ANSIEDADE E DEPRESSÃO: TRANSTORNOS DESENVOLVIDOS NA TRANSIÇÃO DA ADOLESCÊNCIA PARA A VIDA ADULTA
ANXIETY AND DEPRESSION: DISORDERS DEVELOPED IN THE TRANSITION FROM ADOLESCENCE TO ADULT LIFE
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v11i1.796Palavras-chave:
Ansiedade, depressão, Adolescência, juventude, adultezResumo
Introdução: A transição da adolescência para a vida adulta é um período que marca o desenvolvimento de diversas formas, e a falta de compreensão desta fase pode ocasionar instabilidades emocionais no adolescente que enfrenta o processo de transição para a vida adulta. Objetivo: Este artigo de pesquisa tem como objetivo analisar os transtornos que podem vir a ser desenvolvidos na transição da adolescência para a vida adulta, com foco na ansiedade e na depressão e discute ainda sobre a importância de abordar sobre esses transtornos psicológicos nesta fase considerando a escassez da prática de debates e políticas públicas. Materiais e métodos: O presente estudo caracteriza-se em pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, em que se utilizou de fontes de pesquisas de revisões bibliográficas em livros, artigos, teses e dissertações, nas principais plataformas de pesquisas que abordem a temática de acordo com o tema proposto. Resultados e discussões: Pode-se evidenciar que a ansiedade e depressão têm afetado significativamente as fases da juventude, com início na adolescência, pois muitos fatores de risco estão associados à puberdade, como falta de suporte e amparo familiar, cobranças excessivas, a introdução no mercado de trabalho e/ou início da graduação. Conclusão: O desconhecimento sobre os aspectos emocionais relacionados à adolescência pode afetar emocionalmente os jovens, considerando o despreparo dos adultos para compreensão dessa temática e ainda por tecer cobranças excessivas, que podem causar quadros graves de transtornos de ansiedade e depressão que comprometem a inserção saudável na fase da vida adulta.
Introduction: The transition from adolescence to adulthood is a period that marks development in different ways, and a lack of understanding of this phase can cause emotional instability in adolescents facing the process of transition to adulthood. Objective: This research article aims to analyze the disorders that can be developed in the transition from adolescence to adulthood, focusing on anxiety and depression, and discuss the importance of addressing these psychological disorders at this stage considering the scarcity of practice of debates and public policies. Materials and methods: The present study is characterized by bibliographical research of a qualitative nature, in which it uses research sources from bibliographical reviews in books, articles, theses, and dissertations, on the main research platforms that address the theme under the proposed theme. Results and discussions: Anxiety and depression have significantly affected the stages of youth, starting in adolescence and many risk factors are associated with puberty, such as lack of support and family support, excessive demands, introduction into the job market, and/or beginning of graduation. Conclusion: Lack of knowledge about the emotional aspects related to adolescence can affect young people emotionally, considering the unpreparedness of adults to understand this topic and due to excessive demands, which can cause serious anxiety and depression disorders that compromise healthy insertion in the adult life stage.
Referências
AGOSTINI, A.; SILVA, S.; LYRA, L.; TOSI, P. Comportamentos de risco entre adolescentes. Unoesc & Ciência, ACHS, 5(1), p. 53–62, 2014. Disponível em: <https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/4477> Acesso em: 07/06/23.
ALMEIDA, S. F. C. O papel da escola na educação e prevenção em saúde mental. Estilos da Clínica, vol. 3, não. 4, pág. 112–119, 1998. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71281998000100015>.Acesso em: 23/08/23.
BARBOSA, F. O.; MACEDO, P. C. M.; SILVEIRA, R. M. C. D. Depressão e o suícido. Revista da SBPH, v. 14, n. 1, p. 233–243, 2011. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1516-08582011000100013&script=sci_abstract. Acesso em: 03/08/23.
BARROSO, S. M.; OLIVEIRA, N. R.; ANDRADE, V. S. Solidão e Depressão: Relações com Características Pessoais e Hábitos de Vida em Universitários. Psicologia Teoria e Pesquisa, v. 35, p. e35427, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102.3772e35427>. Acesso em: 11/09/23.
CAMARANO, A. A.; MELLO, J. L.; PASINATO, M. T.; KANSO, S. Caminhos para a vida adulta: as múltiplas trajetórias dos jovens brasileiros. Última Década, Santiago, v. 12, n. 21, p. 11-50, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-22362004000200002>. Acesso em: 10/09/23.
DUARTE, D. S.; SILVA, L. F.; OLIVEIRA, V. J.; BRAGA, P. P. Percepções e Escolhas de Adolescentes sobre Saúde no Contexto da Residência Multiprofissional. Psicologia Ciência e Profissão, v. 41, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-3703003219264>. Acesso em: 16/06/23
FIGUEIREDO, A.; MAIOR, M. V.; SOUSA, S.; RIBEIRO, E.; CORDEIRO, L. Comportamentos de risco em adolescentes: estudo exploratório centrado nas diferenças entre rapazes e raparigas. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, Lisboa, v. 9, n. 2, p. 93–102, 2019. Disponível em: <http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2713>. Acesso em: 25/07/23
FIORINI, M. C.; MORE, C. L. O. O.; BARDAGI, M. P. Família e desenvolvimento de carreira de jovens adultos no contexto brasileiro: revisão integrativa. Rev. bras. orientac. prof, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 43-55, 2017. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902017000100005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 22/10/2023.
LEBOURG, E. H.; COUTRIM. R. M. E.; SILVA, L. C. Juventude e transição para o ensino médio: desafios e projetos de futuro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 260, pág. 82–98, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.4149>. Acesso em: 30/07/23
JARDIM, M. G. L.; CASTRO, T. S.; FERREIRA-RODRIGUES, C. F. Sintomatologia Depressiva, Estresse e Ansiedade em Universitários. Psico-USF, v. 25, n. 4, p. 645–657, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413/82712020250405>. Acesso em: 05/06/23.
KUENZER, A. Z. O Ensino Médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 70, p. 15-39, abr. 2000. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000100003>. Acesso em: 02/10/23.
LAGE, A. M. V.; MONTEIRO, K. C. C. A depressão na adolescência. Psicologia em estudo, v. 2, pág. 257–265, 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-73722007000200006>. Acesso em: 02/10/23.
LOPES, K. C. da S. P.; SANTOS, W. L. dos. Transtorno de ansiedade. Revista de Iniciação Científica e Extensão, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 45–50, 2018. Disponível em: <https://revistasfacesa.senaaires.com.br/index.php/iniciacao-cientifica/article/view/47> Acesso em 08/10/23.
MESQUITA, C.; RIBEIRO, F.; MENDONÇA, L.; MAIA, A. Relações familiares, humor deprimido e comportamentos autodestrutivos em adolescentes. 2011. Disponível em: <http://repositorio.ulusiada.pt/bitstream/11067/115/1/rpca_n3_artigo_6.pdf>. Acesso em 07/09/23.
OLIVEIRA, A.; AMÂNCIO, L.; SAMPAIO, D. Arriscar morrer para sobreviver: olhar adolescente. Revista: Análise Psicológica, Lisboa, v. 4, n. 19, p. 509-521. 2001. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10400.12/6553>. Acesso em 29/08/23.
OSSE, C. M. C.; COSTA, L. I. Saúde mental e qualidade de vida na moradia estudantil da Universidade de Brasília. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 28, n. 1, p. 115–122, 2011. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-166X2011000100012>. Acesso em: 12/06/23.
PEREIRA, M. R. e GURSKI, R. A adolescência generalizada como efeito do discurso do capitalista e da adultez erodida. Psicologia & sociedade, v. 26, n. 2, p. 376–383, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-71822014000200014>. Acesso em: 20/08/23.
RIBEIRO, M. A. Juventude e trabalho: construindo a carreira em situação de vulnerabilidade. Arquivos brasileiros de psicologia, v. 63, n. SP, pág. 58–70, 2011. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672011000300007>. Acesso em: 01/07/23.
ROCHA, S. A inserção dos jovens no mercado de trabalho. Caderno CRH, v. 21, n. 54, p. 533–550, 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-49792008000300009>. Acesso em: 04/05/23.
SAVEGNAGO, S. Dal O.; CASTRO, L. R. Sentidos de Oportunidade da Escola para Jovens de Classes Populares Cariocas. Educação e realidade, v. 45, n. 1, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-623691813. Acesso em: 10/07/23.
SIMÕES, M. C. R. Comportamentos de risco na adolescência. Dissertação de Doutoramento. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana, 2005. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10400.5/6812. Acesso: 04/09/23.
TAQUETTE, S. R. Doenças Psicossomáticas na Adolescência. Adolesc Saúde. 2006. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10400.5/6812>. Acesso em: 05/07/23.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 REVISTA FIMCA
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.