MIC 16. O FATOR HUMANO COMO UM ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Palavras-chave:
Administração pública, Gestão pública, InovaçãoResumo
Introdução: A administração pública brasileira tem sido objeto de discussão desde a proclamação da República por todos os que fazem parte da coisa pública e por aqueles que se beneficiam dela. Atualmente, o que mais se encontra na sociedade é a insatisfação em relação aos serviços prestados à população. O fator humano como algo inovador na administração pública é indispensável como proposta para melhorar o serviço oferecido à sociedade em geral. Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar as práticas de gestão relacionadas ao fator humano, como forma de inovar a administração pública, tal qual, analisar as práticas de gestão centradas no gestor, reconhecendo capacidades técnicas e humanas a serem aprimoradas, estimulando e renovando novas lideranças. Metodologia: A metodologia utilizada portou-se como bibliográfico, por ser feita a partir do levantamento de referências teóricas publicadas. Resultados e Discussões: Essa pesquisa aponta para uma solução mais efetiva, direcionada à formação quanti-qualitativa dos gestores, como sendo líderes sensíveis e capazes de idealizar um elo entre o servidor público e a população, de forma que os ruídos gerados pelas reclamações do serviço público, se tornem cada vez menores. Essas reflexões sobre a constituição de um gestor com formação de liderança é de fundamental relevância, para a solução dos problemas que vêm se acumulando de tempos em tempos. Contudo registra-se, que ainda não foi dada a devida atenção na formação de gestores líderes, capazes de perceberem que todos os atores da cena pública são responsáveis pelo resultado do que se produz e do que se oferece ao público em geral. Considerações Finais: No entanto os indicativos dos principais autores estudados nesta pesquisa, apontam para uma maior atenção no gestor e na sua capacidade de aglutinar pessoas interessadas em resultados positivos, eficientes e eficazes no serviço público, podendo alterar o atual cenário, o que poderia solucionar o impasse descrito. A proposta é provocar o debate para a promoção e contribuição, no que diz respeito ao que se entende por gestão da inovação. Pois, acredita-se que o oferecimento de serviços públicos eficientes e eficazes, que atendam aos anseios da sociedade de forma que a mesma se sinta satisfeita, deve ser a meta número um de ambas as partes.
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