ADOECIMENTO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS COM DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR UMA REVISÃO DE LITERATURA
UNIVERSITY TEACHER ADVICE WITH DIAGNOSIS OF BIPOLAR AFFECTIVE DISORDER A LITERATURE REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v6i3.21Palavras-chave:
Diagnóstico, Transtorno afetivo bipolar, qualidade de vida, Docentes, Diagnosis, Bipolar affective disorder, life quality, TeachersResumo
Introdução: Com o passar dos anos, além de doenças laborais físicas, surge um novo cenário de doenças emocionais que vem afetando gradativamente profissionais da área da docência a pesquisa em questão visou identificar os transtornos mentais que mais provocam afastamento de docentes em instituições de ensino superior, (com ênfase no transtorno bipolar), onde contribuiu para se aprofundar a análise de fatores relacionados a esse tipo de transtorno. Objetivos: os objetivos deste estudo, são de realizar análise crática e reflexiva quanto ao número elevado de professores de ensino superior com o Transtorno Afetivo Bipolar, e a relação dos fatores associados a este impedimento dos profissionais, destacar também questões relativas à saúde mental, e identificar quais são as consequências que implicam na rotina de trabalho desses professores e o aumento de docentes com diagno?stico de Transtorno Bipolar. Materiais e Métodos: Quanto à fundamentação teórica, trata-se de um referencial bibliográfico ao passo que utiliza de literaturas científicas disponibilizadas por meio eletrônico. Utilizando-se como técnica de análise de dados a análise de conteúdo interpretativa. Os critérios de inclusão que foram usados são: publicações em português, entre os anos de 2000 a 2018 disponíveis na íntegra. Conclusão: Por fim chegou-se ao entendimento de que além da sobrecarga os docentes remanescentes, o adoecimento crescente dos profissionais da educação compromete a qualidade de vida desses profissionais.
Introduction: Over the years, in addition to physical work-related illnesses, a new scenario of emotional diseases emerges that has gradually affected professionals in the teaching area. The research in question aimed at identifying the mental disorders that cause the most withdrawal of teachers in higher education institutions, (with emphasis on bipolar disorder), where it contributed to deepen the analysis of factors related to this type of disorder. Objectives: The objectives of this study are to perform a critical and reflexive analysis regarding the high number of teachers of higher education with Bipolar Affective Disorder, and the relation of the factors associated with this impediment of the professionals, also highlight issues related to mental health, and identify what are the consequences that imply in the work routine of these teachers and the increase of teachers diagnosed with Bipolar Disorder. Materials and Methods: Regarding the theoretical basis, it is a bibliographical reference while using scientific literatures made available electronically. The analysis of interpretive content was used as data analysis technique. The inclusion criteria that were used are: publications in Portuguese, between the years 2000 to 2018 available in full. Conclusion: Finally, it was understood that in addition to overloading the remaining teachers, the growing sickness of education professionals compromises the quality of life of these professionals.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.