A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA DOENÇA CELÍACA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
VII Jornada Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA 2022
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v9i3.648Palavras-chave:
Diagnóstico precoce, Doença celíaca, Dieta sem glúten, Qualidade de vida, AutoimunidadeResumo
INTRODUÇÃO: A doença celíaca (DC) é uma patologia autoimune que ocorre em pessoas geneticamente predispostas, induzida pela ingestão do glúten que acomete principalmente o trato gastrointestinal. Esta se apresenta como uma doença sistêmica que se manifesta de diversas maneiras, e não somente com alterações digestivas. Este fator dificulta o seu diagnóstico, podendo prejudicar a saúde do paciente. OBJETIVO: Diagnosticar precocemente a DC e aderir à dieta restrita ao glúten para que diminua os sintomas, desconfortos, dores e aumentar a qualidade de vida do paciente. METODOLOGIA: Consiste em uma revisão bibliográfica do tipo integrativa, com os seguintes critérios: período de 2003 a 2020, redigidos nos idiomas Português, Espanhol e Inglês. Levou-se em consideração questões como: diagnóstico precoce, doença celíaca, indicação clínica e manifestação clínica. E como plataformas de busca: Public Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed), MedScape e Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Elsevier. RESULTADOS: A partir da leitura dos artigos selecionados, observou-se que embora tenha havido um aumento substancial no número de diagnósticos de DC nos últimos anos, muitos pacientes permanecem sem diagnóstico. Os critérios diagnósticos devem ser definidos a partir das manifestações clínicas dos pacientes, na medida em que vários exames combinados podem ajudar os médicos a evitar diagnósticos errôneos. CONCLUSÃO: O tratamento para DC ainda é principalmente uma dieta livre de glúten, o que exige educação, motivação e acompanhamento significativos do paciente e de seus familiares, nos casos de pacientes pediátricos. Os estudos mostraram ainda que novas estratégias terapêuticas e preventivas estão em teste e algumas vêm demonstrando melhorar a qualidade de vida do paciente ou representar a cura definitiva dessa doença.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.