A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

INFORMATION TECHNOLOGY AND COMMUNICATION AS AN AUXILIARY TOOL FOR THE EDUCATION OF ORGANIC CHEMISTRY: A METHODOLOGICAL PROPOSAL

Autores

  • Geremias Antonio de Oliveira FAEMA

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v7i2.65

Palavras-chave:

Aprendizagem, software Avogadro e tecnologia.

Resumo

Este estudo trata-se de proposta para a aprendizagem de temas da química orgânica com a intermediação da tecnologia e sugere a construção de estruturas molecular plana e ou tridimensional utilizando o Software Avogadro. Do mesmo modo, pretende despertar o interesse dos alunos encantamento dos alunos ao possibilitar a utilização de suas habilidades tecnológicas como instrumento mediador da aprendizagem pautado na criatividade, no raciocínio lógico e, consequentemente, um entendimento significativo.

This study is a proposal for the learning of organic chemical themes with the intermediation of the technology and suggests the construction of flat and three-dimensional molecular structures using the avogadro software. In the same way, it wishes to awaken the interests of students by possibilitating the application of their technical skills as a mediating instrument of learning in the creativity, in the logical raciocinio and consequently a significant understanding.

Referências

Chassot AA. ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2013.

Marques JQP, Silva MDB, Souza JS, Lima JF, Rendeiro CCG, Moraes GL, Ranieri HSC. O ensino de química e as atividades experimentais: um estudo direcionado às escolas da rede estadual jarbas passarinho (belém-PA) e lameira bittencourt (castanhal-PA). 48º Congresso Brasileiro de Química. Rio de Janeiro – RJ, 2008.

Brasil, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 2008. [citado em 07 de Janeiro de 2018]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/sef2001.pdf.

Hengemuiile A. Formação de professores da função de ensinar ao resgate da educação. Petrópolis. Vozes, 2007.

Brasil, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Orientações Curriculares para o ensino médio. v.2. Brasília: MEC, 2010. [citado em 22 Maio de 2018]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf.

Schnetzler RP. A Pesquisa em Ensino de Química no Brasil: Conquistas e Perspectivas. Rev Quím Nova. 25, Supl. 1, 14-24, 2012. [citado em 15 Maio 2018]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/qn/v25s1/9408.pdf.

Shusterman R. Reason and Aesthetics between Modernity and Postmodernity, 2010.

Steinert MEP, Hardoim EL, Pinto MPPR de C. De mãos limpas com as tecnologias digitais. Rev SUSTINERE, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 233-252, 2016. [citado em 06 de Janeiro 2019]. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/25055/19526.

AVOGADRO: Editor 3D das estruturas moleculares. [citado em 25 de Abril de 2018]. Disponível em: http://avogadro.softonic.com.br.

Santos JN, Tavares R. Advance organizer and interactive animation. IV Encontro Internacional sobre aprendizagem significativa. Maragogi - Al, 2004.

SANTOS, J. N.; e SILVA, R. T. Educação mediada por computador: curso de Física, 2010. [citado em 15 de Maio de 2018]. Disponível em: http://www.fisica.ufpb.br/prolicen.

Ausubel DP. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva, Lisboa: Editora Plátano, 2003.

Miranda GL. Limites e possibilidades das TIC na educação. Rev de Ciên e Educação. N. 3, 2007. [citado em 27 de Maio de 2018]. Disponível em: http://ticsproeja.pbworks.com/f/limites+e+possibilidades.pdf.

Schnetzler RP, Zanon LB, Silva RMG, Rosa MIFPS, Rosseto JR, Mota MSC. Modelo de ensino: Reações de combustão. Em: Aragão RMR, Schnetzler RPE, Cerri YLNS. (Orgs.). Modelos de ensino: Corpo humano, células, reações de combustão. Piracicaba: UNIMEP/CAPES/PROIN, 2000.

Nunes C. Ensino médio. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. [citado em 28 de maio de 2018]. Disponível em: https://pt.slideshare.net/claudiomaroja/o-currculo-de-qumica-nas-escolas-pblicas-de-ensino.

Cardoso SP, Colinvaux D. Explorando a motivação para estudar química. Rev Quím Nova. 401 – 404, 2010. [citado em 10 de Abril de 2018]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/qn/v23n3/2827.pdf

Oliveira BRM, Silva CFN, Silva EL, Kiouranis NMM, Rodrigues MA. Contextualizando algumas propriedades de compostos orgânicos com alunos de ensino médio. Rev Elect de Enseñ de las Cien. Vol. 14, Nº 3, 326-339, 2015. [citado em 10 de Janeiro de 2019]. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen14/REEC_14_3_4_ex887.pdf

Ferreira RR, Ferreira MC, Antloga CS, Bergamaschi V. Concepção e implantação de um programa de qualidade de vida no trabalho no setor público: o papel estratégico dos gestores. Rev de Admin. São Paulo - RAUSP , v. 44, n. 2, 2009. p.147-157. [citado em 28 de Maio de 2018]. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2234/223417531005.pdf.

Santos WLP, Schnetzler RP. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008.

Google imagens/hidrocarbonetos e álcoois. [citado 8 de Janeiro de 2019]. Disponível

em: https://www.google.com/search?q=hidrocarbonetos&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjBzsrG1JDgAhVUHbkGHVnyClIQ_AUIDygC&biw=1366&bih=626

Silva TT. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

Acevedo JÁ, Vázquez A, Manassero MA. Papel da educação e uma alfabetização cientificam e tecnológica para todas as pessoas. Rev Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. 2013. [citado em 20 de Março de 2018]. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen12/REEC_12_2_5_ex649.pdf.

Maroja C. O currículo de química nas escolas públicas de ensino médio da cidade de São Paulo. 2007. 217 f. Dissertação. (Dissertação em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeira do Sul. São Paulo – SP. [citado em 22 de Maio de 2018]. Disponível em: https://pt.slideshare.net/claudiomaroja/o-currculo-de-qumica-nas-escolas-pblicas-de-ensino.

Vargas M. Para uma filosofia da tecnologia. São Paulo: Alfa Omega 2, 2014. [citado em 22 Maio de 2018]. Disponível em: https://site.alfaomega.com.br/livros/filosofia/para-uma-filosofia-da-tecnologia/t.

Acevedo Díaz JA. A tecnologia e as relações CTS: uma aproximação ao tema. 2016.

Layton D, Davey A, Jenkins E. Science for specific social purposes (SSSP): perspectives on adult scientific literacy. Studies in Science Education. v. 13, 1986. [citado em 23 de Maio de 2018]. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03057268608559929.

Boff L. Ecologia: grito da terra, grito dos pobres, 2. ed. São Paulo: Ática, 2000.

Vincinguera MLF. O Uso do computador auxiliando no ensino de Química. Universidade federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2002. [citado em 03 de Abril de 2018]. Disponível em: http://www.educadoresdiaadia.pr.gov/aquivos/File/2010/artigos tese/ quimica/uso do computens quim dissert. pdf.

Tavares R, Souza ROO, Correia AO. Um estudo sobre a “TIC” e o ensino da química. Rev GEINTEC. São Cristóvão – SE, vol. 3, n. 5, p. 157 – 169, 2013. [citado em 27 de Maio de 2017]. Disponível em: http://www.portalmites.com.br/anaissimtec/index.php/simtec/article/view/70/85.

Souza MP, Santos N, Merçon F, Rapello CN, Ayres, ACS. Desenvolvimento e Aplicação de um Software como Ferramenta Motivadora no Processo Ensino-Aprendizagem de Química. XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. UFAM, 2004. [citado em 25 de Maio de 2018]. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/350/336.

Morais C, Paiva J. Simulação digital e atividades experimentais em Físico- Químicas. Estudo piloto sobre o impacto do recurso “Ponto de fusão e ponto de ebulição” no 7.º ano de escolaridade. Sísifo / Rev ciên da educação. n. 03, 2007. [citado em 22 de Maio de 2018]. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Carla_Morais8/publication/238072395_Simulacao_digital_e_actividades_experimentais_em_Fisico-Quimicas_Estudo_piloto_sobre_o_impacto_do_recurso_Ponto_de_fusao_e_ponto_de_ebulicao_no_7_ano_de_escolaridade/links/55c3432b08aea2d9bdc00b1d/Simulacao-digital-e-actividades-experimentais-em-Fisico-Quimicas-Estudo-piloto-sobre-o-impacto-do-recurso-Ponto-de-fusao-e-ponto-de-ebulicao-no-7-ano-de-escolaridade.pdf.

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Antonio de Oliveira, G. (2020). A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA: INFORMATION TECHNOLOGY AND COMMUNICATION AS AN AUXILIARY TOOL FOR THE EDUCATION OF ORGANIC CHEMISTRY: A METHODOLOGICAL PROPOSAL. REVISTA FIMCA, 7(2), 14-20. https://doi.org/10.37157/fimca.v7i2.65

Edição

Seção

Artigos de Revisão / Review Papers