MIC 11. EMPREEDEDORISMO SOCIAL E O VOLUNTARIADO NO BRASIL
Palavras-chave:
Solidariedade, Sociedade, VoluntáriosResumo
Introdução: O empreendedorismo social caracteriza-se pelo incremento de ações por determinados grupos que ao estabelecer determinadas atividades não buscam somente o lucro financeiro mas desenvolvem em paralelo projetos de inclusão social em favor de parte da sociedade menos favorecida, que enfrentam dificuldades no acesso a diversos serviços oferecidos pelo poder público. O voluntariado é um ato de solidariedade e empatia por pessoas menos favorecida no seio da sociedade, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil que enfrenta distúrbios econômicos e sociais como desaceleração da economia e crescente desemprego com mais de doze milhões de pessoas sem ocupação IBGE (2019) a prática do empreender no campo social por meio de pessoas que praticam o voluntariado tem a pretensão do alcance maior da redução das desigualdades e o fortalecimento da cidadania as classes menos favorecidas e com maior vulnerabilidade social. Objetivo: Esta pesquisa tem o objetivo de demostrar à relevância do voluntariado no Brasil por meio de empreendimentos sociais e o voluntariado como instrumento de inserção social. Metodologia: O método é classificado em qualitativo com abordagem descritiva e uma análise teórica em livros, artigos, dissertações e teses em banco de dados físicos e em plataforma aberta em órgãos públicos e privados na rede mundial de computadores (WEB) que para Creswell (2010) na pesquisa qualitativa o pesquisador poderá desenvolver análises mais profundas em relação ao fenômeno pesquisado. Resultados: Os resultados evidenciaram que o empreendedorismo social quando desenvolvido no âmbito das organizações tem o potencial de contribuir com a sociedade na geração de renda e trabalho aos menos favorecidos. Desta forma muitas organizações privadas, públicas, associações de classes e ONGs praticam atos voluntários, entendendo que uma grande parte da população é carente e que enfrenta dificuldades, sendo necessária a intervenção destes atores sociais em projetos que possam empreender e contribuir com os menos favorecidos. Conclusão: Conclui-se se que o empreendedorismo social tem objetivo maior de propiciar oportunidades aos empreendedores e apoio solidário a parcela da sociedade menos favorecida.
Publicado
Como Citar
Edição
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.