A IMPORTÂNCIA DA ESCOLARIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA AUTISTA

VII Jornada Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA 2022

Autores

  • Lívia Regina Martins Inácio Máximo Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA
  • Rafaella Souza Brandão Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA
  • João Marcos Santos Veras Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA
  • Alcione Oliveira dos Santos Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA https://orcid.org/0000-0001-9476-0761

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v9i2.629

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Aprendizado, Inclusão, Escolarização, Crianças

Resumo

INTRODUÇÃO: A seguinte pesquisa analisa algumas questões sobre o quadro de autismo sendo um distúrbio neurológico que surge na infância, o qual interfere tanto no desenvolvimento social e cognitivo do indivíduo. OBJETIVO: Retratar as perspectivas gerais dentro das instituições de ensino com crianças portadoras de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as estratégias de superação. Este artigo também tem como objetivo expor maneiras e formas de incluir as crianças de uma forma alternativa e evolutiva, contribuindo para um bom aprendizado para os portadores de TEA assim gerando a inclusão delas no meio da sociedade. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo integrativa, utilizando como fonte de pesquisa as seguintes plataformas: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Public Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed). Após uma leitura crítica, foram selecionados 15 artigos publicados entre os anos de 2006 a 2021. RESULTADOS: A inclusão das crianças com autismo na escola regular precisa da atenção de uma equipe multiprofissional na instituição. Nesse sentido, é importante que o processo de aprendizado seja incentivado e acompanhado, dentro e fora da escola. Além disso, devem ser utilizados materiais pedagógicos como massinha de modelar, pinturas, joguinhos de encaixe, quebra-cabeça, letras e números em EVA, livros, folhas, atividades de pareamento, recorte e até outras tantas que os profissionais julgarem ser pertinentes para trabalhar na sala de aula com crianças com autismo. CONCLUSÃO: É possível concluir, por meio de pesquisas bibliográficas e dados obtidos a partir de artigos referentes ao tema, que crianças com transtorno do espectro autista necessitam de inclusão multiprofissional para melhor aprendizado no âmbito escolar e que, os professores devem ser capacitados para oferecer um bom acompanhamento para que haja um bom desenvolvimento e qualidade de vida.

Biografia do Autor

Lívia Regina Martins Inácio Máximo, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Discente do curso de Medicina d

Rafaella Souza Brandão, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Discente do curso de Medicina

João Marcos Santos Veras, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Discente do curso de Medicina

Alcione Oliveira dos Santos, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Docente do curso de Medicina

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Máximo, L. R. M. I., Brandão, R. S., Veras, J. M. S., & Santos, A. O. dos. (2022). A IMPORTÂNCIA DA ESCOLARIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA AUTISTA: VII Jornada Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA 2022. REVISTA FIMCA, 9(3), LI. https://doi.org/10.37157/fimca.v9i2.629

Edição

Seção

Resumos de Eventos / Conference Abstract