DEPRESSÃO E SUA RELAÇÃO COM O TRATO GASTROINTESTINAL: Revisão de literatura
VII Jornada Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA 2022
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v9i2.587Palavras-chave:
Disbiose, Depressão, Serotonina, Eixo Intestino-CérebroResumo
INTRODUÇÃO: Vários dados, recentes, vêm mostrando uma intrigante relação entre o sistema nervoso central (SNC) e o trato gastrointestinal (TGI) no contexto dos distúrbios depressivos. OBJETIVO: O objetivo geral da pesquisa foi agregar na perspectiva do tratamento de pacientes acometidos pelo transtorno depressivo, buscando compreender os efeitos da disbiose no TGI e como esta poderia afetar o organismo desses indivíduos. METODOLOGIA: Através da busca de estudos publicados nas bases de dados PubMed, Google Scholar e Scientific Electronic Library Online (Scielo) foram selecionadas referências, com publicação entre 2012 e 2022, tanto em inglês quanto em português (BR-PT). RESULTADOS: Mudanças na interação do eixo intestino-cérebro, podem desencadear a disbiose intestinal que se relaciona com a manifestação de algumas doenças mentais, como a depressão. A utilização de probióticos demonstrou uma melhora significativa na concentração de serotonina (5-HT) plasmática, devido a reestruturação da microbiota que afeta diretamente a atividade intestinal, melhorando a absorção do triptofano, um dos principais aminoácidos que atuam na síntese da 5-HT. Aliado a isso, uma dieta equilibrada e exercícios físicos são essenciais para o equilíbrio do eixo. CONCLUSÃO: Resultados comprovados em relação a causa e efeito, demonstram que através do equilíbrio entre SNC e TGI, é possível agregar na qualidade de vida dos pacientes com transtorno depressivo, por meio da intervenção no TGI com o uso de probióticos. Contudo, é de extrema importância a continuidade de pesquisas que agreguem no estudo, tendo como objetivo avanço no tratamento dos pacientes acometidos com a patologia.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.