MIC 11. EMPREEDEDORISMO SOCIAL E O VOLUNTARIADO NO BRASIL

Autores

  • Cátia Oliveira da Silva Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Denilson Nunes Moreira Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Palavras-chave:

Solidariedade, Sociedade, Voluntários

Resumo

Introdução: O empreendedorismo social caracteriza-se pelo incremento de ações por determinados grupos que ao estabelecer determinadas atividades não buscam somente o lucro financeiro mas desenvolvem em paralelo projetos de inclusão social em favor de parte da sociedade menos favorecida, que enfrentam dificuldades no acesso a diversos serviços oferecidos pelo poder público. O voluntariado é um ato de solidariedade e empatia por pessoas menos favorecida no seio da sociedade, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil que enfrenta distúrbios econômicos e sociais como desaceleração da economia e crescente desemprego com mais de doze milhões de pessoas sem ocupação IBGE (2019) a prática do empreender no campo social por meio de pessoas que praticam o voluntariado tem a pretensão do alcance maior da redução das desigualdades e o fortalecimento da cidadania as classes menos favorecidas e com maior vulnerabilidade social. Objetivo: Esta pesquisa tem o objetivo de demostrar à relevância do voluntariado no Brasil por meio de empreendimentos sociais e o voluntariado como instrumento de inserção social. Metodologia: O método é classificado em qualitativo com abordagem descritiva e uma análise teórica em livros, artigos, dissertações e teses em banco de dados físicos e em plataforma aberta em órgãos públicos e privados na rede mundial de computadores (WEB) que para Creswell (2010) na pesquisa qualitativa o pesquisador poderá desenvolver análises mais profundas em relação ao fenômeno pesquisado. Resultados: Os resultados evidenciaram que o empreendedorismo social quando desenvolvido no âmbito das organizações tem o potencial de contribuir com a sociedade na geração de renda e trabalho aos menos favorecidos. Desta forma muitas organizações privadas, públicas, associações de classes e ONGs praticam atos voluntários, entendendo que uma grande parte da população é carente e que enfrenta dificuldades, sendo necessária a intervenção destes atores sociais em projetos que possam empreender e contribuir com os menos favorecidos. Conclusão: Conclui-se se que o empreendedorismo social tem objetivo maior de propiciar oportunidades aos empreendedores e apoio solidário a parcela da sociedade menos favorecida.

Biografia do Autor

Cátia Oliveira da Silva, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Graduanda do curso de Administração no Centro Universitário Aparício Carvalho

Denilson Nunes Moreira, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Professor, mestre em cursos de graduação no Centro Universitário Aparício Carvalho,

Publicado

2020-03-20

Como Citar

Oliveira da Silva, C., & Nunes Moreira, D. (2020). MIC 11. EMPREEDEDORISMO SOCIAL E O VOLUNTARIADO NO BRASIL. REVISTA FIMCA, 6(1), 11. Recuperado de https://ojs.fimca.com.br/index.php/fimca/article/view/37