MIC 16. O FATOR HUMANO COMO UM ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Geralda Genuina da Fonseca Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON)
  • Rafael Luis da Silva Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Palavras-chave:

Administração pública, Gestão pública, Inovação

Resumo

Introdução: A administração pública brasileira tem sido objeto de discussão desde a proclamação da República por todos os que fazem parte da coisa pública e por aqueles que se beneficiam dela. Atualmente, o que mais se encontra na sociedade é a insatisfação em relação aos serviços prestados à população. O fator humano como algo inovador na administração pública é indispensável como proposta para melhorar o serviço oferecido à sociedade em geral. Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar as práticas de gestão relacionadas ao fator humano, como forma de inovar a administração pública, tal qual, analisar as práticas de gestão centradas no gestor, reconhecendo capacidades técnicas e humanas a serem aprimoradas, estimulando e renovando novas lideranças. Metodologia: A metodologia utilizada portou-se como bibliográfico, por ser feita a partir do levantamento de referências teóricas publicadas. Resultados e Discussões: Essa pesquisa aponta para uma solução mais efetiva, direcionada à formação quanti-qualitativa dos gestores, como sendo líderes sensíveis e capazes de idealizar um elo entre o servidor público e a população, de forma que os ruídos gerados pelas reclamações do serviço público, se tornem cada vez menores. Essas reflexões sobre a constituição de um gestor com formação de liderança é de fundamental relevância, para a solução dos problemas que vêm se acumulando de tempos em tempos. Contudo registra-se, que ainda não foi dada a devida atenção na formação de gestores líderes, capazes de perceberem que todos os atores da cena pública são responsáveis pelo resultado do que se produz e do que se oferece ao público em geral. Considerações Finais: No entanto os indicativos dos principais autores estudados nesta pesquisa, apontam para uma maior atenção no gestor e na sua capacidade de aglutinar pessoas interessadas em resultados positivos, eficientes e eficazes no serviço público, podendo alterar o atual cenário, o que poderia solucionar o impasse descrito. A proposta é provocar o debate para a promoção e contribuição, no que diz respeito ao que se entende por gestão da inovação. Pois, acredita-se que o oferecimento de serviços públicos eficientes e eficazes, que atendam aos anseios da sociedade de forma que a mesma se sinta satisfeita, deve ser a meta número um de ambas as partes.

Biografia do Autor

Geralda Genuina da Fonseca , Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON)

Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON)

Rafael Luis da Silva, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Coordenador de Planejamento da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON; e Professor da Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA

Publicado

2020-03-20

Como Citar

Genuina da Fonseca , G., & Luis da Silva, R. (2020). MIC 16. O FATOR HUMANO COMO UM ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. REVISTA FIMCA, 6(1), 16. Recuperado de https://ojs.fimca.com.br/index.php/fimca/article/view/41