CARACTERIZAÇÃO DA MACROFAUNA EDÁFICA EM ESTAÇÃO CHUVOSA EM UMA ÁREA FLORESTAL NA AMAZÔNIA OCIDENTAL
II Encontro Científico de Agricultura Sustentável e Biodiversidade - II ECASB
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v7i1.76Palavras-chave:
Biodiversidade, Fauna edáfica, Qualidade do soloResumo
Ambientes florestais favorece o estabelecimento de diferentes espécies da macrofauna, pois apresentam condições favoráveis, como alta disponibilidade de matéria orgânica decorrente da serrapilheira e diversidade de espécies arbóreas. Além do solo, as áreas de florestas apresentam outros nichos que são explorados pela macrofauna do solo, logo, esses animais se encontram melhores distribuídos pela paisagem. Diante dessa situação, o objetivo deste estudo foi caracterizar a distribuição da macrofauna edáfica em uma área florestal no começo (março) e no final da estação chuvosa (setembro), no município de Porto Velho Rondônia. Em uma área florestal, foi feita a coleta da macrofauna edáfica, representada pelos organismos com diâmetro entre 2 a 20 mm presentes no solo. As amostras de solo foram coletadas em cinco pontos de forma aleatória, nas profundidades de 0–10 cm, 10–20 cm e 20–30 cm com o auxílio de um gabarito de metal (25 x 25 cm), no mês de setembro de 2018 e março de 2019, durante a estação chuvosa na região de estudo. Após a coleta, as amostras foram triadas no Laboratório de Solos das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA) e os indivíduos da macrofauna armazenados em álcool 70% para, em seguida, serem identificados ao nível de ordem no Laboratório de Entomologia. Foram identificadas um total de 226 organismos pertencentes a 11 ordens, distribuídas em 3 classes (Diplopoda, Chilopoda e Insecta). A riqueza de ordens e índice de diversidade variou nos meses estudados, sendo observado no mês de março um maior valor tanto no índice de Shannon como na riqueza de ordens, evidenciando a sazonalidade desses organismos. As ordens que caracterizam a floresta são: Hymenoptera, Coleoptera e Scolopendromorpha. No final da estação chuvosa foram encontradas uma maior riqueza de ordens consequentemente elevando o índice de diversidade.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.