MIC 23. REPENSANDO O CONSUMO: ADOÇÃO DE BOAS PRÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DE HORTAS E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS DOMÉSTICOS
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Chorume, HortaliçasResumo
Introdução: A vida em sociedades urbanas está associada a maior oferta de bens e serviços trazidos pelos avanços industriais e tecnológicos. Esse padrão crescente de consumo não atendem aos critérios de sustentabilidade, causando danos ao meio ambiente. O uso diário de produtos ultraprocessados geram grandes quantidades resíduos sólidos que em sua maioria não são destinados corretamente para o descarte. Além disso, esses alimentos não oferecem a qualidade nutricional ideal a população. Muitos consumidos já conscientes dos recursos finitos do planeta buscam alternativas mais sustentáveis e saudáveis para o seu dia-a-dia. Algumas alternativas podem ser baratas e sustentáveis, como a separação correta do lixo, uso de compostagem e produção de alimentos em hortas urbanas. Objetivo: Desenvolver modelos de compostagem e horta de baixo custo para ambientes domésticos com uso de materiais recicláveis. Metodologia: Construir dois modelos de compostagem domésticos com uso de materiais alternativos e recicláveis. O primeiro modelo foi construído com garrafa PET e o segundo modelo foi construído com vasilhame de sorvete do tipo de 1 litro. Foram construídos dois modelos de hortas suspensas utilizando garrafas PET e cano PVC e construído um modelo de horta horizontal utilizando paletes e caixas de leite. Resultados e Discussões: Os resultados ainda são parciais, pois estão em fase de aplicação. Os dois modelos escolhidos para construção da compostagem são de simples montagem e fácil manuseio. O espaço ocupado na cozinha é mínimo e o volume de alimento que pode ser recolhido é entorno de 1 litro. Em razão disso, residências com grande produção de resíduos orgânicos devem optar pela construção de modelos maiores utilizando caixas ou baldes plásticos (não testados no presente estudo). A montagem das estruturas de hortas demonstrou diferentes níveis de dificuldade, que devem ser levados em consideração na escolha do modelo. A horta construída com canos de PVC exigem maior tempo de montagem devido a necessidade de modelagem do material. As plantas utilizadas foram folhosas como alface, rúcula e condimentares como cebolinha, salsinha, coentro e manjericão. Considerações Finais: A compostagem gera adubo que pode ser utilizado nas hortas domésticas, contribuindo com a diminuição de lixo destinado ao lixão de Porto Velho. A escolha do modelo de horta a ser implementado deve levar em consideração o espaço disponível. Áreas muito reduzidas, como pequenos apartamentos podem utilizar hortas verticais em PVC devido ao bom aproveitamento do espaço plantado. As hortas domésticas permitem a coleta de pouco material a cada refeição, evitando o desperdício de alimento.
Publicado
Como Citar
Edição
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.