SONO COMO FATOR DE INTERFÊRENCIA NA VIDA ACADÊMICA DO ESTUDANTE DE MEDICINA

SLEEP AS AN INTERFERING FACTOR IN THE ACADEMIC LIFE OF MEDICAL STUDENTS

Autores

  • Crysller Blenda de Souza Custódio Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA
  • Gabriela Magalhães Lima Centro Universitário Aparícío Carvalho - FIMCA
  • Giovanna Amanda Chíxaro Sapper Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA
  • Antônio Cipriano Gurgel do Amaral Neto Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v9i1.273

Palavras-chave:

sono, Estudantes, Medicina, Privação, Qualidade de vida

Resumo

Introdução: O sono é uma função biológica programada num ciclo de 24 horas, ajustados através de hábitos e rotinas, sendo fundamental e determinante para a qualidade de vida do ser humano. Estudantes de medicina, compõem um grupo susceptível para o desenvolvimento da má qualidade do sono. A privação e alterações do sono podem interferir no raciocínio, memória, atenção, humor e aspectos cognitivos que afetam seu desempenho acadêmico. Objetivos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com objetivo elucidar a interferência do sono na vida acadêmica dos estudantes de Medicina. Metodologia: Foram utilizados artigos dos períodos de 2018 a 2021 das bases de dados PubMed, Scielo e Google acadêmico. Resultado e Discussão: Observou-se em um estudo realizado na UniEVANGÉLICA que 74% dos estudantes de medicina possuem má qualidade do sono, enquanto apenas 26 % apresentam boa qualidade. Além disso, constatou por meio do Inventário de Depressão de Beck (BDI) e do Inventário de Ansiedade Beck (BAI) que a quantidade insuficiente do sono é um fator de risco significativo para a prevalência e fatores associados à depressão e ansiedade entre estudantes universitários da área da saúde do nordeste do Brasil. Conclusão: A má qualidade do sono, associados a fatores como a intensa rotina acadêmica, crescente carga de estudos, atividades extracurriculares, uso de substâncias estimulantes e a falta de atividade física possui correlação significativa com a diminuição do desempenho do acadêmico de medicina.  Diante do cenário exposto, evidencia-se a importância de explorar o tema e promover ações de conscientização sobre essa problemática.

Introduction: Sleep is a biological function programmed in a 24-hour cycle, adjusted through habits and routines, being fundamental and determinant for the human being’s quality of life. Medical students make up a group susceptible to the development of poor sleep quality. Sleep deprivation and changes can interfere with reasoning, memory, attention, mood, and cognitive aspects that affect your academic performance. Objectives: This is an integrative literature review with the aim of elucidating the interference of sleep in the academic life of medical students. Methodology: Articles from 2018 to 2021 from the PubMed, Scielo, and Google academic databases were used. Results and Discussion: It was observed in a study carried out at UniEVANGÉLICA that 74% of medical students have poor sleep quality, while only 26% have good quality. In addition, it was found through Beck Depression Inventory (BDI) and the Beck Anxiety Inventory (BAI) that insufficient sleep is a significant risk factor for the prevalence and factors associated with depression and anxiety among university students of health in northeastern Brazil. Conclusion: Poor sleep quality, associated with factors such as intense academic routine, increasing study load, extracurricular activities, use of stimulant substances and lack of physical activity has a significant correlation with the decrease in the performance of medical students. Given the above scenario, the importance of exploring the topic and promoting awareness-raising actions on this issue is highlighted.

Biografia do Autor

Crysller Blenda de Souza Custódio, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Acadêmica de Medicina

Gabriela Magalhães Lima, Centro Universitário Aparícío Carvalho - FIMCA

Acadêmica de Medicina

Giovanna Amanda Chíxaro Sapper, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Acadêmica de Medicina

Antônio Cipriano Gurgel do Amaral Neto, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Psicólogo pela Universidade Luterana do Brasil (2012). Professor especialista - Faculdades Integradas Aparício Carvalho e psicólogo da Prefeitura Municipal de Porto Velho. 

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Publicado

2022-06-11

Como Citar

Custódio, C. B. de S., Lima, G. M., Sapper, G. A. C., & Neto, A. C. G. do A. (2022). SONO COMO FATOR DE INTERFÊRENCIA NA VIDA ACADÊMICA DO ESTUDANTE DE MEDICINA: SLEEP AS AN INTERFERING FACTOR IN THE ACADEMIC LIFE OF MEDICAL STUDENTS. REVISTA FIMCA, 9(1), 4-5. https://doi.org/10.37157/fimca.v9i1.273

Edição

Seção

Artigos de Revisão / Review Papers