspectiva dos pais sobre a obtenção do diagnóstico de leucemia linfóide aguda em crianças e adolescentes: uma experiência no Brasil. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 11, p. 293-299, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1519-38292011000300010. Acesso em: 21 set. 2023.

NOGUEIRA, I. S.; SILVINO, M. C. S.; DIAS, B. C. et al. Estratégias utilizadas por familiares cuidadores para promover o bem-estar de crianças em tratamento quimioterápico. Revista de Enfermagem UFPE, v. 11, n. 9, p. 3500–3507, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/234479/27669. Acesso em: 25 set. 2023.

PATERLINI, A. C. C.; BOEMER, M. R. A reinserção escolar na área de oncologia infantil – avanços & perspectivas. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 10, n. 4, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/46824/22976. Acesso em: 12 jun. 2023.

ROCHA, M. C. M. O processo de escolarização do aluno mutilado pelo câncer: a transformação da identidade no processo de inclusão escolar. PUC-SP - Campus Monte Alegre (Perdizes), 2009. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16590. Acesso em: 13 jun. 2023.

ROLIM, C. L. A.; GOÉS, M. C. R. Crianças com câncer e o atendimento educacional nos ambientes hospitalar e escolar. Educação e Pesquisa, v. 35, n. 3, 2009, p. 509–523, Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1517-97022009000300007. Acesso em: 5 jun. 2022.

SARAIVA, D. C. A.; SANTOS, S. S.; MONTEIRO, G. T. R. Tendência de mortalidade por leucemias em crianças e adolescentes nas capitais dos estados brasileiros: 1980-2015. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 27, n. 3, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5123/S1679-49742018000300004. Acesso em: 22 set. 2023.

SCARATTI, M.; OLIVEIRA, D. R.; RÓS, A. C. R. et al. Do Diagnóstico a Terminalidade: Enfrentamento da Equipe Multiprofissional na Oncologia Pediátrica. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental, v. 11, n. 2, p. 311–316, 2019. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-969507. Acesso em: 17 set. 2023.

SEDMAK, M..; BOGDANIC, A..; GRUBIC, M. Correlatos de qualidade de vida em sobreviventes de câncer pediátrico. Psychiatr Danub, p. 533–539, 2020. Disponível em: https://www.psychiatria-danubina.com/UserDocsImages/pdf/dnb_vol32_noSuppl%204/dnb_vol32_noSuppl%204_533.pdf. Acesso em: 21 set. 2023.

SILVA, L. N.; SILVA, L. F.; GOES, F. G. B. et al. Orientações sobre quimioterapia junto à criança com câncer: método criativo sensível. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 14, n. 4, p. 471–480, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361443264002. Acesso em 24 set. 2023.

SOUZA, A. B.; SILVA, E. D. Métodos de amenização do sofrimento provocado pela hospitalização infantil. Perspectivas Médicas, v. 24, n. 1, p. 31-38, 2013. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=243227944006. Acesso em: 22 set. 2023.

VANEGAS DE AHOGADO, B. C.; HERRERA, M. E.; CIFUENTES GIL, V.; DUARTE, Y. A.; MONTOYA, J. J.; ZABALA, J. M.; VILLAMINI, M. M. Vivencias psicosociales reveladas por ninõs que reciben tratamiento con quimioterqpiq por cáncer. Avances en Enfermería., 2019. Disponível em: https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/26307. Acesso em 25 set. 2023.

Publicado

2024-11-24

Como Citar

Medeiros, B. A., Bredun, N. C. N., Filho, A. B. C., & Santos, A. de O. dos. (2024). OS DILEMAS PSICOSSOCIAIS ENVOLTOS NO TRATAMENTO DA LEUCEMIA PEDIÁTRICA. REVISTA FIMCA, 11(2), 10-13. https://doi.org/10.37157/fimca.v11i2.842

Edição

Seção

Artigos de Revisão / Review Papers