AS METODOLOGIAS ATIVAS E O PROCESSO DE AUTONOMIA COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

II Encontro Científico de Agricultura Sustentável e Biodiversidade - II ECASB

Autores

  • Denilson Nunes Moreira Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Elisete Maria da Silva Moreira Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Priscila da Silva Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Roxane Dias da Silva Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Edney Costa Souza Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v7i1.75

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação, Novos métodos

Resumo

O presente artigo buscou-se entender o processo de Metodologias Ativas na Aprendizagem no ensino superior a partir dos novos processos e métodos que poderão ser introduzidos, contribuindo para a autonomia do educando na busca do conhecimento. Utilizou o método qualitativo com abordagem descritiva em ampla pesquisa em material teórico e documental junto a bibliotecas em livros, artigos, teses e dissertações, bem como pesquisa junto a órgãos públicos e privados em plataforma aberta em subsidio ao tema central. Os resultados evidenciam para uma nova visão na perspectiva educacional para o ensino superior em que as instituições de ensino deverão optar por dois caminhos sendo um mais suave na forma tradicional de aprendizagem onde deverá ser mantido o modelo curricular existente e outro inovador, sem disciplinas, com atividades baseadas em jogos e problemas, espaços físicos diferenciados e professores orientadores colocando o aluno como autônomo e responsável pela busca do conhecimento, outras formas de aprendizagem associadas a inovação a partir do uso de metodologias ativas avança em direção de modelos como o “híbrido” em que consiste o uso de recursos on-line e a sala tradicional fazendo a interação entre os dois modelos e estimulando os educandos a buscarem o seu conhecimento. Conclui-se que o processo de metodologias ativas, a partir do uso de novas ferramentas e práticas no processo educacional no ensino superior poderão serem aliadas a autonomia do educando em busca do conhecimento, contribuindo para uma nova visão no processo ensino aprendizagem no ensino superior.

Biografia do Autor

Denilson Nunes Moreira, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Docente dos cursos de Agronomia e Administração

Elisete Maria da Silva Moreira, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Curso de Terapia Ocupacional

Priscila da Silva, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Curso de Ciências Contábeis

Roxane Dias da Silva, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Docente, Curso de Administração

Edney Costa Souza, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Docente, Curso de Administração

Publicado

2020-08-01

Como Citar

Moreira, D. N., Moreira, E. M. da S., Silva, P. da, Silva, R. D. da, & Souza, E. C. (2020). AS METODOLOGIAS ATIVAS E O PROCESSO DE AUTONOMIA COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: II Encontro Científico de Agricultura Sustentável e Biodiversidade - II ECASB. REVISTA FIMCA, 7(1), 15. https://doi.org/10.37157/fimca.v7i1.75

Edição

Seção

Resumos de Eventos / Conference Abstract