OS POSSÍVEIS RISCOS DO SURGIMENTO DE DOENÇAS PROVOCADOS PELO USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS
VII Jornada Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA 2022
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v9i2.602Palavras-chave:
Cigarros Eletrônicos, Tabagismo, Vape, Doença Respiratória, EvaliResumo
Introdução: Em um contexto de uma sociedade complexa, fundamentalmente interativa e com ampla necessidade de inserção aos diversos grupos sociais, existem diversos fatores que possibilitam a interação entre os indivíduos, principalmente, em relação aos jovens e adultos, tais como o uso de cigarros nos ambientes nos quais estão inseridos. Nesse sentido, a pressão social, a influência de amigos e a superexposição a mensagens nas redes sociais, cinema e televisão faz com que as pessoas sejam incitadas a experimentar variações do tabaco, como, por exemplo, o cigarro eletrônico (CE). Entretanto, apesar de estar associado a um meio de festas, entrosamento e socialização, o uso do cigarro eletrônico é extremamente prejudicial à saúde dos usuários, visto que, este possui diversas substâncias potencialmente cancerígenas. Dessa forma, fica evidente que o uso ininterrupto desse dispositivo é capaz de agravar e desencadear diversas doenças, principalmente, aquelas que estão relacionadas com o sistema respiratório, além das demais enfermidades que ainda estão sendo estudadas a respeito das influências que este dispositivo eletrônico é capaz de causar no organismo humano. Objetivo: investigar os impactos causados à saúde pelo uso contínuo do cigarro eletrônico. Metodologia: Para tanto, faz-se necessário identificar os impactos do uso prolongado dos cigarros eletrônicos e, consequentemente, as doenças que este pode desencadear no indivíduo. Foram utilizados os métodos de leitura crítica e de pesquisa bibliográfica. As análises foram realizadas através das principais fontes de bancos de dados e artigos científicos, entre eles: Scielo, PubMed e BVS. Resultados: Dessa maneira, ao fazer uso frequente dos cigarros eletrônicos, os indivíduos negligenciam a saúde a longo prazo, uma vez que, desconsideram seus danos relacionados ao uso prolongado para a saúde. Outrossim, percebe-se como o uso deste dispositivo contribui para o surgimento de doenças relacionadas ao trato respiratório, como: câncer e desconforto respiratório grave. Portanto, essa pesquisa objetiva buscar alternativas para reduzir os impactos relacionados à esta prática. Conclusão: Nesse sentido, percebe-se que o uso de cigarros eletrônicos tem aumentado significativamente nos últimos anos, visto que se tornou um produto popular, principalmente entre os jovens, apesar de trazer impactos nocivos à saúde dos usuários. Dessa forma, o uso prolongado de vapes tem como consequências o surgimento e o agravamento de doenças, sobretudo as que estão relacionadas ao sistema respiratório, ou seja, compromete a qualidade de vida dos usuários.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.