MIC 6. AGROPECUÁRIA E AGRICULTURA FAMILIAR EM RONDÔNIA
Palavras-chave:
Agronegócio, Cadeia produtiva, Produtor ruralResumo
Introdução: O Estado de Rondônia situado na região Norte do Brasil, possui 52 municípios e uma população estimada em 1.805.788 habitantes IBGE (2018) e por estar localizado distante dos grandes centros desenvolvidos, experimentou um desenvolvimento tardio em relação às demais unidades da federação. As características do crescimento e desenvolvimento de Rondônia desde o início do século XX foi marcado pelo extrativismo mineral e vegetal que por décadas se manteve como as principais atividades econômicas mesmo não agregando valor de forma consistente. Objetivo: O objetivo do estudo foi apresentar a cadeia produtiva da agropecuária e a sua potencialidade em proporcionar condições melhores aos produtores rurais e agricultores familiares que participam com mais de setenta por cento no contexto da produção agropecuária no país. Metodologia: Utilizou-se o método qualitativo e descritivo em material teórico especifico em livros, dissertações, teses, artigos científicos e consultas a bancos de dados em plataforma aberta de instituições públicas e privadas e análise documental temporal, em órgãos como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento em dados que contribuíram com a pesquisa. Resultados e Discussões: A pesquisa se originou a partir da necessidade da compreensão do tema agropecuária e agricultura familiar como uma das alternativas ao desenvolvimento do Estado de Rondônia. A cadeia produtiva da agropecuária também denominada de agronegócio é muito importante para o Estado e para o Brasil a partir dos processos de crescimento da produção nacional e local/regional com a agricultura familiar que contribui com mais setenta por cento de tudo que é produzido. O agronegócio brasileiro ao longo das últimas décadas tem passado por um processo de internacionalização com crescentes avanços em produção principalmente de grãos como a soja que tem permitindo posição de destaque na economia do país. Considerações Finais: Conclui-se que o estimulo a pesquisa, inovação e investimentos em tecnologia nos setores da agropecuária e da agricultura familiar no Estado de Rondônia, permitirão aprimorar o potencial produtivo em ganho de competitividade e lucratividade.
Publicado
Como Citar
Edição
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.