MANIFESTAÇÃO DO TRANSTORNO DEPRESSIVO EM INDIVÍDUOS COM ALTERAÇÕES NO CICLO CRONOBIOLÓGICO: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA
VI Jornada de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA / Psiquiatria e Saúde Mental, 25 a 29 de Outubro de 2021
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v8i3.432Palavras-chave:
Depressão, insônia, sonoResumo
Introdução: O sono tem grande importância no ciclo cronobiológico dos seres humanos, e caso haja uma desregulação deste, pode haver alteração em todo o ritmo biológico, como o ciclo sono-vigília. Apesar das pessoas serem controladas por um relógio biológico interno, suas preferências do sono e da vigília são diferentes, ou seja, estimula uma disposição maior em certo período do dia, com isso o relógio biológico é desregulado e as informações e memórias que aconteceram ao decorrer do dia são afetadas. Ademais, a associação com excessiva secreção de cortisol pode acarretar transtornos de humor, que vão por sua vez, ser um importante indicador na avaliação do subsequente desenvolvimento da depressão. Além disso, o descanso indevido pode causar consequências, como irritabilidade, fadiga, déficit de concentração e de memória. Objetivo: Expor sobre a relação do ciclo cronobiológico e transtornos depressivos, diante dos atuais estudos do sono e sua influência nas alterações hormonais. Instruir sobre a importância de uma boa qualidade de sono e a correlação com a qualidade de vida. Metodologia: Para tanto, foi utilizado uma pesquisa bibliográfica, por meio das principais ferramentas online de busca de artigos científicos em português, como: Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e PubMed, no intervalo de 2005 a 2017. Resultados: Foi observado ao longo do estudo, que alguns hormônios relacionados à rotina, como o cortisol, hormônio do estresse, e a melatonina, hormônio do sono, podem ser desregulados caso haja a troca de turnos. Em contrapartida, a insônia é um dos transtornos do ciclo circadiano mais observados em indivíduos com distúrbio mental, devido a alteração do sono REM, visto que o mesmo auxilia no bem-estar psicológico e emocional. Outrossim, constatou-se também, que a alteração do nível de cortisol sérico é um fator contribuinte para o desenvolvimento da depressão. Conclusão: Por fim, a pesquisa demonstrou que a desregulação do ciclo cronobiológico têm um importante papel no desencadeamento de transtornos emocionais, hormonais e psicológicos, como a depressão, ansiedade e distúrbios de humor.
Publicado
Como Citar
Edição
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.