O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES DA FIMCA UNICENTRO DURANTE O ENSINO REMOTO

THE USE OF DIGITAL TOOLS BY FIMCA UNICENTRO TEACHERS DURING REMOTE TEACHING

Autores

  • Ivanir Olegário de Menezes FIMCA UNICENTRO
  • Mykael Armando Miquelini FIMCA UNICENTRO
  • Francisco de Sá Sobreira FIMCA UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v9i1.396

Palavras-chave:

Palavras-chave: Professor. Ensino remoto. Ferramentas digitais.

Resumo

Introdução: Há muito já se discutia a importância e o papel da tecnologia na educação, mas foi com a pandemia do Covid-19 que se tornou mais evidente sua relevância, pois dentre as medidas e recomendações para conter a disseminação e contágio do vírus, o Brasil adotou o isolamento social e a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais. A FIMCA em atendimento ao Decreto Estadual suspendeu as atividades presenciais a partir do dia 17 de março de 2020, porém informou a continuidade na modalidade à distância. Objetivo: pesquisar como o ensino remoto impactou a prática dos professores, averiguando quais ferramentas foram e continuam sendo utilizadas após as aulas retornarem presencialmente. Materiais e métodos: Para este estudo utilizou-se a pesquisa de campo com abordagem qualitativa e de caráter exploratória, bem como estudos bibliográficos e uma pesquisa quantitativa por amostragem com aplicação de um formulário online, contendo questões sobre ferramentas adotadas pelos professores durante o período compreendido entre março de 2020 a julho de 2021. Resultados e discussão: verificou-se que a mediação tecnológica foi imprescindível para viabilizar as aulas na modalidade remota durante a pandemia de Covid -19. Apesar do receio inicial, os docentes da FIMCA mostraram-se resilientes diante dos novos desafios, abertos às mudanças que se fizeram necessárias e dispostos a aprender, bem como compartilhar conhecimentos e experiências sobre o uso de ferramentas digitais com os colegas. Portanto, o ensino remoto impactou positivamente a prática dos docentes, que pretendem continuar utilizando, no ensino presencial, os recursos tecnológicos adotados no período de isolamento.

Introduction: The importance and role of technology in education has long been discussed, but it was with the Covid-19 pandemic that its relevance became more evident, because among the measures and recommendations to contain the spread and contagion of the virus, Brazil has adopted social isolation and the replacement of face-to-face classes with digital media classes. FIMCA, in compliance with the Decree, suspended in-person activities as of March 17, but informed continuity in the distance learning modality. Objective: to research how remote teaching has impacted teachers' practice, ascertaining which tools have been and continue to be used after classes return to face-to-face. Materials and methods: For this study, we used a field research with a qualitative and exploratory approach, as well as bibliographic studies and quantitative research by sampling with the application of an online form, containing questions about tools adopted by teachers during the period from March 2020 to July 2021. Results and discussion: It was found that technological mediation was indispensable to make the classes viable in the remote modality during the Covid-19 pandemic. Despite initial fears, FIMCA's teachers have shown themselves to be resilient in the face of new challenges, open to the changes that have become necessary, and willing to learn, as well as to share knowledge and experiences about the use of digital tools with their colleagues. Therefore, remote teaching had a positive impact on the practice of the teachers, who intend to continue using, in presential teaching, the technological resources adopted during the isolation period.

Biografia do Autor

Ivanir Olegário de Menezes, FIMCA UNICENTRO

Especialista em Língua Portuguesa pela FPAA/SP, Metodologia do Ensino Superior pela Unintes/RO e Gestão de Pessoas pela Unicentro/RO, Graduação em Letras/ Língua Portuguesa e Literatura pela UNOESTE/SP

Mykael Armando Miquelini, FIMCA UNICENTRO

Bacharel em Ciências Contábeis, Especialista em Auditoria e Contabilidade Tributária e Metodologia do Ensino Superior pela FIMCA UNICENTRO

Francisco de Sá Sobreira, FIMCA UNICENTRO

Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela União Centro Rondoniense de Ensino Superior (2009), graduação em Ciências Contábeis pela União Centro Rondoniense de Ensino Superior (2007)

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Publicado

2022-09-29

Como Citar

Menezes, I. O. de, Miquelini, M. A., & Sobreira, F. de S. (2022). O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES DA FIMCA UNICENTRO DURANTE O ENSINO REMOTO: THE USE OF DIGITAL TOOLS BY FIMCA UNICENTRO TEACHERS DURING REMOTE TEACHING. REVISTA FIMCA, 9(1), 29-32. https://doi.org/10.37157/fimca.v9i1.396

Edição

Seção

Artigos Originais / Original Papers