MIC 1. A CRIATIVIDADE COMO UM DOS FATORES PARA O SUCESSO NAS ORGANIZAÇÕES UMA REVISÃO TÉORICA

Autores

  • Daniel Ribeiro Rodrigues Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Melria Larque Santos de Souza Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Roxane Dias da Silva Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Priscila da Silva Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Denilson Nunes Moreira Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Palavras-chave:

Processo criativo, Inovação, Competitividade

Resumo

Introdução: As mudanças constantes nos processos tecnológicos e de inovação que permeiam toda a sociedade neste início do século XXI tem em seu contexto a relevância do papel do conhecimento como o principal ativo para as organizações, sendo que a criatividade tem se mostrado como um dos fatores capazes de promover as interações das pessoas com as organizações na inserção de novos produtos e serviços que proporcionarão facilidades e oportunidades de negócios, bem como a competitividade e a busca por resultados favoráveis. Assim a criatividade é um elemento vital a sobrevivência das organizações que necessitam de estarem em constante adaptação frente a um mercado competitivo, por isso, torna-se importante deixar o pensamento tradicionalista para algumas organizações, desfazendo as barreiras que impedem o processo criativo. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a importância e a utilização da criatividade como ferramenta de inovação nas organizações, e a relação entre criatividade, inovação e competitividade, demonstrando a importância da utilização desta ferramenta como um instrumento capaz de proporcionar mudanças que poderão gerar resultados favoráveis para as organizações. Metodologia: Utilizou-se o método qualitativo por meio de uma ampla revisão teórica em livros, artigos científicos, dissertações e teses junto a bibliotecas físicas e na web em sítios de plataforma aberta que sustentaram o tema central. Resultados e Discussões: Os resultados evidenciaram que a criatividade é uma ferramenta capaz de estimular o processo de inovação, quando aplicada em novas práticas e modelos permitirão melhores resultados junto a estruturas produtivas e de pessoas que poderão contribuir com os seus talentos profissionais, em prol de objetivos coletivos que venham atender a interesses das organizações. Considerações Finais: Conclui-se que em um cenário de transformações tecnológicas, sociais, econômicas e culturais as organizações modernas precisarão de se reinventar em processos criativos que possibilitem a inovação e capacitação de capital humano qualificado.

Biografia do Autor

Daniel Ribeiro Rodrigues, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Aluno egresso do curso de Administração

Melria Larque Santos de Souza, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Aluna egressa do curso de Administração

Roxane Dias da Silva, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Professora, especialista do curso de Administração

Priscila da Silva, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Professora, especialista do curso de Ciências Contábeis

Denilson Nunes Moreira, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Professor, mestre do curso de Administração

Publicado

2020-03-19

Como Citar

Ribeiro Rodrigues, D., Larque Santos de Souza, M., Dias da Silva, R., da Silva, P., & Nunes Moreira, D. (2020). MIC 1. A CRIATIVIDADE COMO UM DOS FATORES PARA O SUCESSO NAS ORGANIZAÇÕES UMA REVISÃO TÉORICA. REVISTA FIMCA, 6(1), 1. Recuperado de https://ojs.fimca.com.br/index.php/fimca/article/view/27