AS METODOLOGIAS ATIVAS E O PROCESSO DE AUTONOMIA COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
II Encontro Científico de Agricultura Sustentável e Biodiversidade - II ECASB
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v7i1.75Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação, Novos métodosResumo
O presente artigo buscou-se entender o processo de Metodologias Ativas na Aprendizagem no ensino superior a partir dos novos processos e métodos que poderão ser introduzidos, contribuindo para a autonomia do educando na busca do conhecimento. Utilizou o método qualitativo com abordagem descritiva em ampla pesquisa em material teórico e documental junto a bibliotecas em livros, artigos, teses e dissertações, bem como pesquisa junto a órgãos públicos e privados em plataforma aberta em subsidio ao tema central. Os resultados evidenciam para uma nova visão na perspectiva educacional para o ensino superior em que as instituições de ensino deverão optar por dois caminhos sendo um mais suave na forma tradicional de aprendizagem onde deverá ser mantido o modelo curricular existente e outro inovador, sem disciplinas, com atividades baseadas em jogos e problemas, espaços físicos diferenciados e professores orientadores colocando o aluno como autônomo e responsável pela busca do conhecimento, outras formas de aprendizagem associadas a inovação a partir do uso de metodologias ativas avança em direção de modelos como o “híbrido” em que consiste o uso de recursos on-line e a sala tradicional fazendo a interação entre os dois modelos e estimulando os educandos a buscarem o seu conhecimento. Conclui-se que o processo de metodologias ativas, a partir do uso de novas ferramentas e práticas no processo educacional no ensino superior poderão serem aliadas a autonomia do educando em busca do conhecimento, contribuindo para uma nova visão no processo ensino aprendizagem no ensino superior.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.