A DIFICULDADE DO ALUNO DE ENSINO SUPERIOR COM O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA
DIFFICULTY OF THE HIGHER EDUCATION STUDENT WITH THE LEARNING OF MATHEMATICS
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v8i1.216Palavras-chave:
Matemática, Dificuldade, Aprendizagem, EnsinoResumo
Com muita frequência ouvimos as reclamações de professores que alegam que os acadêmicos adentram no ensino superior cada vez mais despreparados. Um dos motivos é a democratização do acesso às universidades, deixando de ser seletivo e passando a ser inclusivo, tornando possível que os alunos ingressem nas faculdades com dificuldades de aprendizagem, principalmente na área da matemática, e é sobre esse assunto que iremos abordar nesta pesquisa, que tem como objetivo principal, buscar uma alternativa para a dificuldade do acadêmico de nível superior na matéria de matemática. Tirando como base pesquisas anteriores que abordarão o tema. Foi utilizada a abordagem qualitativa e descritiva de pesquisa, por meio de análise em artigos e monografias em obras de autores que contribuíram para o entendimento dos temas. Os documentos investigados foram os publicados na modalidade comunicação científica e relato de experiência, especialmente os inseridos nos grupos da educação superior. A maioria dos alunos que possuem dificuldades concluíram o ensino médio em escola pública, com salas super lotadas, tornando impossível o estudo ativo e consequentemente deixando lacunas no conhecimento de calculo dos alunos. Em vista disso, a análise dos trabalhos mostra ser necessário fazer uma avaliação das dificuldades de cada turma para adaptar o ensino ao perfil da turma, evitando reprovação, percebemos então, que para ensinar e aprender matemática é preciso um vínculo entre professor e aluno, onde o professor deve saber o que perguntar ao aluno, e o aluno deve questionar sem comodismo, além de utilizar a tecnologia para produzir ambientes pedagógicos.
It is very often we hear complaints from teachers who claim that academics enter higher education increasingly unprepared. One of the reasons is the democratization of access to universities, no longer selective and becoming inclusive, making it possible for students to enter colleges with learning difficulties, especially in the field of mathematics, and it is on this subject that we will address in this research, which has as its main objective, to seek an alternative to the difficulty of the higher level academic in the matter of mathematics. Based on previous research that will address the topic. The qualitative and descriptive approach of research was used, through analysis in articles and monographs in works of authors that contributed to the understanding of the themes. The documents investigated were those published in the scientific communication and experience report modality, especially those inserted in the higher education groups. It was found that the majority of students who were out of school were between 5 and 25 years old and have difficulty in the area’s differential and integral calculus. The analysis of the works shows that it is necessary to make an assessment of the difficulties of each class to adapt the teaching to the profile of the class, avoiding disapproval, we realized then, that to teach and learn mathematics it is necessary a bond between teacher and student, where the teacher must know what to ask the student, and the student must question without indulgence, besides using technology to produce pedagogical environments.
Referências
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