MIC 17. O FUTURO DO MERCADO BRASILEIRO ESTÁ NAS VENDAS ONLINE

Autores

  • Gabriel Da Rocha Moreira Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Roxane Dias Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Palavras-chave:

E-commerce, Comercio eletrônico, Crescimento

Resumo

Introdução: De acordo com pesquisas realizadas as vendas pela internet, E-commerce, esse mercado vem crescendo significativamente nos últimos anos, em 2016 uma pesquisa realizada pelo SEBRAE o e-commerce faturou R$ 44,4 bilhões, representando uma alta de 7,4% em relação ao ano de 2015. Já em 2017 segundo Webshoppers o faturamento do e-commerce em 2017, foi de R$ 47,7 bilhões. Isso representa aumento de 7,5% em relação a 2016. A pesquisa de 2018 apresentou um aumento de 7,4% em relação ao ano anterior, o que significa que cada vez mais consumidores se adaptam às facilidades de compra por dispositivos móveis. Segundo a associação de Comercio Brasileira de Comercio Eletrônico (ABComm) esse setor poderá ter aumento nas vendas de 79,9 bilhões em 2019 ou seja um crescimento de 16% em relação a 2018. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é mostrar que o mercado brasileiro está passando por uma evolução onde as vendas pela internet o E-commerce vem crescendo em ritmo acelerado e cada vez mais rentável. Metodologia: Esta pesquisa configura-se como descritiva com abordagem quantitativa, tendo como os dados em faturamentos anuais representando a evolução do E-commerce. Tendo dados coletados por instituições referência a esse tipo de comercio. Resultados e Discussões: Os resultados demonstram um crescimento médio de 9.75% ao ano, sendo o crescimento no ano de 2016 de 7,4% em relação a 2015, 7,5% de 2017 em relação a 2016, de 7,4% de 2018 em relação a 2019 e a perspectiva de um aumento de 16% de 2019 em relação 2018, sendo assim um crescimento total de 38,3% de 2015 a 2019, dessa forma se analisa um tipo mercado que se mantem em uma linha de crescimento constante, e tendo ainda mais perspectivas de crescimento no comercio, pois está ligada ao crescimento tecnológico e ao aumento de pessoas com acesso à internet e aparelhos moveis. Considerações Finais: Portanto é visível que o crescimento de vendas realizadas pela internet, sendo um mercado que vem chamando atenção para mais investimento, se tornando uma boa opção para criação de novas empresas e implementar nas empresas já existente com maiores chances de sucesso.

Biografia do Autor

Gabriel Da Rocha Moreira, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Gabriel Da Rocha Moreira, administração 4° período

Roxane Dias, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Professor orientador

Publicado

2020-03-20

Como Citar

Da Rocha Moreira, G., & Dias, R. (2020). MIC 17. O FUTURO DO MERCADO BRASILEIRO ESTÁ NAS VENDAS ONLINE. REVISTA FIMCA, 6(1), 17. Recuperado de https://ojs.fimca.com.br/index.php/fimca/article/view/42