MICROBIOTA INTESTINAL: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A ALIMENTAÇÃO E SUAS INFLUÊNCIAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

VII Jornada Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA 2022

Autores

  • Ana Carolina dos Santos Rocha Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA
  • Mariana Bobato Pulgatti Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA
  • Patrícia Ramos Figueira Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA
  • Joshua Werner Bicalho da Rocha Rocha Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v9i2.596

Palavras-chave:

Microbiota, Eixo intestino-cérebro, Transtorno do Espectro Autista, Criança, Alimentação

Resumo

INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é reconhecido por suas características comportamentais, neurocognitivas, verbais e sociais, além de ser correlacionado ao processo de alimentação dos indivíduos com TEA, viabilizando sua influência com a microbiota. Sua população tem cada vez mais autonomia, mas ainda tem pouca base teórica para seu esclarecimento e opções terapêuticas para adotarem. OBJETIVO: Logo, o objetivo deste trabalho é relacionar a microbiota intestinal com a alimentação e suas influências no TEA. METODOLOGIA: Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica do tipo exploratória, com abordagem qualitativa, nas plataformas eletrônicas Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed. RESULTADOS: Observou-se que as manifestações gastrointestinais do TEA se constituem em um campo de atuação novo, o qual pode ser abordado em modificações da dieta dos indivíduos com o TEA. Os macronutrientes podem direcionar a composição intestinal da microbiota, sendo, por conseguinte, um potencial terapia para o distúrbio. O eixo microbiota-intestino-cérebro é um mediador desse processo, no entanto, ainda não se sabe se de forma causal ou etiológica. CONCLUSÃO: Logo, pode-se inferir que a alimentação de indivíduos com TEA é uma nova e potencial área de estudo que ainda carece de estudos sistemáticos, mas com um futuro promissor para as famílias que convivem como transtorno.

Biografia do Autor

Ana Carolina dos Santos Rocha, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Discente de Medicina

Mariana Bobato Pulgatti, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Discente de Medicina

Patrícia Ramos Figueira, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Discente de Medicina

Joshua Werner Bicalho da Rocha Rocha, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Médico pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Mestre em Ciências Médicas - Área de Concentração Genética Médica pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCM/UFRGS)

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Rocha, A. C. dos S., Pulgatti, M. B., Figueira, P. R., & Rocha, J. W. B. da R. (2022). MICROBIOTA INTESTINAL: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A ALIMENTAÇÃO E SUAS INFLUÊNCIAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): VII Jornada Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA 2022. REVISTA FIMCA, 9(2), XIX. https://doi.org/10.37157/fimca.v9i2.596

Edição

Seção

Resumos de Eventos / Conference Abstract