VI JORNADA DE MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO APARÍCIO CARVALHO – FIMCA

PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL, 25 A 29 DE OUTUBRO DE 2021

Autores

  • VI Jornada de Medicina Comissão Organizadora Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v8i3.406

Resumo

A saúde, que é descrita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um completo bem-estar físico, mental e social, tem seu ensino cada vez mais aprimorado em toda a realidade brasileira. Na medicina, seus avanços e novas conquistas em todas as especialidades devem ser amplamente divulgados e estarem disponíveis para os futuros médicos.

Tais profissionais necessitam estar amplamente capacitados para enxergar além do físico, biológico dos pacientes. A medicina do futuro, cada vez mais humanizada, terá a visão do paciente em foco e cada detalhe do que está acontecendo em seu corpo, em sua mente, em sua comunidade. O paciente, então, poderá ter amplo acesso, de forma compreensível, ao seu diagnóstico e tratamento, propiciando que cada decisão possa ser tomada em conjunto com o profissional médico. 

Nesse sentido, surgiu a proposta de se realizar um evento para todos os acadêmicos de medicina da FIMCA e região, visando explorar um dos pilares propostos pela OMS, a saúde mental. Dessa forma, a psiquiatria, principal especialidade conhecedora desta área, foi abordada nos mais diversos campos para ampla divulgação de conhecimentos entre os médicos do futuro. A ciência e o resultado de seus esforços para o avanço no campo da saúde mental puderam ser abordados e disponibilizados para toda a comunidade.

A VI Jornada de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho foi realizada entre os dias 25 a 29 de outubro de 2021, com a participação de profissionais do campo em questão, psiquiatria e saúde mental, de várias localidades brasileira, os quais puderam debater com os alunos e apresentar as novidades da comunidade científica e também um pouco de suas vivências nesse campo da medicina.

O evento aconteceu dentro da instituição de ensino Centro Universitário Aparício Carvalho, organizado pela própria instituição, docentes e discentes presentes nela, resultando na elevação do engajamento do corpo docente, aumentando a participação do corpo discente com apresentações de trabalhos e outras atividades que enriqueceram a experiência da jornada. Ademais promoveu maior possibilidade de conhecimento entre os participantes com a interação dos profissionais especialistas com a plateia através da mesa redonda, evidenciando uma excelente semana científica e alternativa para que os alunos e futuros médicos se atualizassem sobre o tema saúde mental com diversos profissionais qualificados.

A Jornada acadêmica se fez exemplar para que os alunos pudessem começar a ter contato com eventos de nível superior e também com a escrita de conteúdos científicos. Além das palestras, mesas-redondas e diversas oportunidades de enriquecimento do saber, a jornada também pôde contar com a divulgação de resumos científicos pelos alunos, que tiveram a oportunidade de apresentá-los e iniciar uma vivência no meio das publicações acadêmicas.

As publicações possibilitaram que os alunos tivessem uma nova visão sobre determinado tema do seu interesse relacionado à saúde mental, identificando novas oportunidades e discutindo outras formas para solucionar possíveis problemas. O corpo discente conheceu a importância de desenvolver pesquisas e participar de jornadas como forma de aprimorar os seus conhecimentos e sempre buscar novas atualizações referentes à saúde mental e à psiquiatria.

Publicado

2022-05-16

Como Citar

Comissão Organizadora, V. J. de M. (2022). VI JORNADA DE MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO APARÍCIO CARVALHO – FIMCA : PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL, 25 A 29 DE OUTUBRO DE 2021. REVISTA FIMCA, 8(3), I-V. https://doi.org/10.37157/fimca.v8i3.406