OS IMPACTOS PSICOLÓGICOS NO USO EXCESSIVO DE TELAS POR CRIANÇAS PÓS-PANDEMIA COVID-19
THE PSYCHOLOGICAL IMPACTS OF THE EXCESSIVE USE OF SCREENS BY CHILDREN POST COVID-19 PANDEMIC
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v10i3.783Palavras-chave:
Telas, Covid-19, Psicológico. Crianças.Resumo
No cenário da pandemia de COVID-19, observou-se um aumento preocupante do uso das telas. No mesmo período, houve um crescimento significativo na intensidade e frequência de diversos distúrbios emocionais na população. É fundamental destacar que essa prática excessiva sempre foi prejudicial à saúde, sobretudo nos seres humanos em fase de desenvolvimento, tornando-se ainda mais danosa para o público infanto-juvenil. O contexto da pandemia exacerbou ainda mais esses problemas, desencadeando comportamentos e alterações que afetam negativamente o desenvolvimento, a aprendizagem e os aspectos psicológicos das crianças. O uso excessivo às telas durante a pandemia trouxe diversas consequências psicológicas que, na maioria dos casos, passaram despercebidas, onde esses hábitos impactaram negativamente no desenvolvimento psicológico de crianças. Conclusão: Através das descrições presentes na bibliografia, foi possível constatar que o uso excessivo de telas por crianças durante a pandemia de COVD-19 acarretou impactos significativos para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo deles, trazendo ainda mais consequências como o isolamento social, a falta de interesse nos estudos, a ansiedade, os distúrbios de atenção e a dependência tecnológica.
Introduction: In the scenario of the COVID-19 pandemic, there was a worrying increase in the use of screens. In the same period, there was a significant increase in the intensity and frequency of various emotional disorders in the population. It is essential to highlight that this excessive practice has always been harmful to health, especially to human beings in the development phase, becoming even more harmful for children and young people. The context of the pandemic has further exacerbated these problems, triggering behaviors and changes that negatively affect children's development, learning, and psychological aspects. Excessive use of screens during the pandemic brought several psychological consequences that, in most cases, went unnoticed, and these habits negatively impacted the psychological development of children. Conclusion: Through the descriptions present in the bibliography, it was possible to verify that the excessive use of screens by children during the COVID-19 pandemic had significant impacts on their cognitive, social, and affective development, bringing even more consequences such as social isolation, lack of interest in studies, anxiety, attention disorders, and technological dependence.
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