MIC 19. O USO DE REDES DE RELACIONAMENTOS PELO EMPREENDEDOR NA AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO DE UM EMPREENDIMENTO NO CENÁRIO DO ENTRETENIMENTO DE PORTO VELHO/RO

Autores

  • Pedro Ribeiro dos Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
  • Gabriela Batista Mitoso Centro Universitário São Lucas (UniSL)

Palavras-chave:

Redes de Relacionamento, Capital Social, Empreendedorismo

Resumo

Introdução: Durante os diversos processos inerente à abertura e formação de um novo negócio, o empreendedor não está procurando apenas a aquisição de recursos tecnológicos ou financeiros, mas também motivacionais e conselhos sobre o que cerca o seu negócio. Objetivo: Baseado na ideia de que as Redes de Relacionamento possuem valor, neste artigo busco relacionar os estudos de Capital Social com o mercado de entretenimento de Porto Velho/RO a fim de evidenciar a importância da rede de relacionamentos para empreendedores jovens em busca do capital social para sua empresa. Metodologia: O método utilizado neste estudo caracteriza-se como indutivo, tendo em vista a aplicação de uma pesquisa para saber informações dos diferentes recursos acessados por empreendedores. As categorias analíticas foram divididas em dois grandes blocos, onde o primeiro relaciona os tipos de redes de relacionamento acessadas e os recursos financeiros, físicos e sociais acessados pelos empreendedores. O segundo bloco reconhece as fases regulares no processo de estabelecimento de um novo empreendimento e demonstra como os recursos do primeiro bloco foram acessados e empregados em cada fase deste processo. Resultados: Na fase de idealização, destacou-se a utilização de ligações sociais fortes, pois neste momento o que é primordial para o empreendedor é a confirmação do ideal do empreendimento, segurança emocional e segurança moral; durante a fase de estabelecimento, a relação com músicos e artistas ajudaram a formalizar o conceito do empreendimento; já na fase de desenvolvimento, o contato próximo com os clientes mostrou-se importante pois o estreitamento destes laços proporcionou a formação de novos produtos e mão de obra voluntária para próximos eventos. Considerações Finais: As Redes de Relacionamentos se baseiam em relações sociais, família, amigos, clientes, vizinhos, vendedores, etc. Estas redes de contato têm como objetivo não apenas adquirir recursos econômicos – financeiros, físicos e/ou tecnológicos – mas também de se obter apoio para a ideia do empreendimento, conselhos de pessoas experientes no assunto, além de apoio moral e motivacional. É importante destacar que quando um contato de rede é acessado, o empreendedor realiza uma troca utilizando seu Capital Social, gerando para si um débito, no qual a reciprocidade é esperada.

Biografia do Autor

Pedro Ribeiro dos Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica, pelo IFRO,

Gabriela Batista Mitoso, Centro Universitário São Lucas (UniSL)

Graduada em Administração pela Centro Universitário São Lucas,

Publicado

2020-03-20

Como Citar

Ribeiro dos Santos, P., & Batista Mitoso, G. (2020). MIC 19. O USO DE REDES DE RELACIONAMENTOS PELO EMPREENDEDOR NA AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO DE UM EMPREENDIMENTO NO CENÁRIO DO ENTRETENIMENTO DE PORTO VELHO/RO. REVISTA FIMCA, 6(1), 19. Recuperado de https://ojs.fimca.com.br/index.php/fimca/article/view/44