MIC 9. CASA DE BOLOS REGIONAIS: OS SABORES DA AMAZONIA NO RESGATE AO COMFORT FOOD

Autores

  • Aline Gisele Fonseca de Carvalho Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Marisa Leonardo de Araújo Lima da Silva Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Renato Bonifácio de Melo Dias Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Elevani da Silva Nascimento Maia Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Ana Claudia Araújo da Silva Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Palavras-chave:

Gastronomia Amazônica, Comfort Food, Alimento Reconfortante, Culinária regional, Empreendedorismo

Resumo

Introdução: A Casa de Bolos Regionais: Os sabores da Amazônia no resgate ao Comford Ford, surgiu da ideia de trazer ao público, um produto regional, com sabor único, acessível a todos, com insumos de acordo com a sazonalidade local, respeitando o tempo da natureza e a saúde do consumidor, oferecendo um alimento livre de agrotóxicos e de conservantes, que sejam o mais natural possível, com os frutos e tubérculos da estação. A Casa de Bolos Regionais também parte do princípio de despertar, através dos alimentos, lembranças afetivas, sentimentos bons e memórias de segurança e de afeto, que em termo técnico, é dado na gastronomia de Comfort Food – Culinária Afetiva ou Alimento Reconfortante, almejando-se que o freguês, ao degustar do bolo, seja remetido em suas memórias, o sabor da infância. Objetivo: Disponibilizar no mercado os insumos brasileiros, especificamente os do Norte, livres de agrotóxicos e de conservantes, trazendo lembranças gustativas, através de um bolo único, em sabores e textura, remetendo à infância, e aos sabores marcantes de uma culinária afetiva. Os quais serão fornecidos, além dos produtos in loco, mas também por segmento de negócios, voltado para a utilização de serviços por assinatura, através do marketing orientado a dados (startups). Metodologia: Esta pesquisa, portou-se bibliográfica, por ser feita a partir de sínteses de referências teóricas publicadas e de análises de autores renomados com o tema, tais como FREIXA, Dolores 2015; ATALA, Alex 2005; PETROCHI, Mário 2004; CHIAVENATO, Idalberto 2010; RIES, Eric 2012 e DRUCKE, Peter 2014. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi atingido, ao considerar que uma pequena empresa necessita de informações, dados e estratégias que amparem o seu segmento, público alvo, criatividade e inovação, dentro de um propósito de mercado regional com valores da brasilidade e humanidade. Resultados e Discussões: Os resultados foram atingidos, através do grande diferencial ofertado no mercado, tais como: a inovação nos serviços e produtos, no qual o empreendimento, movido através de marketing digital, utilizou, além da loja física, as mídias sociais, serviços de encomenda por assinatura e de disque entrega. Atingindo-se, assim um público que prima pela inovação, agilidade e conforto como diferencial no produto, cumprindo-se, assim os objetivos almejados e mantendo-se, alta a qualidade do que é servido. Considerações Finais: Podemos concluir que a proposta da Casa de Bolos Regionais é um diferencial, com performance criativa, baseada na gastronomia de memórias afetivas, com desempenho ágil e benéfico para a população de todas as classes sociais e que a proposta deste estabelecimento é claramente relevante para dar valor ao que é brasileiro ao consumidor.

Biografia do Autor

Aline Gisele Fonseca de Carvalho, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Introdução: A Casa de Bolos Regionais: Os sabores da Amazônia no resgate ao Comford Ford, surgiu da ideia de trazer ao público, um produto regional, com sabor único, acessível a todos, com insumos de acordo com a sazonalidade local, respeitando o tempo da natureza e a saúde do consumidor, oferecendo um alimento livre de agrotóxicos e de conservantes, que sejam o mais natural possível, com os frutos e tubérculos da estação. A Casa de Bolos Regionais também parte do princípio de despertar, através dos alimentos, lembranças afetivas, sentimentos bons e memórias de segurança e de afeto, que em termo técnico, é dado na gastronomia de Comfort Food – Culinária Afetiva ou Alimento Reconfortante, almejando-se que o freguês, ao degustar do bolo, seja remetido em suas memórias, o sabor da infância. Objetivo: Disponibilizar no mercado os insumos brasileiros, especificamente os do Norte, livres de agrotóxicos e de conservantes, trazendo lembranças gustativas, através de um bolo único, em sabores e textura, remetendo à infância, e aos sabores marcantes de uma culinária afetiva. Os quais serão fornecidos, além dos produtos in loco, mas também por segmento de negócios, voltado para a utilização de serviços por assinatura, através do marketing orientado a dados (startups). Metodologia: Esta pesquisa, portou-se bibliográfica, por ser feita a partir de sínteses de referências teóricas publicadas e de análises de autores renomados com o tema, tais como FREIXA, Dolores 2015; ATALA, Alex 2005; PETROCHI, Mário 2004; CHIAVENATO, Idalberto 2010; RIES, Eric 2012 e DRUCKE, Peter 2014. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi atingido, ao considerar que uma pequena empresa necessita de informações, dados e estratégias que amparem o seu segmento, público alvo, criatividade e inovação, dentro de um propósito de mercado regional com valores da brasilidade e humanidade. Resultados e Discussões: Os resultados foram atingidos, através do grande diferencial ofertado no mercado, tais como: a inovação nos serviços e produtos, no qual o empreendimento, movido através de marketing digital, utilizou, além da loja física, as mídias sociais, serviços de encomenda por assinatura e de disque entrega. Atingindo-se, assim um público que prima pela inovação, agilidade e conforto como diferencial no produto, cumprindo-se, assim os objetivos almejados e mantendo-se, alta a qualidade do que é servido. Considerações Finais: Podemos concluir que a proposta da Casa de Bolos Regionais é um diferencial, com performance criativa, baseada na gastronomia de memórias afetivas, com desempenho ágil e benéfico para a população de todas as classes sociais e que a proposta deste estabelecimento é claramente relevante para dar valor ao que é brasileiro ao consumidor.

Marisa Leonardo de Araújo Lima da Silva, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Acadêmica do 4º Período do Curso de Gastronomia do Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA.

Renato Bonifácio de Melo Dias, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Acadêmico do 4º Período do Curso de Gastronomia do Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Elevani da Silva Nascimento Maia, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Acadêmica 4º Período do Curso de Gastronomia do Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Ana Claudia Araújo da Silva, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Professora, orientadora. Especialista com MBA em Gestão de Pessoas, docente do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

Publicado

2020-03-20

Como Citar

Gisele Fonseca de Carvalho, A., Leonardo de Araújo Lima da Silva, M., Bonifácio de Melo Dias, R., da Silva Nascimento Maia, E., & Claudia Araújo da Silva, A. (2020). MIC 9. CASA DE BOLOS REGIONAIS: OS SABORES DA AMAZONIA NO RESGATE AO COMFORT FOOD. REVISTA FIMCA, 6(1), 9. Recuperado de https://ojs.fimca.com.br/index.php/fimca/article/view/35