CARACTERIZAÇÃO DA MACROFAUNA EDÁFICA EM UMA ÁREA DE FLORESTA E EM UMA ÁREA DE PASTAGEM DE Urochloa brizantha NA AMAZÔNIA OCIDENTAL
II Encontro Científico de Agricultura Sustentável e Biodiversidade - II ECASB
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v7i1.77Palavras-chave:
Biodiversidade, Fauna edáfica, Qualidade do soloResumo
As ações antrópicas exercidas de forma intensa sobre os ambientes naturais transformam a dinâmica desses ambientes equilibrados, alterando a paisagem natural e os organismos que vivem nele. A fauna edáfica é sensível a essas alterações no ambiente, tal característica torna-os importantes na avaliação de sistemas naturais que sofrem com ações antrópicas, sendo usado como um importante indicador da qualidade do solo, além de avaliar processos de degradação e recuperação de áreas. Diante dessa situação, o objetivo deste estudo foi caracterizar a distribuição da macrofauna edáfica em uma área florestal e uma área de pastagem de Urochloa brizantha, no município de Porto Velho Rondônia. Em uma área de pastagem de U. brizantha (~1 ha) recentemente reformada (<2 anos) e ocupada constantemente por bovinos e em uma área florestal, foram feitas coletas da macrofauna edáfica, representada pelos organismos com diâmetro entre 2 a 20 mm presentes no solo. As amostras de solo foram coletadas em cinco pontos de forma aleatória, nas profundidades de 0–10 cm, 10–20 cm e 20–30 cm com o auxílio de um gabarito de metal (25 x 25 cm), no mês de março de 2019, durante a estação chuvosa na região de estudo. Após a coleta, as amostras foram triadas no Laboratório de Solos das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA) e os indivíduos da macrofauna armazenados em álcool 70% para, em seguida, serem identificados ao nível de ordem no Laboratório de Entomologia. Foram identificadas um total de 195 organismos pertencentes a 14 ordens, distribuídas em 3 classes (Diplopoda, Chilopoda e Insecta). A floresta apresentou maior valor tanto no índice de Shannon como na riqueza de ordens, evidenciando a sensibilidade que esses organismos possuem com a alteração dos ambientes. As ordens que caracterizam a floresta são: Hymenoptera, Coleoptera e Scolopendromorpha. Já a pastagem foi caracterizada pelas ordens: Hymenoptera, Coleoptera e Polydesmida.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.