OS IMPACTOS PSICOLÓGICOS NO USO EXCESSIVO DE TELAS POR CRIANÇAS PÓS-PANDEMIA COVID-19

THE PSYCHOLOGICAL IMPACTS OF THE EXCESSIVE USE OF SCREENS BY CHILDREN POST COVID-19 PANDEMIC

Autores

  • Arita Oliveira Costa Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA (Unicentro)
  • Webert Santos Fortunato Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA (Unicentro)
  • Letícia Bezerra da Silva Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA (Unicentro)

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v10i3.783

Palavras-chave:

Telas, Covid-19, Psicológico. Crianças.

Resumo

No cenário da pandemia de COVID-19, observou-se um aumento preocupante do uso das telas. No mesmo período, houve um crescimento significativo na intensidade e frequência de diversos distúrbios emocionais na população. É fundamental destacar que essa prática excessiva sempre foi prejudicial à saúde, sobretudo nos seres humanos em fase de desenvolvimento, tornando-se ainda mais danosa para o público infanto-juvenil. O contexto da pandemia exacerbou ainda mais esses problemas, desencadeando comportamentos e alterações que afetam negativamente o desenvolvimento, a aprendizagem e os aspectos psicológicos das crianças. O uso excessivo às telas durante a pandemia trouxe diversas consequências psicológicas que, na maioria dos casos, passaram despercebidas, onde esses hábitos impactaram negativamente no desenvolvimento psicológico de crianças. Conclusão: Através das descrições presentes na bibliografia, foi possível constatar que o uso excessivo de telas por crianças durante a pandemia de COVD-19 acarretou impactos significativos para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo deles, trazendo ainda mais consequências como o isolamento social, a falta de interesse nos estudos, a ansiedade, os distúrbios de atenção e a dependência tecnológica.

Introduction: In the scenario of the COVID-19 pandemic, there was a worrying increase in the use of screens. In the same period, there was a significant increase in the intensity and frequency of various emotional disorders in the population. It is essential to highlight that this excessive practice has always been harmful to health, especially to human beings in the development phase, becoming even more harmful for children and young people. The context of the pandemic has further exacerbated these problems, triggering behaviors and changes that negatively affect children's development, learning, and psychological aspects. Excessive use of screens during the pandemic brought several psychological consequences that, in most cases, went unnoticed, and these habits negatively impacted the psychological development of children. Conclusion: Through the descriptions present in the bibliography, it was possible to verify that the excessive use of screens by children during the COVID-19 pandemic had significant impacts on their cognitive, social, and affective development, bringing even more consequences such as social isolation, lack of interest in studies, anxiety, attention disorders, and technological dependence.

Biografia do Autor

Arita Oliveira Costa, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA (Unicentro)

Acadêmica do curso de Psicologia pela Faculdade de Educação de Jaru – FIMCA/UNICENTRO.

Webert Santos Fortunato, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA (Unicentro)

Acadêmico do curso de pela Psicologia Faculdade de Educação de Jaru – FIMCA/UNICENTRO.

Letícia Bezerra da Silva, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA (Unicentro)

Psicóloga, Especialista e Docente

Referências

ALVES, M. Família Plugada: Tecnologia, Pais e Filhos. São Paulo. 2011. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/handle/handle/18085. Acesso em 02/04/2023.

BOCK, Ana Mercês Bahia. "A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão." Cadernos Cedes 24.62 (2004): 26-43. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/znYxDSw7jfGgv4LTKbbS8Tj/. Acesso em: 02/10/2023.

CARR, N. A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros. Tradução de Mônica Gagliotti Fortunato Friança. Rio de Janeiro: Agir, 2011. p. 312. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/LJLz9g9mGMRbPpvKJjg99Mw/?lang=pt. Acesso em: 01/04/2023.

CASTILLO, D. R. Paricio; VELASCO, MF Pando. Salud mental infanto-juvenil y pandemia de Covid-19 en España: cuestiones y retos. Revista de psiquiatría infanto-juvenil, v. 37, n. 2, p. 30-44, 2020. Disponível em: https://www.aepnya.eu/index.php/revistaaepnya/article/view/355. acesso em 24/09/203.

CIRIACO, D. A história da conexão. Tec Mundo, 2009. Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/banda-larga/2543-a-historia-da-conexao.htm. Acesso em: 01/05/2023.

CRISPIM, M. et al. O Uso Excessivo de Telas Por Crianças Pós-covid-19: Impactos Psicológicos e do Desenvolvimento Infantil. Estudos Avançados sobre Saúde e Natureza, v. 5, 2022. Disponível em: https://periodicojs.com.br/index.php/easn/article/view/834. Acesso em: 01/03/2023.

CUNHA, D. B. A. da; BARROS, A. B. S. R. de; BORGES, J. B. F.; MARQUES, L. M.; WANDERLEI, M. M.; CAMPELO, V. H. S.; CRUZ, D. S. L. da. O impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental e física de crianças e adolescentes: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 7, p. e8484, 31 jul. 2021. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/8484/5150. Acesso em: 30/05/2023.

DESLANDES S. F; COUTINHO T. The intensive use of the internet by children and adolescents in the context of COVID-19 and the risks for self-inflicted violence. Ciencia & saude coletiva, 2020; 25: 2479-2486. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32520292/. Acesso em: 06/06/2023.

EISENSTEIN, E; ESTEFENON, S. B. Geração digital: riscos das novas tecnologias para crianças e adolescentes. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ. ano 10, agosto de 2011. Disponível em: https://bjhbs.hupe.uerj.br/WebRoot/pdf/105_pt.pdf. Acesso em: 01/05/2023.

FERREIRA, L. C. Q. Psicologia do Desenvolvimento. Desenvolvimento Psíquico em, 2009. Disponível em: https://portalidea.com.br/cursos/8db75093c618790989fb441fda49add4.pdf. Acesso em: 02/10/2023.

FIGUEIREDO C. S., et al. COVID-19 pandemic impact on children and adolescents' mental health: Biological, environmental, and social factors. Progress in Neuro-Psychopharmacology and Biological Psychiatry, 2021; 106: 110171. DisponÍvel em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7657035/. Acesso em: 07/06/2023.

GLOBO. Uso excessivo das tecnologias pode trazer sérios riscos à vida social. Globo ciência. 2013. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2013/08/uso-excessivo-das-tecnologias-pode-trazer-serios-riscos-vida-social.html. Acesso em: 18/05/2023. http://saladatextual.wordpress.com/2010/04/04/tecnologia-x-sedentarismo/>. Acesso em: 02/05/2023.

IMRAN, N. et al. Psychological burden of quarantine in children and adolescents: A rapid systematic review and proposed solutions. Pakistan journal of medical sciences, 2020; 36(5): 1106. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32704298/. Acesso em: 06/06/2023.

LARSEN, L., et al. The impact of school closure and social isolation on children in vulnerable families during COVID-19: a focus on children’s reactions. European child & adolescent psychiatry, 2021: 1-11. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33770275/. Acesso em: 08/06/2023.

LIMA, M.; SOUSA, F. N. T. O uso excessivo de telas por crianças e adolescentes: uma análise do contexto da covid-19. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 8, n. 2, p. 90-108, 2023. Disponível em: http://relise.eco.br/index.php/relise/article/view/673. Acesso em: 02/04/2023.

MARINHO, N. da S. A.; MATTOS, A. S de.; SILVA, A. M.; ROBERTO, G. L. S; DIAS, L. L.; BORGES, M. R.; MOURA, L. R. Impactos psicossociais da pandemia de COVID-19 em crianças. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento, v. 11, n. 4, pág. e16511427201, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i4.27201. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27201. Acesso em: 07/06/2023.

MATOSSO, R. Tecnologia X Sedentarismo. Saladatextual, 2010. Disponível em:

MOROMIZATO, Maíra Sandes et al. O uso de internet e redes sociais e a relação com indícios de ansiedade e depressão em estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 41, p. 497-504, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/h64tYKYMwXDmMJ7NGpmRjtN/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 03/04/2023.

PAIVA, N. M. N.; COSTA, J. S. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça? Psicologia pt: O portal dos psicólogos. 2015. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0839.pdf. Acesso em: 01/05/2023.

PEDROSA A. L, et al. Emotional, behavioral, and psychological impact of the COVID-19 pandemic. Frontiers in psychology, 2020, 11: 566212. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32704298/. Acesso em: 08/06/2023.

PEREIRA, Caciana Linhares. Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições para os estudos da linguagem. Psicologia em Estudo, v. 17, p. 277-286, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/cCJFjNvskmjZPc5Mrz8Xvch/. Acesso em: 22/09/2023.

PRISZKULNIK, Léia. A criança sob a ótica da Psicanálise: algumas considerações. Psic: Revista Da Vetor Editora, v. 5, n. 1, p. 72-77, 2004. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1676-73142004000100009&script=sci_arttext. Acesso em: 24/09/2023.

RIBEIRO, D. T. M. Benefícios e malefícios das novas tecnologias. Psicopedagogia Online, São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.psicopedagogia.com.br/new 1_artigo.asp?entrID=1769#.V-mS0fkrLIV>. Acesso em: 01/05/2023.

SANCHEZ, Gabrielly et al. Impacto do PIX: o novo sistema de pagamentos brasileiro. 2022. Disponível em: 20DOS%20CLIENTES%20-%20FINAL%20Gustavo%20Carvalho%2009.12.2022.pdf. Acesso em: 28/05/2023.

SANTOS, C. C.; BARROS, J. F. Efeitos do uso das novas tecnologias da informação e comunicação para o desenvolvimento emocional infantil: uma compreensão psicanalítica. Psicologia Pt, 2017. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0435.pdf. Acesso em: 28/05/2023.

SANTOS, C. L; DAMACENA, G. C. L. G. Hiperconectividade de crianças e adolescentes em tempos de pandemia e distanciamento social: corresponsabilidade do uso de conexão na perspectiva da proteção integral. Revista da 16ª Jornada de Pós-graduação e Pesquisa. Congrega Urcamp, vol. 16, nº16, ano 2020. Disponível em: http://revista.urcamp.edu.br/index.php/rcjpgp/article/view/3941. Acesso em: 02/04/2023.

SAPIENZA, G; PEDROMÔNICO, M. R. M. Risco, proteção e resiliência no desenvolvimento da criança e do adolescente. Psicologia em estudo, v. 10, p. 209-216, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/stYqQ6cvpzPJRdqFwRr8NtH/. Acesso em: 02/10/2023.

SILVA, T. O. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1867. Acesso em 01/04/2023

SIQUEIRA, A. C.; FREIRE, C. O. A influência da tecnologia no desenvolvimento infantil. Revista Farol, v. 8, n. 8, p. 22-39, 2019. Disponível em: https://revista.farol.edu.br/index.php/farol/article/view/152/132. Acesso em 30/04/2023.

SOUSA, Angélica Silva; OLIVEIRA, Guilherme Saramago; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021. Disponível em: <https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336>. Acesso em: 08 de novembro de 2023.

Publicado

2023-11-24

Como Citar

Costa, A. O., Fortunato, W. S., & Silva, L. B. da. (2023). OS IMPACTOS PSICOLÓGICOS NO USO EXCESSIVO DE TELAS POR CRIANÇAS PÓS-PANDEMIA COVID-19: THE PSYCHOLOGICAL IMPACTS OF THE EXCESSIVE USE OF SCREENS BY CHILDREN POST COVID-19 PANDEMIC. REVISTA FIMCA, 10(3), 28-32. https://doi.org/10.37157/fimca.v10i3.783

Edição

Seção

Artigos de Revisão / Review Papers