ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS DO REJUVENESCIMENTO FACIAL ATRAVÉS DE BIOESTIMULAÇÃO COM PLASMA RICO EM PLAQUETAS – PRP
VII Jornada Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA 2022
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v9i2.599Palavras-chave:
Plasma Rico em Plaquetas, Bioestimulação, Estética, Rejuvenescimento Facial, Regeneração tecidualResumo
INTRODUÇÃO: A necessidade de estabelecer um tratamento seguro e eficaz, profissionais da saúde vem utilizando protocolos com Plasma Rico em Plaquetas como tratamento de primeira escolha. Várias terapias adjuvantes com Plasma Rico em Plaquetas no tratamento da pele tiveram resultados positivos em reparo tecidual e hidratação da pele, como o microagulhamento, e a técnica de “skinbooster”. Esse método ganhou um amplo mercado na área dermatológica, principalmente nos tratamentos de doenças de pele e rejuvenescimento facial. Essa terapia é relativamente segura, com baixo risco de toxicidade e com resultados satisfatórios. A técnica de preparo do produto é de suma importância para seu resultado positivos, por ser um produto autólogo a manipulação adequada evita risco de intercorrência por infecção. Contudo sua recente entrada na dermatologia gerou controvérsias com relação aos seus resultados, necessitando de mais estudos referentes aos seus diversos resultados positivos. OBJETIVO: Descrever sobre os benefícios do plasma rico em plaquetas no rejuvenescimento facial. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa de revisão sistemática da literatura realizada em sites Portais de Periódicos Eletrônicos na área de Saúde (Scielo, BIreme, Pubmed) utilizando as palavras-chave “Plasma Rico em Plaquetas” “Bioestimulação” e “Estética”, e tendo como critério de inclusão artigos publicados entre 2013 a 2020, nos idiomas português e inglês RESULTADOS: Foram avaliados estudos onde o plasma rico em plaquetas tem resultados satisfatórios em rejuvenescimento facial. Quando associados a outras terapias e produtos como Ácido Hialurônico, mesclas de vitaminas, laser, ultrassons micro e macro focados os seus resultados são potencializados. Porém os resultados variam conforme o nível de envelhecimento, idade e características genéticas do indivíduo. Muitos dermatologistas utilizam o plasma rico em plaquetas em cirurgias para auxiliar a regeneração da pele. Alguns relatos mostram que esse tratamento não tem resultados comprovados, somente clínicos, precisando de mais estudos para sua comprovação. CONCLUSÃO: Considerando que o plasma rico em plaquetas tem vários benefícios em rejuvenescimento facial, vários profissionais adotaram esse procedimento não só como rejuvenescimento facial, mais também como terapias para regeneração cutâneo em auxílio de cirurgias.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.