ENDOMETRIOSE E A SUA RELAÇÃO COM A INFERTILIDADE FEMININA: A NECESSIDADE DA URGENCIA NO DIAGNÓSTICO PRECOCE
VII Jornada Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA 2022
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v9i2.623Palavras-chave:
Endometriose, Diagnostico, Infertilidade, Estrogênio, DorResumo
INTRODUÇÃO: A endometriose é a presença de tecido endométrio fora do útero que corrobora para uma inflamação crônica. Essa doença deve ser vista como um problema de saúde pública com um grande efeito sobre a qualidade da vida das mulheres, causando problemas que podem levar à infertilidade. A doença prevalece em mulheres que tiveram sua menarca de forma precoce. Se apresenta como uma disfunção crônica do tipo estrogênio-dependente. Geralmente, é uma doença que atinge mulheres em idade reprodutivas. OBJETIVO: A fisiopatologia da endometriose é complexa, pode ser apresentada de diversas formas clínica pois os sintomas que estão associados a endometriose podem ter múltiplas causas, onde as pacientes podem ser sintomáticas e assintomáticas exigindo maior atenção para o diagnóstico precoce e possibilitando tratamento precoce e evitando possível infertilidade nessa paciente. METODOLOGIA: Revisão integrativa é uma abordagem qualitativa de estudo que visou revisar a relação da endometriose com a infertilidade feminina entre os anos de 2016 e 2022. RESULTADOS: Trata-se de um escopo de análise totalmente heterogêneo, publicado em português ou inglês, majoritariamente indexado no PubMed. CONCLUSÃO: A endometriose pode causar infertilidade de várias formas, como as alterações imunológicas; alteração do hormônio prolactina; porém o diagnostico tardio ocorre com frequência e impede um tratamento contra a infertilidade.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.