MIC 15. MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL: O PAPEL DO GESTOR NO ESTIMULO A EQUIPES PARA O ALCANCE DE RESULTADOS POSITIVOS

Autores

  • Jardson da Conceição Nunes Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Patrick Vieira Esquerdo Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Roxane Dias da Silva Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Edney Costa Souza Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Denilson Nunes Moreira Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Palavras-chave:

Atuação profissional, Interação, Capital humano

Resumo

Introdução: A palavra motivação indica o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por algum tipo de motivo ou razão, desta forma o sucesso de uma organização depende, cada vez mais, do conhecimento, das responsabilidades, da motivação da sua força de trabalho. Por sua vez, o sucesso das pessoas dependerá das oportunidades para aprenderem, novas habilidades e compartilhar com as organizações, neste cenário uma das principais responsabilidades dos gestores e administradores será o de conseguir desenvolver equipes que possam compreender e aderir às processos estratégicos do mercado. Assim o ambiente dinâmico das organizações requer foco e determinação na busca por resultados positivos. Objetivo: O objetivo foi descrever como os gestores procedem no estimulo motivacional aos colaboradores em tempos de transformações e mudanças tecnológicas, econômicas e sociais que de forma direta impactam as organizações. Metodologia: Este estudo utilizou o método qualitativo com abordagem descritiva em pesquisa em material teórico especifico junto a bibliotecas em livros, artigos, teses e dissertações, bem como pesquisa junto a sites oficiais na web que subsidiaram a análise. Resultados e Discussões: Os resultados evidenciaram que o nível de motivação para aqueles que atuam profissionalmente em ambientes com elevada carga emocional, torna-se necessário a fim de se compensar possíveis ruídos decorrentes da intensa interação entre pessoas. Assim em tempos de acirrada competitividade entre as organizações e a busca por resultados a motivação apresenta-se como um dos principais fatores junto ao capital humano das organizações que poderão a partir deste estimulo serem participes dos resultados conquistados e envolvidos de forma eficaz em suas atividades laborativas. Considerações Finais: Portanto tornam-se evidentes que os desafios encontrados pelos gestores consistem em saber conduzir e resolver as mais diferentes situações do dia a dia de uma organização, solucionando crises e conflitos, aplicando de forma eficaz os parâmetros motivacionais aos seus liderados.

Biografia do Autor

Jardson da Conceição Nunes , Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Aluno do curso de Gestão Comercial do Centro Universitário Aparício Carvalho

Patrick Vieira Esquerdo, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Aluno do curso de Gestão Comercial do Centro Universitário Aparício Carvalho

Roxane Dias da Silva, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Professora, especialista do curso de Gestão Comercial do Centro Universitário Aparício Carvalho, e-mail

Edney Costa Souza, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Professor, mestre, coordenador do curso de Gestão Comercial do Centro Universitário Aparício Carvalho

Denilson Nunes Moreira, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Professor, mestre do curso de Gestão Comercial do Centro Universitário Aparício Carvalho

Publicado

2020-03-20

Como Citar

da Conceição Nunes , J., Vieira Esquerdo, P., Dias da Silva, R., Costa Souza, E., & Nunes Moreira, D. (2020). MIC 15. MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL: O PAPEL DO GESTOR NO ESTIMULO A EQUIPES PARA O ALCANCE DE RESULTADOS POSITIVOS. REVISTA FIMCA, 6(1), 15. Recuperado de https://ojs.fimca.com.br/index.php/fimca/article/view/40