A TOXICIDADE DOS CONTOS DE FADAS NO DESENVOLVIMENTO DA MULHER

THE TOXICITY OF FAIRY TALES ON WOMAN’S DEVELOPMENT

Autores

  • Gabriel Souza Santos Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA (Unicentro)
  • Nayara Souza Kurata Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA (Unicentro)
  • Monique Joana D'arc Alves Garcia Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA (Unicentro) https://orcid.org/0000-0002-7366-8605

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v11i1.798

Palavras-chave:

Mulher, crenças, cultura, patriarcado, desenvolvimento

Resumo

Introdução: As mulheres desde a infância são incentivadas pelas leituras dos contos de fadas a criarem a idealização de um romance advindas das histórias destes contos em que se naturaliza os relacionamentos como perfeitos e tendo como prêmio para perfeição o casamento dos sonhos e o famoso "príncipe encantado” em que tal idealização tende a influenciar suas escolhas e crenças. Objetivo: A pesquisa tem como objetivo demonstrar como os contos de fadas influenciam culturalmente o feminino na internalização do romance ideal imposto pelo machismo patriarcal. Materiais e métodos: A presente pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, de cunho qualitativo em que se utilizou de fontes de pesquisas de revisões bibliográficas em artigos, livros, teses e dissertações extraídas das principais plataformas de pesquisas que continham a temática de acordo com o presente tema. Resultados e discussões: Nota-se que o grupo mais afetado por este padrão estereotipado é o sexo feminino, já que a sociedade impõe uma conduta moral a essas meninas desde a infância em que por vezes o patriarcado delimita a figura da mulher ditando por onde ela deve passar, o que deve fazer e assim controla seu comportamento e os papéis que esta deverá exercer socialmente. Conclusão: Considerando os dados obtidos foi possível observar que a mulher é influenciada pelos contos de fadas, e ainda culturalmente pelo seu meio e crenças onde está inserida, e assim passa a agir de acordo com a cultura e o que esperam dela.

Introduction: Women from childhood are encouraged by reading fairy tales to create the idealization of a romance arising from the stories of these tales in which relationships are naturalized as perfect with the prize for perfection being the dream wedding and the famous "prince enchanted” in which such idealization tends to influence their choices and beliefs. Objective: The research aims to demonstrate how fairy tales culturally influence the feminine in the internalization of the ideal romance imposed by patriarchal machismo. Materials and methods: The present research was carried out through a bibliographic review, of a qualitative nature, in which research sources from bibliographic reviews were used in articles, books, theses, and dissertations extracted from the main research platforms that contained the theme by the present theme. Results and discussions: Note It is clear that the group most affected by this stereotypical pattern is the female sex since society imposes moral conduct on these girls since childhood when patriarchy sometimes delimits the figure of a woman by dictating where she should go, what must do and thus controls their behavior and the roles they must play socially. Conclusion: Considering the data obtained, it was possible to observe that women are influenced by fairy tales, and also culturally by their environment and beliefs in which they are inserted, and thus begin to act under the culture and what they expect from them.

Biografia do Autor

Gabriel Souza Santos, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA (Unicentro)

Acadêmico do curso de Graduação em Psicologia

Nayara Souza Kurata, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA (Unicentro)

Acadêmica do curso de Graduação em Psicologia, Faculdade de Educação de Jaru-FIMCA-UNICENTRO

Monique Joana D'arc Alves Garcia, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA (Unicentro)

Professora Orientadora da Faculdade de Educação de Jaru, Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional com ênfase em Atendimento educacional especializado (FASA), Atendimento ambulatorial de pessoas com autismo (FAEL), Neuropsicopedagogia Institucional e atendimento educacional especializado (Censupeg), Metodologia e Didática do Ensino Superior (FIMCA-JARU), Graduada em Psicologia pelas Faculdades Associadas de Ariquemes (FAAr),

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Publicado

2024-02-18

Como Citar

Santos, G. S., Kurata, N. S., & Garcia, M. J. D. A. (2024). A TOXICIDADE DOS CONTOS DE FADAS NO DESENVOLVIMENTO DA MULHER: THE TOXICITY OF FAIRY TALES ON WOMAN’S DEVELOPMENT . REVISTA FIMCA, 11(1), 6-10. https://doi.org/10.37157/fimca.v11i1.798

Edição

Seção

Artigos de Revisão / Review Papers