MIC 12. EMPRESA JUNIOR DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO EM RONDÔNIA

Autores

  • Thais Amanda Guimarães Bolson Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
  • Rosigleide Reboli Cardoso Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
  • Letícia Nunes Nascimento Martins Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)

Palavras-chave:

Empresa Junior, Competências e Habilidades, Administração

Resumo

Introdução: O mercado vem exigindo profissionais cada vez mais preparados e capacitados para atuarem em suas empresas visto que vive-se em uma era onde as coisas mudam o tempo todo e a uma velocidade extremamente alta, surgindo diversos desafios empresariais e com eles uma mudança na forma de se trabalhar. Essa era é chamada de era VUCA que representa a volatilidade, a incerteza, a complexidade e a ambiguidade que o mercado vive atualmente. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo identificar de que forma a participação na Empresa Júnior - EJ pode contribuir para a formação dos acadêmicos do curso de Administração no estado de Rondônia. Metodologia: Foi utilizado um questionário eletrônico aplicado por Fernandes e Silva (2017), contendo perguntas abertas e fechadas, disponibilizado através da plataforma Google Forms, onde o mesmo foi distribuído via redes sociais aos membros e ex-membros das empresas juniores CONSULNORT e S.A. Júnior. A população do estudo é composta por 70 pessoas, incluindo membros e ex-membros das referidas EJs., dos quais 13 participaram respondendo à pesquisa no período de 01 de abril à 15 de agosto de 2019. Resultados: Foi possível verificar que todos os respondentes afirmaram que a Empresa Jr. contribuiu no desenvolvimento de alguma de suas competências, sendo as mais citadas: Liderança, Comunicação, Responsabilidade, trabalho em equipe e relacionamento interpessoal e relataram ainda que estas competências e habilidades auxiliaram no seu crescimento no ambiente de trabalho ou que eles aprenderam na Empresa Junior, práticas importantes para que eles pudessem atuar na empresa. Considerações Finais: Por meio de análises descritivas e de conteúdo, foi possível constatar que as experiências obtidas na empresa júnior têm gerado impactos positivos na formação do acadêmico de Administração, uma vez que a aplicação prática dos conceitos estudados em sala possibilita o aprimoramento do conhecimento, permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades que atendem às exigências da era VUCA. As vivências na empresa júnior contribui não só para o amadurecimento profissional, como também pessoal. Além de permitir uma aproximação com a realidade da profissão escolhida por esses acadêmicos, o projeto permite também que eles saibam fazer a interdisciplinaridade entre as diversas áreas da Administração, uma vez que as áreas de recursos humanos, marketing, finanças e outras desse ramo, são profundamente interdependentes na realidade, contribuindo assim para que o acadêmico possa trabalhar e atuar em diversas áreas e sair mais preparado para o mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Thais Amanda Guimarães Bolson, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)

Acadêmica do Curso de Administração da FAEMA

Rosigleide Reboli Cardoso, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)

Professora Mestre do Curso de Administração da FAEMA

Letícia Nunes Nascimento Martins, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)

Professora Mestre do Curso de Administração da FAEMA

Publicado

2020-03-26

Como Citar

Amanda Guimarães Bolson, T., Reboli Cardoso, R., & Nunes Nascimento Martins, L. (2020). MIC 12. EMPRESA JUNIOR DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO EM RONDÔNIA. REVISTA FIMCA, 6(1), 12. Recuperado de https://ojs.fimca.com.br/index.php/fimca/article/view/45