A IMPORTÂNCIA DA ESCOLARIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA AUTISTA
VII Jornada Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA 2022
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v9i2.629Palavras-chave:
Transtorno do espectro autista, Aprendizado, Inclusão, Escolarização, CriançasResumo
INTRODUÇÃO: A seguinte pesquisa analisa algumas questões sobre o quadro de autismo sendo um distúrbio neurológico que surge na infância, o qual interfere tanto no desenvolvimento social e cognitivo do indivíduo. OBJETIVO: Retratar as perspectivas gerais dentro das instituições de ensino com crianças portadoras de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as estratégias de superação. Este artigo também tem como objetivo expor maneiras e formas de incluir as crianças de uma forma alternativa e evolutiva, contribuindo para um bom aprendizado para os portadores de TEA assim gerando a inclusão delas no meio da sociedade. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo integrativa, utilizando como fonte de pesquisa as seguintes plataformas: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Public Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed). Após uma leitura crítica, foram selecionados 15 artigos publicados entre os anos de 2006 a 2021. RESULTADOS: A inclusão das crianças com autismo na escola regular precisa da atenção de uma equipe multiprofissional na instituição. Nesse sentido, é importante que o processo de aprendizado seja incentivado e acompanhado, dentro e fora da escola. Além disso, devem ser utilizados materiais pedagógicos como massinha de modelar, pinturas, joguinhos de encaixe, quebra-cabeça, letras e números em EVA, livros, folhas, atividades de pareamento, recorte e até outras tantas que os profissionais julgarem ser pertinentes para trabalhar na sala de aula com crianças com autismo. CONCLUSÃO: É possível concluir, por meio de pesquisas bibliográficas e dados obtidos a partir de artigos referentes ao tema, que crianças com transtorno do espectro autista necessitam de inclusão multiprofissional para melhor aprendizado no âmbito escolar e que, os professores devem ser capacitados para oferecer um bom acompanhamento para que haja um bom desenvolvimento e qualidade de vida.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.