O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTOS E DESAFIOS ENFRENTADOS EM SALA DE AULA

TEACHING WORK IN BASIC EDUCATION: IMPACTS AND CHALLENGES FACING INSIDE THE CLASSROOM

Autores

  • Luma de Oliveira Silva Faculdade Metropolitana

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v8i2.267

Palavras-chave:

Docente, Desafios, COVID-19

Resumo

Esta pesquisa aborda sobre o trabalho docente na educação básica: impactos e desafios enfrentados em sala de aula. O trabalho docente, não está relacionado somente com os conteúdos ensinados em sala, ele é uma prática social onde visa transformar cidadãos para atuar na sociedade. A pesquisa possuir como objetivo geral de analisar os impactos e desafios dos professores em sala de aula na contemporaneidade. Os objetivos específicos são: investigar o início do trabalho docente desde o período colonial, analisar os desafios mais comuns enfrentados pelos professores durante a realização de sua função e descrever como desenvolveu o processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto. O método utilizado para a pesquisa é de natureza básica com os objetivos descritivos, possuindo os procedimentos de revisão de literatura bibliográfica. As fontes de pesquisa vieram de leituras de artigos científicos, livros, periódicos e anais acadêmicos. Os resultados dos dados analisados são referentes a conhecimentos secundários, onde mostra que houve um aumento significativo nas atividades educacionais dos professores em sala, mesmo que as aulas não sejam realizadas de forma presencial, os docentes trabalham desde o início da pandemia. Conclui-se pesquisa é essencial, pois, ela colabora para a sociedade em relação ao trabalho do professor, exibindo os desafios que os educadores passam diariamente durante a realização do ensino remoto.

This research addresses the teaching work in basic education: impacts and challenges faced in the classroom. Teaching work is not only related to the contents taught in the classroom, but also a social practice that aims to transform citizens to act in society. The research has as a general objective to analyze the impacts and challenges of teachers in the contemporary classroom. The specific objectives are to investigate the beginning of the teaching work since the colonial period, to analyze the most common challenges faced by teachers while performing their function and to describe how the teaching and learning process developed during remote teaching. The method used for the research is of a basic nature with descriptive objectives, having bibliographic literature review procedures. The research sources came from readings of scientific articles, books, periodicals and academic annals. The results of the analyzed data refer to secondary data which show a significant increase in educational activities of teachers in the classroom, even if classes are not held in person, teachers have been working since the beginning of the pandemic. In conclusion, research is essential, as it contributes to society in relation to teaching work, this investigation shows the challenges that educators face daily during the realization of remote teaching.

Biografia do Autor

Luma de Oliveira Silva, Faculdade Metropolitana

Pós-graduação em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade UniBF

Referências

ALONSO, Tapia Jesus. A motivação em sala de aula: o que e, como se faz. tradução Sandra Garcia. -- 11. ed. – São Paulo: Loyola, 2015.

ALVES, Ursulina Ataide et al. Proletarização do trabalho docente e o notório saber: desafios e entraves para o resgate da valorização do professor. Revista Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n° 2, 2020. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/53. Acesso em: 10 jun 2021.

BORGES, Elisabete Ferreira; CECÍLIO, Sálua. O TRABALHO DOCENTE NO BRASIL [década de 1950 aos dias atuais]: a precarização no contexto de (re)democratização. HOLOS, [S.l.], v. 5, p. 177-194, nov. 2018. ISSN 1807-1600. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6535. Acesso em: 12 jun 2021.

CARMAGO, Angélica Ricci. Aulas Régias. Portal do governo brasileiro, 2016. Disponível em: http://mapa.an.gov.br/index.php/menu-de-categorias-2/260-aulas-regias. Acesso em: 9 jun 2021.

CARNEIRO, Bruno Freitas. AMANTINO, Marcia Sueli. A chegada dos jesuítas à américa portuguesa e a aparente facilidade de conversão indígena na visão de Nóbrega. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 10, Vol. 02, pp. 133-141. Outubro de 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/historia/chegada-dos-jesuita. Acesso em: 9 jun 2021.

CONCEIÇÃO, José Luis Monteiro. Jesuítas na educação brasileira: dos objetivos e métodos até a sua expulsão. Revista Educação Pública edição V. 17, Ed. 3 - 07/02/2017. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/17/3/jesutas-na-educao-brasileira-dos-objetivos-e-mtodos-at-a-sua-expulso. Acesso em: 11 jun 2021

COSTELLA, Roselane Zordan et al. Percursos da prática em sala de aula. 2. ed. – São Leopoldo: Oikos, 2017.

Estudo transversal e/ou longitudinal. Rev. Para. Med., Belém, v. 20, n. 4, p. 5, dez. 2006. Disponível em http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-59072006000400001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 23 maio 2021.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa, 6. ed.– São Paulo: Atlas, 2017.

MACHADO, Patricia Lopes Pimenta. Educação em tempos de pandemia: O ensinar através de tecnologias e mídias digitais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 08, pp. 58-68. Jun de 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tempos-de-pandemia. Acesso em 22 mai. 2021.

MAGALHÃES, Jonas et al. Trabalho docente sob fogo cruzado [recurso eletrônico] 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2021. Disponível em: https://lpp-uerj.org/. Acesso em: 20 mai. 2021.

NASCIMENTO, Francielen Coden. Desafios e possibilidades encontrados pelos professores em suas práticas pedagógicas afim de efetivar o processo de aprendizagem. Revista EDEQ - 37 anos: Rodas de formação de Professores na Educação Química, 2017. Disponível em: https://edeq.furg.br/. Acesso em: 12 jun 2021.

MARTINS, Aline Rambo, ANTICH, Andréia Veridiana, KLEIN, Daniel Rossi, NASCIMENTO, Francielen Coden. Desafios e possibilidades encontrados pelos professores em suas práticas pedagógicas afim de efetivar o processo de aprendizagem. Revista EDEQ - 37 anos: Rodas de formação de Professores na Educação Química, 2017. Disponível em:https://edeq.furg.br/. Acesso em: 12 jun 2021.

MARTINS, Gilberto; THEÓPHILO, Carlos. Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.

MESQUITA, Caroline. Professores relatam os desafios enfrentados e superações para ensinar na pandemia. Amapá governo do Estado, outubro de 2020. Disponível em:https://www.portal.ap.gov.br/noticia/1610/professores-relatam-os-desafios-enfrentados-e-superacoes-para-ensinar-na-pandemia. Acesso em: 10 jun 2021.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no Brasil. Revista Educar em revista, Curitiba, Número Especial1, p. 17-35, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/8KJhphGKx8FRDKFHWkN6Yhs/abstract/?lang=pt> Acesso em: 20 mai 2021.

PALUDO, Elias Festa. Os desafios da docência em tempos de pandemia. Revista Em tese, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 44-53, jul/dez., 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2020v17n2p44. Acesso em 21 de mai de 2021.

SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. - 4. ed. - São Paulo: Editora Autores Associados, 2013. p. 29 – 56.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico, São Paulo: Cortez, 2014.

SILVA, Alexandre Ribeiro, NETO, José de Caldas Simões, RODRIGUES, Katissa Galgania Feitosa Coutinho. Estrutura e Funcionamento do Ensino no Período Pombalino no Brasil. Revista Multidisciplinar e de psicologia V.12, N. 41, p. 637-648, 2018. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1247/0/. Acesso em: 11 jun 2021

SILVA, João Batista Da. Os desafios da docência remota no cenário de pandemia da covid-19 na rede municipal de ensino de morrinhos-CE. Anais VII CONEDU - Edição Online, Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69212. Acesso em: 26 de mai de 2021.

SOUZA, Dominique Guimarães et al. Desafios da prática docente. Revista Educação pública, edição V. 17, Ed. 19 - 03/10/2017. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/17/19/desafios-da-prtica-docente/. Acesso em: 26 mai.2021.

SOUZA, Elmara Pereira. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Revista cadernos de ciências sociais aplicadas, Vitoria da conquista, Ano XVII, nº 30, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/7127. Acesso em 22 mai. 2021.

STORCK, João Batista. Do modus parisiensis ao ratio studiorum: os jesuítas e a educação humanista no início da idade moderna. Revista Hist. Educ. Porto Alegre v. 20 n. 48 jan./abr., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/86nDnFbXbp6hbN8RrhcLKCj/?lang=pt#. Acesso em 22 mai. 2021.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

UMBELLINO, Marcela Marques, CIRÍACO, Klinger Teodoro. Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério. Revista Momento: diálogos em educação, E-ISSN 2316-3100, v. 27, n. 1, p. 399-425, jan./abril. 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5119/. Acesso em: 12 jun 2021.

Publicado

2021-09-16

Como Citar

Silva, L. de O. (2021). O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTOS E DESAFIOS ENFRENTADOS EM SALA DE AULA : TEACHING WORK IN BASIC EDUCATION: IMPACTS AND CHALLENGES FACING INSIDE THE CLASSROOM. REVISTA FIMCA, 8(2), 33-37. https://doi.org/10.37157/fimca.v8i2.267

Edição

Seção

Artigos Originais / Original Papers