MIC 19. O USO DE REDES DE RELACIONAMENTOS PELO EMPREENDEDOR NA AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO DE UM EMPREENDIMENTO NO CENÁRIO DO ENTRETENIMENTO DE PORTO VELHO/RO
Palavras-chave:
Redes de Relacionamento, Capital Social, EmpreendedorismoResumo
Introdução: Durante os diversos processos inerente à abertura e formação de um novo negócio, o empreendedor não está procurando apenas a aquisição de recursos tecnológicos ou financeiros, mas também motivacionais e conselhos sobre o que cerca o seu negócio. Objetivo: Baseado na ideia de que as Redes de Relacionamento possuem valor, neste artigo busco relacionar os estudos de Capital Social com o mercado de entretenimento de Porto Velho/RO a fim de evidenciar a importância da rede de relacionamentos para empreendedores jovens em busca do capital social para sua empresa. Metodologia: O método utilizado neste estudo caracteriza-se como indutivo, tendo em vista a aplicação de uma pesquisa para saber informações dos diferentes recursos acessados por empreendedores. As categorias analíticas foram divididas em dois grandes blocos, onde o primeiro relaciona os tipos de redes de relacionamento acessadas e os recursos financeiros, físicos e sociais acessados pelos empreendedores. O segundo bloco reconhece as fases regulares no processo de estabelecimento de um novo empreendimento e demonstra como os recursos do primeiro bloco foram acessados e empregados em cada fase deste processo. Resultados: Na fase de idealização, destacou-se a utilização de ligações sociais fortes, pois neste momento o que é primordial para o empreendedor é a confirmação do ideal do empreendimento, segurança emocional e segurança moral; durante a fase de estabelecimento, a relação com músicos e artistas ajudaram a formalizar o conceito do empreendimento; já na fase de desenvolvimento, o contato próximo com os clientes mostrou-se importante pois o estreitamento destes laços proporcionou a formação de novos produtos e mão de obra voluntária para próximos eventos. Considerações Finais: As Redes de Relacionamentos se baseiam em relações sociais, família, amigos, clientes, vizinhos, vendedores, etc. Estas redes de contato têm como objetivo não apenas adquirir recursos econômicos – financeiros, físicos e/ou tecnológicos – mas também de se obter apoio para a ideia do empreendimento, conselhos de pessoas experientes no assunto, além de apoio moral e motivacional. É importante destacar que quando um contato de rede é acessado, o empreendedor realiza uma troca utilizando seu Capital Social, gerando para si um débito, no qual a reciprocidade é esperada.
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