MIC 13. ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Gheffany da Silva Rodrigues Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Ana Cláudia Araújo da Silva Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Rafael Luis da Silva Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA)

Palavras-chave:

Endomarketing, Colaborador, Organização, Resultados

Resumo

Introdução: O endomarketing também chamado marketing interno é uma ferramenta de gestão estratégica, utilizada para o aprimoramento do clima organizacional, onde estipula um nível maior de proximidade entre empresa e colaborador. Busca estabelecer uma relação integrada dentro da organização, através do comprometimento dos colaboradores na entrega de valores aos clientes externos. A intenção do Endomarketing é, portanto, criar uma consciência empresarial, prezando a visão, missão, princípios e procedimentos, dentro de um clima organizacional positivo. O propósito é transformar o colaborador em um facilitador para fortificar a imagem da empresa e o seu valor no mercado. Diante disso, é importante que a empresa aplique métodos estratégicos para que seus colaboradores sintam-se a par dos negócios da empresa. Objetivo: O objetivo deste estudo teve como finalidade, analisar o processo de prosperidade que o Endomarketing como ferramenta estratégica pode oportunizar as empresas a liderarem da melhor forma os seus colaboradores e usufruir de negócios mais bem-sucedido. Metodologia: Este estudo portou-se bibliográfico, por ser feito, a partir de sínteses de referências teóricas publicadas. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi atingido, ao considerar que o Endomarketing como ferramenta estratégica dentro das organizações proporciona total harmonia entre os colaboradores que compõem a estrutura organizacional. Resultados e Discussões: Os resultados dessa aplicação estratégica é certamente obter um funcionário mais motivado, desempenhado, focado, integrado e bem informado. Portanto, o conceito Endomarketing está relacionado à ideia de tornar o empregado um aliado nos negócios, destacando que o cliente interno é peça fundamental para que o sucesso da empresa aconteça. Endomarketing por sua vez é um processo cujo foco é alinhar, sintonizar e sincronizar, para efetivar e operacionalizar a estrutura organizacional de marketing da empresa. Portanto, às empresas que visam acompanhar às mudanças, em busca de melhores resultados tendem a investir cada vez mais em ações que suscitam o bem estar do funcionário. Frisando que essa ferramenta estratégica não é obrigatória e as empresas podem optar por não aplicar nenhum tipo de incentivo motivacional. Mas a falta de comunicação eficaz e? um problema e pode causar sérios prejuízos para empresa como: menor produtividade; projetos falhos; atendimento de má qualidade e transtornos frequentes com os clientes externos. Logo, é possível dizer que o Endomarketing pode influenciar positivamente dentro das organizações pois funcionários satisfeitos propendem a produzir mais, impactando naturalmente no lucro da empresa, atingindo certamente a satisfação do gestor dessa organização. Considerações Finais: Podemos concluir por meio desse trabalho que as empresas devem buscar um diferencial e as que não possuírem um plano de Endomarketing estarão ficando para trás.

Biografia do Autor

Gheffany da Silva Rodrigues , Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Acadêmica 1º Período do Curso de Administração das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA

Ana Cláudia Araújo da Silva, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Turismóloga, Docente nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA

Rafael Luis da Silva, Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA)

Matemático, Docente nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA

Publicado

2020-03-20

Como Citar

da Silva Rodrigues , G., Cláudia Araújo da Silva, A., & Luis da Silva, R. (2020). MIC 13. ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES. REVISTA FIMCA, 6(1), 13. Recuperado de https://ojs.fimca.com.br/index.php/fimca/article/view/38