ANÁLISE DA OFERTA DE ATENDIMENTO DO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ EM 2019

ANALYSIS OF THE SERVICE OFFER OF THE DENTAL SPECIALTIES CENTER IN THE MUNICIPALITY OF JI-PARANÁ IN 2019

Autores

  • Daniel Junior Moreira De Paiva FIMCA UNICENTRO https://orcid.org/0000-0001-9328-6762
  • Jackson de Sousa Lima Acadêmico de Odontologia pela Estácio-Unijipa
  • Neuton Rafael Nunes Oliveira Prof. Estácio-Unijipa, especialista em Endodontia

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v8i2.244

Palavras-chave:

Serviços de Saúde Bucal, Especialidades Odontológicas, Sistemas de informação, Sistema Único de Saúde, Atenção Secundária

Resumo

Introdução: De acordo com evidências atuais, é necessário apresentar e analisar a prestação dos serviços de saúde à população, com o intuito de entender e melhorar a assistência odontológica em determinada localidade. Objetivo: Esse estudo tem o propósito de analisar a oferta de atendimento odontológico do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Ji-Paraná (RO) com o intuito de conhecer os tipos de procedimentos executados, classificando de acordo com o indicador CGM. Materiais e Métodos: Foi elaborado um estudo onde foram obtidos dados de atendimento da unidade, através do portal DATASUS, realizando a média de procedimentos durante o ano de 2019. Esses dados tabulados e classificados de acordo com os subgrupos de metas (procedimentos básicos, periodontia, endodontia e cirurgia oral). Resultados e Discussão: Os subgrupos de procedimentos básicos e periodontia alcançaram as metas de acordo com o indicador CGM, respectivamente de 248% e 289% em relação à média mensal estabelecida. Diferentemente das especialidades endodontia e cirurgia oral, onde não foi alcançada as metas mensais. Com isso classificando-se em regular. Conclusão: Os resultados sugerem que o desempenho do CEO é motivado pela baixa cobertura da atenção primária, o que caracteriza o número elevado de procedimentos básicos.

Introduction: According to current evidence, it is necessary to present and analyze the provision of health services to the population, in order to understand and improve dental care in each location. Objective: This study aims to analyze the supply of dental care from the Dental Specialties Center (CEO) of Ji-Paraná (RO) in order to know the types of procedures performed, classifying according to the CGM indicator. Materials and Methods: A study was prepared in which data were obtained from the unit's care, through the DATASUS portal, performing the average of procedures during the year 2019. These data are tabulated and classified according to the subgroups of goals (basic procedures, periodontics), endodontics and oral surgery). Results and Discussion: The subgroups of basic procedures and periodontics achieved the goals according to the CGM indicator, respectively 248% and 289% in relation to the established monthly average. Unlike endodontics and oral surgery specialties, where monthly goals were not achieved. With that it is classified in regular. Conclusion: The results suggest that the CEO's performance is motivated by the low coverage of primary care, which characterizes the high number of basic procedures.

Biografia do Autor

Daniel Junior Moreira De Paiva, FIMCA UNICENTRO

Prof. FIMCA, Mestre e Especialista em Odontopediatria

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Publicado

2021-09-14

Como Citar

De Paiva, D. J. M., de Sousa Lima , J., & Neuton Rafael Nunes Oliveira. (2021). ANÁLISE DA OFERTA DE ATENDIMENTO DO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ EM 2019: ANALYSIS OF THE SERVICE OFFER OF THE DENTAL SPECIALTIES CENTER IN THE MUNICIPALITY OF JI-PARANÁ IN 2019. REVISTA FIMCA, 8(2), 24-27. https://doi.org/10.37157/fimca.v8i2.244

Edição

Seção

Artigos Originais / Original Papers