O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE NOS ESTUDANTES EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19

VI Jornada de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA / Psiquiatria e Saúde Mental, 25 a 29 de Outubro de 2021

Autores

  • Lara Fabian Guimarães Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA
  • Joyce Medeiros Araújo Tusthler Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA
  • João Vitor Ernica Gomes Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA
  • Alcione de Oliveira dos Santos Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v8i3.428

Palavras-chave:

Ansiedade, pandemia, estudantes

Resumo

Introdução: Com o desenvolvimento da crise mundial do Covid-19, foram aplicadas medidas sanitárias para tentar diminuir os índices de contágio entre a população. Estas medidas, por sua vez, atingiram a comunidade estudantil de várias formas, de maneira a afetar o psicológico e emocional dos estudantes, influindo no desenvolvimento de transtornos ansiosos, de forma expressivamente negativa. Objetivo: Nessa perspectiva, o presente estudo buscou especificar as formas de desenvolvimento de ansiedade em estudantes no período pandêmico de COVID-19. Metodologia: Para a elaboração deste trabalho, atribui-se a utilização de leitura crítica e de consultas de materiais bibliográficos publicados. As buscas foram realizadas através das principais plataformas de dados de artigos científicos, como: PubMed, SciELO, BDTD, no período anual de 2020 a 2021. Resultados: Com base nos dados analisados, muitos estudantes foram acometidos pelas medidas de isolamento, o que impediu que estes mantivessem práticas de desportos, atividades de lazer, bem como a permanência presencial nas salas de aula (obrigando os estudantes a migrarem para o método de ensino remoto, o qual os distanciou ainda mais o convívio social que era proporcionado pelo ambiente escolar). Fazendo com que estes estudantes se insiram numa situação de perturbação da rotina, tédio e falta de atividades inovadoras para o engajamento nas diversas ações do cotidiano, o que auxiliou e influenciou o desenvolvimento de ansiedade nesse público específico. Ademais, também se constatou que o distanciamento social acompanhado do tempo sedentário (devido ao impedimento de praticar atividades físicas, em decorrência do isolamento), a pouca duração do sono, a ausência da presença familiar, e do desemprego que foi gerado em decorrência da crise econômica que também se desenvolveu no mesmo período, coincidem também como determinantes exorbitantes para uma pré-disposição para o desenvolvimento de ansiedade nos estudantes que enfrentaram tal percalço. Conclusão: Para tanto, pose concluir que o processo de isolamento social, somado com outras variáveis que surgiram durante o período pandêmico, estão associados ao desenvolvimento de ansiedade nos discentes. Sendo o isolamento o estopim para as outras variáveis, e a somatória destas constituem as razões para o desenvolvimento do transtorno ansioso nos estudantes em decorrência da pandemia de COVID-19. 

Biografia do Autor

Lara Fabian Guimarães, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Discente do curso de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho. Faculdades Integradas Aparício Carvalho – UNIFIMCA, Rua das Araras, 241, Eldorado, 76811678, Porto Velho, RO, Brasil

Joyce Medeiros Araújo Tusthler, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Discente do curso de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho. Faculdades Integradas Aparício Carvalho – UNIFIMCA, Rua das Araras, 241, Eldorado, 76811678, Porto Velho, RO, Brasil

João Vitor Ernica Gomes, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Discente do curso de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho. Faculdades Integradas Aparício Carvalho – UNIFIMCA, Rua das Araras, 241, Eldorado, 76811678, Porto Velho, RO, Brasil

Alcione de Oliveira dos Santos, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Docente do curso de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – IFIMCA

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Guimarães, L. F., Tusthler, J. M. A., Gomes, J. V. E., & Santos, A. de O. dos. (2022). O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE NOS ESTUDANTES EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19: VI Jornada de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA / Psiquiatria e Saúde Mental, 25 a 29 de Outubro de 2021. REVISTA FIMCA, 8(3), XXVII. https://doi.org/10.37157/fimca.v8i3.428