A INFLUÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE MENTAL DIANTE DO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
VI Jornada de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA / Psiquiatria e Saúde Mental, 25 a 29 de Outubro de 2021
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v8i3.431Palavras-chave:
Ansiedade, profissionais de saúde mental, transtornos psicológicosResumo
Introdução: Transtornos mentais comuns são aqueles caracterizados por estados de ansiedade, pensamentos depressivos, sentimento de angústia ou desconforto e entre outros. O sentimento de ansiedade é intrínseco ao ser humano, já que ele participa da sensação de luta ou fuga, por isso, quando em excesso; ou seja acima do limitar tolerável pelos indivíduos afetados, é caracterizado como uma condição patológica. É de extrema importância a compreensão e busca da gênese desse transtorno patológico, que pode ser identificado de forma hereditária ou em virtude de traumas, relações sociais e medos. Seu tratamento para a diminuição dos sintomas se dá por uma abordagem multimodal, que incluem orientações, psicoterapias, fármacos específicos e intervenção familiar e social. Essas abordagens buscam amenizar e interferir no curso da problemática. Objetivos: Avaliar a importância do trabalho do profissional psicólogo e do médico psiquiatra na busca pela diminuição dos sintomas exacerbados do distúrbio de ansiedade. Metodologia: foi utilizada uma leitura crítica e reflexiva de artigos publicados entre os anos de 2013 a 2021, obtidos por meio dos principais instrumentos de busca online de artigos e revistas científicas, como: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Google Acadêmico e Medline/ Pubmed. Resultados: A ansiedade faz parte dos transtornos mentais comuns, quando patológica. Estudos demonstram que indivíduos que apresentam transtorno de ansiedade e realizam terapia cognitivo comportamental obtiveram melhorias significativas na redução de sintomas de ansiedade e depressão. A utilização de medicação psiquiátrica também se mostrou eficaz. Conclusão: Dentre os transtornos psicológicos mais comuns, a ansiedade surge como uma vivência universal, sendo considerada patológica quando representa uma resposta que não corresponde devidamente ao estímulo, proporcionando ao indivíduo sentimentos de insegurança, antecipação apreensiva, dificuldades de adaptação e sinais de sofrimento. Dessa forma, é possível concluir que a atuação dos profissionais de saúde mental se faz imprescindível, com as mais variadas abordagens, para a atenuação do sofrimento psíquico vivenciado pelos indivíduos com transtornos de ansiedade.
Publicado
Como Citar
Edição
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.