O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES DA FIMCA UNICENTRO DURANTE O ENSINO REMOTO
THE USE OF DIGITAL TOOLS BY FIMCA UNICENTRO TEACHERS DURING REMOTE TEACHING
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v9i1.396Palavras-chave:
Palavras-chave: Professor. Ensino remoto. Ferramentas digitais.Resumo
Introdução: Há muito já se discutia a importância e o papel da tecnologia na educação, mas foi com a pandemia do Covid-19 que se tornou mais evidente sua relevância, pois dentre as medidas e recomendações para conter a disseminação e contágio do vírus, o Brasil adotou o isolamento social e a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais. A FIMCA em atendimento ao Decreto Estadual suspendeu as atividades presenciais a partir do dia 17 de março de 2020, porém informou a continuidade na modalidade à distância. Objetivo: pesquisar como o ensino remoto impactou a prática dos professores, averiguando quais ferramentas foram e continuam sendo utilizadas após as aulas retornarem presencialmente. Materiais e métodos: Para este estudo utilizou-se a pesquisa de campo com abordagem qualitativa e de caráter exploratória, bem como estudos bibliográficos e uma pesquisa quantitativa por amostragem com aplicação de um formulário online, contendo questões sobre ferramentas adotadas pelos professores durante o período compreendido entre março de 2020 a julho de 2021. Resultados e discussão: verificou-se que a mediação tecnológica foi imprescindível para viabilizar as aulas na modalidade remota durante a pandemia de Covid -19. Apesar do receio inicial, os docentes da FIMCA mostraram-se resilientes diante dos novos desafios, abertos às mudanças que se fizeram necessárias e dispostos a aprender, bem como compartilhar conhecimentos e experiências sobre o uso de ferramentas digitais com os colegas. Portanto, o ensino remoto impactou positivamente a prática dos docentes, que pretendem continuar utilizando, no ensino presencial, os recursos tecnológicos adotados no período de isolamento.
Introduction: The importance and role of technology in education has long been discussed, but it was with the Covid-19 pandemic that its relevance became more evident, because among the measures and recommendations to contain the spread and contagion of the virus, Brazil has adopted social isolation and the replacement of face-to-face classes with digital media classes. FIMCA, in compliance with the Decree, suspended in-person activities as of March 17, but informed continuity in the distance learning modality. Objective: to research how remote teaching has impacted teachers' practice, ascertaining which tools have been and continue to be used after classes return to face-to-face. Materials and methods: For this study, we used a field research with a qualitative and exploratory approach, as well as bibliographic studies and quantitative research by sampling with the application of an online form, containing questions about tools adopted by teachers during the period from March 2020 to July 2021. Results and discussion: It was found that technological mediation was indispensable to make the classes viable in the remote modality during the Covid-19 pandemic. Despite initial fears, FIMCA's teachers have shown themselves to be resilient in the face of new challenges, open to the changes that have become necessary, and willing to learn, as well as to share knowledge and experiences about the use of digital tools with their colleagues. Therefore, remote teaching had a positive impact on the practice of the teachers, who intend to continue using, in presential teaching, the technological resources adopted during the isolation period.
Referências
BERGONSI, Fátima. Recursos didáticos e aprendizagem estudantil no ensino superior. In: Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno [recurso eletrônico] / Organizador, Blasius Debald.– Porto Alegre : Penso, 2020.
BES, Pablo ... [et al.]. Metodologias para aprendizagem ativa [recurso eletrônico]; [revisão técnica: Thuinie Medeiros Vilela Daros]. — Porto Alegre: SAGAH, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597026580/epubcfi/6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dhtml4]!/4/32/3:22[Ozo%2Cne> Acesso em: out. 2021.
BRASIL. LEI Nº 13.979, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm. Acesso em set. de 2021.
BRASIL. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em: set. 2021.
CONFORTO, Débora; VIEIRA, Maristela Compagnoni. Smartphone na Escola: Da Discussão Disciplinar Para a Pedagógica. LATIN AMERICAN JOURNAL OF COMPUTING –LAJC, VOL II, NO. 3, NOVEMBER 2015. Disponível em: <https://lajc.epn.edu.ec/index.php/LAJC/article/view/95> Acesso em: nov. 2021.
DEBALD, Blasius. Ensino superior e aprendizagem ativa: da reprodução à construção de conhecimentos. In: Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2020.
DECRETO N° 24.871, de 16 de março de 2020. Situação de emergência âmbito da saúde pública. Disponível em: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia. Acesso em set. de 2021.
LIMA, Leandro Holanda Fernandes de; MOURA, Flavia Ribeiro de. O professor no ensino híbrido. IN: Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico] (Org) Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, Fernando de Mello Trevisani. – Porto Alegre: Penso, 2015.
LOUZADA, Gisele; NUNES, Karina da Silva. Metodologia científica. [revisão técnica: Ane Lise Pereira da Costa Dalcul]. – Porto Alegre: SAGAH, 2018. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597026580/epubcfi/6/10[%3Bvn> Acesso em: out. 2021.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. - São Paulo: Atlas, 2021. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597026580/epubcfi/6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dhtml4]!/4/32/3:22[Ozo%2Cne> Acesso em: out 2021.
MORAN, José. Educação Híbrida Um conceito-chave para a educação, hoje. IN: Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico] (Org) Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, Fernando de Mello Trevisani. – Porto Alegre: Penso, 2015.
OMS. Painel da OMS sobre o coronavírus (COVID-19).Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em outubro de 2021.
QUINZZANI, Elisiane Güntzel. Tecnologias no ensino superior e uso de metodologias ativas: possibilidades de novas práticas socioculturais. Dissertação de Mestrado- Cruz Alta – RS, 2020. Universidade de Cruz Alta – Unicruz. Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/wp-content/uploads/2020/06/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Elisiane.pdf. Acesso em nov. de 2021.
SILVA et al. Metodologias Ativas: um Desafio para o Trabalho da Orientação in Metodologia ativa na educação. Organizadores (Andreza Regina Lopes da Silva, Patricia Bieging, Raul Inácio Busarello) São Paulo: Pimenta Cultural, 2017.
SOUZA, Karina. Brasil é um dos cinco países com maior número de celulares, mostra ranking.15/08/2021. Disponível em: <https://exame.com/pop/brasil-e-um-dos-cinco-paises-com-maior-numero-de-celulares-mostra-ranking/>. Acesso em: nov. 2021.
SUNAGA, Alexsandro; CARVALHO, Camila Sanches de. As tecnologias digitais no ensino híbrido In: Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico] (Org) Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, Fernando de Mello Trevisani. –Porto Alegre: Penso, 2015.
TARJA, Sanmya F. Informática na Educação - O Uso de Tecnologias Digitais na Aplicação das Metodologias Ativas. Disponível em: Minha Biblioteca, (10ª edição). Editora Saraiva, 2018.
THEODOROVICZ, Peterson. Pesquisa revela que a tecnologia melhora a qualidade do ensino superior. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/ensino-superior/2021/07/4939187> Acesso em: nov. 2021.
TOMAZINHO, P. Ensino Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. 2020. Disponível em: <https://www.sinepe-rs.org.br/noticias/ensino-remoto-emergencial-aoportunidade- da-escola-criar-experimentar-inovar-e-se-reinventar> Acesso em: jan. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.