MIC 24. RESULTADOS PARCIAIS DOS USOS MEDICINAIS ASSOCIADOS A PACA (Cuniculus paca) PRATICADOS POR CAÇADORES DA COMUNIDADE CUJUBIM GRANDE, BAIXO MADEIRA, RONDÔNIA
Palavras-chave:
Etnozoologia, Malária, Medicina popular, ZooterapiaResumo
Introdução: Um aspecto relacionado com a caça é o uso medicinal ou terapêutico de seus subprodutos. Essa dependência de subprodutos de uso medicinal pode estar relacionado com o menor acesso a rede pública de saúde e o isolamento dos centros urbanos. Esse tipo de conhecimento é passado através das gerações, principalmente através de parentes próximos como pais e avós, estando relacionada com as classes menos privilegiadas da sociedade. Contudo, é inexistente informações sobre o uso medicinal associado com a fauna no estado de Rondônia. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é de compilar informações sobre o uso da paca na medicina popular na comunidade de Cujubim Grande, ressaltando as partes utilizadas, forma de preparação e doenças combatidas. Metodologia: Para essa pesquisa foi utilizado modelos de entrevistas semiestruturadas, onde os caçadores foram abordados individualmente em suas casas onde forma indagados sobre se existia alguma espécie da fauna que era utilizada com fim medicinal, qual parte era utilizada, forma de preparo e doenças combatidas. Estudo foi aprovado pelo CEP sob o número 2.661.332. As entrevistas foram realizadas no período de junho a agosto de 2019 e foram entrevistados sete caçadores. Resultados e Discussões: Dos sete caçadores entrevistados, quatro relataram o uso de subprodutos da paca utilizados na medicina tradicional. Em todos os quatro casos a parte citada foi a vesícula biliar, conhecida popularmente como fel, onde sua forma de preparo é a secagem natural que depois é cortada e adicionada na comida ou bebida. Esse modo de preparo é comum a todos os entrevistados. Em relação as doenças tratadas, houve três citação de malária (prevenção e tratamento) e uma citação para o tratamento de doenças do fígado. Todos os caçadores afirmaram que não existe uma caça motivada pelo uso medicinal. O conhecimento sobre animais de uso medicinal parece ser muito difundido por toda Bacia Amazônica. Embora tenha sido registrada somente uma espécie, a paca é uma das principais espécie alvo de caça em toda região Amazônica e em outros estados da região norte seu uso também está atrelado ao combate de colesterol alto e derrame. A utilização de diferentes zooterápicos para a mesma doença ou o mesmo animal para tratar doenças diversas constitui uma adaptação à disponibilidade de acesso aos animais Considerações Finais: A ampliação do número de entrevistados, caçadores e não caçadores, poderá contribuir com a riqueza de espécies utilizada como fonte de produtos medicinais. Ademais, esse estudo pode contribuir no direcionamento de estudos farmacológicos associados com a nossa biodiversidade faunística e sua valorização.
Publicado
Como Citar
Edição
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.