A FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

THE CONTINUOUS TRAINING OF BASIC EDUCATION EDUCATORS IN BRAZIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v8i3.270

Palavras-chave:

Trabalho., Formação., Docentes.

Resumo

Este artigo expõe sobre a formação continuada de educadores da educação básica no Brasil. A formação continuada de professores, a atualmente é vista como um processo de aperfeiçoamento de conhecimentos. Sem dúvida é um elemento primordial para os docentes e discentes, em virtude que é através desses cursos de aperfeiçoamento que os educadores, podem rever suas práticas pedagógicas. Este estudo tem como objetivo geral de pesquisar as barreiras presentes no processo de formação continuada dos docentes da educação básica, explorando os meios utilizados para contornar esses desafios. Os objetivos específicos são de: construir conhecimentos sobre a história do trabalho docente, analisar formação continuada dos educadores e relatar a importância da capacitação dos docentes. Esta investigação é de finalidade básica, dispondo de objetivos de pesquisa descritiva, os procedimentos desse estudo são de revisão bibliográfica. No que tange a respeito das análises dos resultados procederão por meio de leitura e interpretação dos elementos elegidos para esse trabalho, cabe frisar que a perspectiva da investigação é qualitativa com caráter transversal. Os resultados obtidos foram que a formação continuada é essencial, em razão de ser uma ferramenta que auxilia o trabalho do professor, colaborando com a evolução do processo de ensino e aprendizagem, pois, sabe-se que o docente não é um produto e acabado, mais um sujeito em constante evolução.

Introduction: This article addresses deforestation in the Amazon: environmental impacts and prevention programs. Deforestation is about the process of absence of forest, whether in a partial or permanent way, this disappearance most often comes by human action. Objectives: This research has the general objective of analyzing deforestation in the Amazon, observing the environmental impacts and prevention programs regarding deforestation. The specific objectives were conceptualizing the environment, displaying deforestation rates in the Amazon and showing prevention programs for the forest. Methodology: The purpose of this article is basic, with descriptive objectives and bibliographic review procedures, as the approach of this study is qualitative, with a transversal temporality. Results/Discussion: With this investigation, it can be observed that deforestation without a previous study is devastating to nature, as it can take years to recover, or still never fully reinvigorate as it was. Conclusion: As actions to preserve and control deforestation are essential to avoid these situations mentioned. It is essential to have a conscious and economic consumption, where its foundation is sustainable for nature and for all beings.

Biografia do Autor

Luma de Oliveira Silva, Faculdade Metropolitana

Pós-graduação em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar, Faculdade UniBF

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Publicado

2022-05-18

Como Citar

Silva, L. de O. (2022). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: THE CONTINUOUS TRAINING OF BASIC EDUCATION EDUCATORS IN BRAZIL. REVISTA FIMCA, 8(3), 6-10. https://doi.org/10.37157/fimca.v8i3.270

Edição

Seção

Artigos Originais / Original Papers