SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE
VI Jornada de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA / Psiquiatria e Saúde Mental, 25 a 29 de Outubro de 2021
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v8i3.418Palavras-chave:
Burnout, saúde mental, estudantes da área da saúdeResumo
Introdução: Síndrome de Burnout (SB) é caracterizada pela exaustão emocional, despolarização e diminuição da realização pessoal, o qual pode ser originada nos estudantes da área da saúde. Objetivo: O objetivo deste estudo é determinar os fatores contribuintes para o aparecimento da síndrome de burnout e suas consequências para os estudantes na área da saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura integrativa de forma quantitativa por buscas de artigos nos idiomas inglês, espanhol e português em periódicos no PubMed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Electronic Library Online no período de 2016 a 2021. Tem como fator de inclusão: acadêmicos da área da saúde e maior faixa etária. Resultados: Foram selecionados 15 artigos nos quais abordam como principais fatores predisponentes para a SB: idade, gênero, semestre do curso, carga horária de estudo, estresse e insatisfação com o curso. Nesse enfoque os 15 artigos descrevem que o estresse, a ansiedade e a depressão são fatores de risco que podem levar a esta síndrome. Sendo que o fator estresse tende a aumentar conforme o semestre do curso e a excessiva carga horária de estudo. Além disso, dentre os estudantes da área da saúde, os acadêmicos de medicina apresentaram ser mais susceptíveis a desenvolver a SB devido a maior vulnerabilidade e exposição aos fatores de risco quando comparados com outros acadêmicos de outros cursos, apresentando prevalência de 10,3% a 53%. Concomitante a isso, 13 estudos afimam que há uma maior predisposição para o sexo feminino. Mediante a análise dos estudos evidenciou que a ideação suicida é a maior consequência entre os acadêmicos portadores de SB com relação causal direta à mortalidade de profissionais da área da saúde, além de outras consequências a serem mencionadas como Diminuição do desempenho acadêmico, Alcoolismo, Abuso de substâncias, Transtornos de sono, Transtornos cardiovasculares, comprometimento nas relações sociais e pessoais, assim como o abandono do curso de graduação. Conclusão: Visto as consequências da SB e a incidência nos acadêmicos da saúde, é necessária a prevenção desta síndrome com acompanhamento com psicólogos e psiquiatras caso tenham alguns dos fatores de risco predisponentes.
Publicado
Como Citar
Edição
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.