ADOECIMENTO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS COM DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR UMA REVISÃO DE LITERATURA

UNIVERSITY TEACHER ADVICE WITH DIAGNOSIS OF BIPOLAR AFFECTIVE DISORDER A LITERATURE REVIEW

Autores

  • Pâmela Gomes Artioli Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Natiely Souza Lima Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Camila Silva Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA)

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v6i3.21

Palavras-chave:

Diagnóstico, Transtorno afetivo bipolar, qualidade de vida, Docentes, Diagnosis, Bipolar affective disorder, life quality, Teachers

Resumo

Introdução: Com o passar dos anos, além de doenças laborais físicas, surge um novo cenário de doenças emocionais que vem afetando gradativamente profissionais da área da docência a pesquisa em questão visou identificar os transtornos mentais que mais provocam afastamento de docentes em instituições de ensino superior, (com ênfase no transtorno bipolar), onde contribuiu para se aprofundar a análise de fatores relacionados a esse tipo de transtorno. Objetivos: os objetivos deste estudo, são de realizar análise crática e reflexiva quanto ao número elevado de professores de ensino superior com o Transtorno Afetivo Bipolar, e a relação dos fatores associados a este impedimento dos profissionais, destacar também questões relativas à saúde mental, e identificar quais são as consequências que implicam na rotina de trabalho desses professores e o aumento de docentes com diagno?stico de Transtorno Bipolar. Materiais e Métodos: Quanto à fundamentação teórica, trata-se de um referencial bibliográfico ao passo que utiliza de literaturas científicas disponibilizadas por meio eletrônico. Utilizando-se como técnica de análise de dados a análise de conteúdo interpretativa. Os critérios de inclusão que foram usados são: publicações em português, entre os anos de 2000 a 2018 disponíveis na íntegra. Conclusão: Por fim chegou-se ao entendimento de que além da sobrecarga os docentes remanescentes, o adoecimento crescente dos profissionais da educação compromete a qualidade de vida desses profissionais.

Introduction: Over the years, in addition to physical work-related illnesses, a new scenario of emotional diseases emerges that has gradually affected professionals in the teaching area. The research in question aimed at identifying the mental disorders that cause the most withdrawal of teachers in higher education institutions, (with emphasis on bipolar disorder), where it contributed to deepen the analysis of factors related to this type of disorder. Objectives: The objectives of this study are to perform a critical and reflexive analysis regarding the high number of teachers of higher education with Bipolar Affective Disorder, and the relation of the factors associated with this impediment of the professionals, also highlight issues related to mental health, and identify what are the consequences that imply in the work routine of these teachers and the increase of teachers diagnosed with Bipolar Disorder. Materials and Methods: Regarding the theoretical basis, it is a bibliographical reference while using scientific literatures made available electronically. The analysis of interpretive content was used as data analysis technique. The inclusion criteria that were used are: publications in Portuguese, between the years 2000 to 2018 available in full. Conclusion: Finally, it was understood that in addition to overloading the remaining teachers, the growing sickness of education professionals compromises the quality of life of these professionals.

Biografia do Autor

Pâmela Gomes Artioli, Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA)

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Associadas de Ariquemes-FAAR, Pós-graduanda em Metodologia e Didática no Ensino Superior pela Faculdade de Educação de Jaru-FIMCA UNICENTRO. Jaru-RO

Natiely Souza Lima, Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA)

Bacharel em Psicologia pela Faculdade Associadas de Ariquemes-FAAR, Pós-graduanda em Metodologia e Didática no Ensino Superior pela Faculdade de Educação de Jaru-FIMCA UNICENTRO. Jaru-RO.

Camila Silva, Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA)

Orientadora e Coordenadora do curso lato sensu de Metodologia e Didática no Ensino Superior da Faculdade de Educação de Jaru FIMCA UNICENTRO; Bacharel em Serviço Social pela Faculdade de Educação Jaru-UNICENTRO; Pós-graduada em Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal-FACIMED; Pós-graduada em Gestão Estratégica na área Social pela Faculdade Educacional da Lapa-FAEL; Pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Ouro Preto do Oeste-UNEOURO.

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Artioli, P. G., Lima, N. S., & Silva, C. (2019). ADOECIMENTO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS COM DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR UMA REVISÃO DE LITERATURA: UNIVERSITY TEACHER ADVICE WITH DIAGNOSIS OF BIPOLAR AFFECTIVE DISORDER A LITERATURE REVIEW. REVISTA FIMCA, 6(3), 1-6. https://doi.org/10.37157/fimca.v6i3.21

Edição

Seção

Artigos de Revisão / Review Papers