MIC 1. A CRIATIVIDADE COMO UM DOS FATORES PARA O SUCESSO NAS ORGANIZAÇÕES UMA REVISÃO TÉORICA
Palavras-chave:
Processo criativo, Inovação, CompetitividadeResumo
Introdução: As mudanças constantes nos processos tecnológicos e de inovação que permeiam toda a sociedade neste início do século XXI tem em seu contexto a relevância do papel do conhecimento como o principal ativo para as organizações, sendo que a criatividade tem se mostrado como um dos fatores capazes de promover as interações das pessoas com as organizações na inserção de novos produtos e serviços que proporcionarão facilidades e oportunidades de negócios, bem como a competitividade e a busca por resultados favoráveis. Assim a criatividade é um elemento vital a sobrevivência das organizações que necessitam de estarem em constante adaptação frente a um mercado competitivo, por isso, torna-se importante deixar o pensamento tradicionalista para algumas organizações, desfazendo as barreiras que impedem o processo criativo. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a importância e a utilização da criatividade como ferramenta de inovação nas organizações, e a relação entre criatividade, inovação e competitividade, demonstrando a importância da utilização desta ferramenta como um instrumento capaz de proporcionar mudanças que poderão gerar resultados favoráveis para as organizações. Metodologia: Utilizou-se o método qualitativo por meio de uma ampla revisão teórica em livros, artigos científicos, dissertações e teses junto a bibliotecas físicas e na web em sítios de plataforma aberta que sustentaram o tema central. Resultados e Discussões: Os resultados evidenciaram que a criatividade é uma ferramenta capaz de estimular o processo de inovação, quando aplicada em novas práticas e modelos permitirão melhores resultados junto a estruturas produtivas e de pessoas que poderão contribuir com os seus talentos profissionais, em prol de objetivos coletivos que venham atender a interesses das organizações. Considerações Finais: Conclui-se que em um cenário de transformações tecnológicas, sociais, econômicas e culturais as organizações modernas precisarão de se reinventar em processos criativos que possibilitem a inovação e capacitação de capital humano qualificado.
Publicado
Como Citar
Edição
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.