O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: IMPACTOS E DESAFIOS NO PROCESSO EDUCATIVO DURANTE A COVID-19

THE USE OF DIGITAL TECHNOLOGY IN EDUCATION: IMPACTS AND CHALLENGES IN THE EDUCATIONAL PROCESS DURING COVID-19

Autores

  • Luma de Oliveira Silva Faculdade Metropolitana

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v8i3.271

Palavras-chave:

Tecnologias., Educação., Ferramentas.

Resumo

Este artigo aborda sobre o uso da tecnologia digital na educação: impactos e desafios no processo educativo durante a COVID-19. A tecnologia é uma inovação que está presente diariamente na vida dos docentes e de alguns alunos. Considerar-se que o uso adequado dos recursos digitais pode melhorar o processo de ensino e aprendizagem do aluno, no entanto, a utilização erradamente pode ocasionar problemas como: risco a privacidade, falta de socialização. Essa investigação tem como objetivo geral de investigar e analisar o uso das tecnologias em sala de aula, tendo como objetivos específicos de construir conhecimentos sobre as tecnologias, conhecer as principais tecnologias no campo educacional e identificar as ferramentas tecnológicas mais relevantes nas aulas remotas. Essa pesquisa é de finalidade básica, quanto aos objetivos são de pesquisa descritiva, os métodos desse estudo são de revisão de bibliográfica. Os resultados obtidos nessa investigação foram que durante as aulas remotas evidenciaram-se as desigualdades já existente na sociedade. Essa pesquisa é fundamental, pois mostra a realidade de alguns dos alunos e professores brasileiros da educação básica em suas aulas remotas e deixar contribuições para a sociedade fazendo refletir sobre a veracidade dos fatos vivenciados por esses sujeitos. 

This article addresses the use of digital technology in education: impacts and challenges in the educational process during COVID-19. Technology is an innovation that is present daily in the lives of teachers and some students. Considering that the proper use of digital resources can improve the student's teaching and learning process, however, misuse can cause problems such as: risk to privacy, lack of socialization. This investigation has the general objective of investigating and analyzing the use of technologies in the classroom, with the specific objectives of building knowledge about technologies, knowing the main technologies in the educational field and identifying the most relevant technological tools in remote classes. This research is of basic purpose, as the objectives are descriptive research, the methods of this study are bibliographic review. The results obtained in this investigation were that during the remote classes the existing inequalities in society were evidenced. This research is fundamental, as it shows the reality of some of the Brazilian students and teachers of basic education in their remote classes and leaves contributions to society, making them reflect on the veracity of the facts experienced by these subjects.

Biografia do Autor

Luma de Oliveira Silva, Faculdade Metropolitana

Pós-graduação em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar, Faculdade UniBF

Referências

ALMEIDA, André, NUNES, Lincoln Ferreira, SILVA, Vanessa Thomazini. Educação em tempos de isolamento social: o ensino via Google Meet e Google Fqorms. Revista pesquisa e ensino, v. 2, e202127, p. 1-29, 2021. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/715. Acesso em: 04 jul. 2021.

ALMEIDA, Ítalo D’Artagnan, SILVA, Jeissy Conceição Bezerra, JUNIOR, Sandoval Artur Da Silva, BORGES, Luzineide Miranda. Tecnologias e educação: o uso do Youtube na sala de aula. Anais VII CONEDU - Edição Online, Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16974. Acesso em: 06 jul. 2021.

ALONSO, Tapia Jesus. A motivação em sala de aula: o que e, como se faz. tradução Sandra Garcia. -- 11. ed. – São Paulo: Loyola, 2015.

ARAUJO, Sérgio Paulino, VIEIRA, Vanessa Dantas, KLEM, Suelen Cristina dos Santos, KRESCIGLOVA, Silvana Binde. Tecnologia na educação: contexto histórico, papel e Diversidade. IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD, 2017. Disponível em: https://document.onl/documents/iv-jornada-de-didatica-iii-seminario-de-pesquisa-do-jornada-de-suelen.html. Acesso em: 05 jul. 2021.

BATISTA, Sandra Aparecida, FREITAS, Carlos Cesar G. O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social. Revista tecnologia e sociedade, v. 14, n. 30, p. 121-135, jan./abr. 2018. Disponível em; https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5784. Acesso em: 05 jul. 2021.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A Sala de Aula Inovadora: Estratégias Pedagógicas para Fomentar o Aprendizado Ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

CARMO, Vale?ria Oliveira. Tecnologias educacionais. São Paulo: Cengage, 2016.

COSTA, Marcos Rogério Martins, SOUSA, Jonilto Costa. Desafios da Educação e das Tecnologias de Informação e Comunicação durante a pandemia de Covid-19: problematizando a transmissão de aulas assíncronas nos canais de televisão aberta e o uso da internet para fins didático-pedagógicos. Revista com censo,22 volumes 7, número 3, agosto 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/904. Acesso em: 03 jul. 2021.

DIOGINIS, Maria Lucineide, CUNHA, José Jailton, NEVES, Fernando Henrique, CRISTOVAM, Wiilson. As novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem. Revista Colloquium Humanarum, vol. 12, n. Especial, 2015. Disponível em: http://www.unoeste.br/site/enepe/2015/suplementos/area/Humanarum/Educa%C3%A7%C3%A3o/AS%20NOVAS%20TECNOLOGIAS%20NO%20PROCESSO%20DE%20ENSINO%20APRENDIZAGEM.pdf. Acesso em: 02 jul. 2021.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal PNAD contínua 2018: análise dos resultados. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?=&t=downloads. Acesso em: 06 jul. 2021.

LIMA, José Maria Maciel. A inserção das novas tecnologias digitais na educação em tempos de pandemia. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 03, Vol. 0 3, p. 1 7 1 - 1 8 4. março de 2021. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/a-insercao. Acesso em: 1 de jun de 2021.

MACHADO, Patricia Lopes Pimenta. Educação em tempos de pandemia: O ensinar através de tecnologias e mídias digitais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 08, pp. 58-68. junho de 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tempos-de-pandemia. Acesso em: 01 set. 2021.

MAGALHÃES, Jonas et al. Trabalho docente sob fogo cruzado [recurso eletrônico] 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2021. Disponível em: https://lpp-uerj.org/. Acesso em: 20 de mai de 2021.

MATIAS, Antônio Marcos Justino et al. A educação remota e a utilização de ferramentas tecnológicas na relação de ensino-aprendizagem: g suite for education como alternativa de ferramenta colaborativa. Anais VII CONEDU - Edição Online, Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/67595. Acesso em: 1 de jun de 2021.

OLIVEIRA, Gabrielle, MOTA, Júlia Quintaneiro, BRAGA, Daniel Santos. Desafios em tempos de pandemia: reflexões da professora Gabrielle Oliveira sobre educação e desigualdades. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–10, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/25682. Acesso em: 01 set. 2021.

QUEIROZ, Joelma de Pontes Silveira. A importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica na sala de aula. Congresso internacional de educação e tecnologias, CIET: EnPED, São Carlos, maio 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/102. Acesso em: 01 set. 2021.

SANTOS, Sandra Aparecida Cruz do Espírito, SILVA, Joelma Tavares, MOURA, Giovana Cristina. O uso da tecnologia na educação: Perspectivas e entraves. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 01, Vol. 04, pp. 31-45. janeiro de 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/uso-da-tecnologia. Acesso em: 04 jul. 2021.

SCHNEIDER, Eduarda Maria, TOMAZINI-NETO, Bruna Cristina Tomazini, LIMA, Bárbara Grace Tobaldini, NUNES, Silvana Aguero. O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (tdic): possibilidades para o ensino (não) presencial durante a pandemia covid-19. Revista Científica Educ@ção, v. 4, n. 8, p. 1071-1090, 26 out. 2020. Disponível em: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/123. Acesso em 04 jun 2021.

SILVA, Chayene Cristina Santos Carvalho, TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa. O uso das tecnologias na educação: os desafios frente à pandemia da COVID-19. Revista Brazilian Journal of DevelopmentCuritiba, v. 6, n. 9, p.70070-70079,sep. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/16897. Acesso em: 05 jul. 2021.

SOUZA, Marina Santiago de Mello, VILELA, Gabriella Queiroz da Silva. Videoaulas de ciências no Youtube como ferramenta educacional para o ensino fundamental na pandemia de covid-19. Congresso nacional de pesquisa e ensino em ciências CONAPESC Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74045. Acesso em: 06 jul. 2021.

VIDAL, Altemar Santos, MIGUEL, Joelson Rodrigues. As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea. Revista multidisciplinar e de psicologia, V.14, N. 50 p. 366-379, maio de 2020. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2443.Acesso em: 03 jul. 2021.

VILAÇA, Márcio Corrêa, ARAÚJO, Elaine Vasquez Ferreira. Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Rio de janeiro: Unigranrio, 2016

Publicado

2022-05-18

Como Citar

Silva, L. de O. (2022). O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: IMPACTOS E DESAFIOS NO PROCESSO EDUCATIVO DURANTE A COVID-19: THE USE OF DIGITAL TECHNOLOGY IN EDUCATION: IMPACTS AND CHALLENGES IN THE EDUCATIONAL PROCESS DURING COVID-19. REVISTA FIMCA, 8(3), 11-15. https://doi.org/10.37157/fimca.v8i3.271

Edição

Seção

Artigos Originais / Original Papers