CÂNCER DE PRÓSTATA: A IMPORTÂNCIA DO RASTREAMENTO E DIAGNÓSTICO PRECOCE
VII Jornada Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA 2022
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v9i2.617Palavras-chave:
Câncer de Próstata, Saúde Pública, Prevenção, Diagnóstico, RastreioResumo
INTRODUÇÃO: O câncer de próstata tem como um de seus principais fatores a idade sendo considerado uma neoplasia da terceira idade. Esta doença ainda é vista como um importante problema para a saúde pública, em razão da alta incidência, morbidade e mortalidade entre população masculina. OBJETIVO: Em vista disso, foi objetivo deste estudo discorrer sobre o câncer de próstata a partir da perspectiva da importância da prevenção e rastreio para diagnóstico precoce e tratamento adequado na fase inicial. METODOLOGIA: O método utilizado para isto foi a revisão de literatura, com base nas buscas por pesquisas já publicadas sobre a temática e que oferecessem as principais perspectivas acerca dos exames de rastreio, da baixa adesão dos homens a estes e da necessidade de verificação de abordagens dos serviços de saúde que abarquem o público masculino. RESULTADOS: Enquanto resultados, evidenciou que os fatores que interferem na adesão do homem aos exames de rastreamento do câncer de próstata são o constrangimento, a falta de informação, medo e preconceito. CONCLUSÃO: Conclui-se ainda que, no contexto brasileiro, deve-se valorizar medidas de prevenção à saúde do homem por meio, principalmente, da educação em saúde, visto que se trata de um público muito resistente a procura dos serviços de saúde como um todo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.