ELUCIDAÇÃO ACERCA DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA BARIÁTRICA
VII Jornada Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA 2022
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v9i2.624Palavras-chave:
Cirurgia bariátrica, Gastroenterologia, Obesidade, Qualidade de vidaResumo
INTRODUÇÃO: Atualmente, a obesidade configura-se como um grande impasse relacionado com a situação de saúde global e, dessa forma, diante do seu aumento progressivo nas últimas décadas em muitos países desenvolvidos e em desenvolvimento, essa patologia vem sendo considerada uma epidemia global. Tendo em vista as maneiras de contenção do avanço dessa doença, as manobras terapêuticas mais simples como reeducação alimentar ou vias medicamentosas demonstram-se insuficientes nos estágios mais avançados. Dessa forma, a cirurgia bariátrica, hodiernamente, é considerada o meio mais eficaz para controlar e tratar a obesidade grave e contribui ativamente na melhora da qualidade de vida desse grupo. OBJETIVO: Assim, é fundamental compreender o contexto clínico e social dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, com foco em verificar as circunstâncias envolvidas que interferem na promoção da qualidade de vida em pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica. METODOLOGIA: Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio das principais ferramentas online de busca de artigos científicos em português, como: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), MedScape e PubMed, no intervalo de 2013 a 2020. RESULTADOS: Dessa forma, foi possível identificar os benefícios e danos colaterais associados à cirurgia bariátrica. Nesse sentido, nota-se um quadro de melhora significativa ao se analisar o estado de saúde dos pacientes que possuem indicação clínica para a realização desse procedimento, ao passo que se identifica uma perda ponderal acentuada, evoluindo o paciente de obesidade grau III para obesidade grau I, melhora do quadro nutricional e, consequentemente, a prevenção de doenças cardiovasculares, menor ocorrência de picos glicêmicos nos pacientes diabéticos bem como diminuição das crises hipertensivas e amenização da pressão sistólica e diastólica, nos pacientes hipertensos. Por outro lado, há ainda a possibilidade do surgimento de outras patologias decorrentes do procedimento cirúrgico, como hérnias incisionais, alopecia, queda de cabelo, anemias e déficits nutricionais, o que gera um desgaste físico e emocional nos pacientes. CONCLUSÃO: Portanto, nota-se que os danos colaterais associados à bariátrica são considerados ínfimos, tendo em vista as vantagens relacionadas ao sucesso do procedimento cirúrgico, porém o quadro clínico de cada paciente é o que determina o seu prognóstico.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.