MIC 2. A GOVERNANÇA CORPORATIVA E SEUS REFLEXOS NA CULTURA ORGANIZACIONAL

Autores

  • Edney Costa Souza Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Roxane Dias da Silva Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Denilson Nunes Moreira Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Cultura Organizacional, Gestão de Pessoas

Resumo

Introdução: Governança corporativa define-se como os processos de incentivo e controle, tanto internos como externos, costumes, políticas, normas e instituições que são empregadas para administrar uma empresa. A governança corporativa inclui ainda as relações entre os envolvidos e os objetivos para os quais o grupo é governado. É com base nesse viés que o presente estudo desenvolveu-se com o intuito de perceber o reflexo da governança corporativa na cultura da organização e como estas de relacionam. Deste modo, para compreender essa correlação, o conteúdo aqui exposto tratará sobre a gênese e o conceito de governança corporativa, o modelo brasileiro, definição de cultura organizacional e finalmente, a exposição sobre suas relações e reflexos no ambiente organizacional. Objetivos: O presente estudo objetiva investigar quais são os reflexos da governança corporativa na cultura da organização e como se dá essa relação. Metodologia: O estudo em tela consiste numa abordagem da literatura existente sobre governança corporativa e sua relação com o clima organizacional. Para tanto, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica em publicações cientificas a partir de 1990. Tratando-se de uma revisão literária objetiva-se discorrer sobre a teoria da governança corporativa respaldando o aspecto comportamental, relacionando-a diretamente a cultura organizacional e seus reflexos no contexto organizacional. Resultados e Discussões. A atual conjuntura de mercado globalizado impõe discussões acerca do conceito de confiança, controle coordenação, responsabilidade social e ambiental, além de relacionamento interorganizacional, mudando concepções e valores a muito arraigadas e impondo novas crenças e valores. E esse viés é crucial para a sobrevivência, assim como para o crescimento no mercado das organizações e consequentemente para as corporações. A pesquisa revelou a importância de investigar as várias dimensões que compõe a governança corporativa e seus reflexos na organização como um todo. Assim, o estudo aqui ilustrado, abrange o viés da cultura organizacional nesse contexto. Considerações Finais: O estabelecimento de um ambiente transparente e confiável, tanto para o público interno e externo, auxilia a consolidação do conceito de uma organização com governança integrada e compatível com as exigências do mercado. Assim, o estilo da governança corporativa reflete diretamente no clima organizacional da entidade e inserir aspectos humanos nas práticas de governança permitirá a empresa a desenvolver uma ação mais ética e com alto grau de transparência em seus planos estratégicos e estabelecer negócios mais sustentáveis.

Biografia do Autor

Edney Costa Souza, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Administrador, Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté/SP

Roxane Dias da Silva, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Economista, Mestranda em Planejamento e Desenvolvimento Regional, pela Universidade Taubaté-UNITAU

Denilson Nunes Moreira, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Economista, Mestre do curso de Administração do Centro Universitário Aparício Carvalho, e-mail

Publicado

2020-03-19

Como Citar

Costa Souza, E., Dias da Silva, R., & Nunes Moreira, D. (2020). MIC 2. A GOVERNANÇA CORPORATIVA E SEUS REFLEXOS NA CULTURA ORGANIZACIONAL. REVISTA FIMCA, 6(1), 2. Recuperado de https://ojs.fimca.com.br/index.php/fimca/article/view/28