CONSEQUÊNCIAS CARDIOVASCULARES DO USO DE ESTEROIDES ANABOLIZANTES ANDROGÊNICOS
VII Jornada Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA 2022
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v9i3.636Palavras-chave:
Doenças cardiovasculares, Esteroides Anabolizantes Androgênicos, Testosterona, Atletas, MusculaçãoResumo
INTRODUÇÃO: Os Esteroides Anabolizantes Androgênicos (EAA), derivados do hormônio testosterona, apresentam importantes efeitos terapêuticos positivos. Entretanto, causam danos provocados pelo uso indiscriminado e abuso agravados pela busca da perfeição estética. OBJETIVO: Nesse sentido, é objetivo deste artigo elencar as consequências cardiovasculares do uso e abuso de EAA em atletas profissionais e recreativos. METODOLOGIA: Para tanto, a metodologia utilizada foi a revisão integrativa da literatura, através buscas por artigos científicos nas bases de dados PubMed (National Library of Medicine) e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), por meio dos descritores “cardiovascular deseases” e “anabolic steroids”. RESULTADOS: Os resultados dos 09 artigos incluídos nesta revisão apontaram para a prevalência de risco cardiovascular em homens, praticantes de esportes ou entusiastas da musculação, que fazem uso prolongado dos esteroides ou que abusam desses fármacos, a partir de alta dosagem para obtenção de resultados de forma mais rápida. CONCLUSÃO: Sendo assim, é necessário aumentar a conscientização sobre os riscos do AAS e levar o conhecimento a comunidade médica, para que os médicos entendam melhor os esteroides anabolizantes androgênicos, única forma de oferecerem diagnóstico e tratamento adequados.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.