INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES – UM ESTUDO DO SETOR COMERCIAL DA CAERD DE JARU

EMOTIONAL INTELLIGENCE IN ORGANIZATIONS - A STUDY OF THE COMMERCIAL SECTOR OF CAERD DE JARU

Autores

  • Tamara Sousa Silva Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)
  • Riciele Celestrini Fimca Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v7i3.160

Palavras-chave:

inteligência, organizações, sucesso

Resumo

Introdução: Por muito se acreditou que somente o desenvolvimento da inteligência intelectual seria suficiente para fazer do indivíduo ou empresa serem bem sucedidos. Objetivo: Descrever a inteligência emocional no contexto organizacional. Leva-se em conta sua contribuição dentro das organizações em relação ao comportamento dos colaboradores e alcance do sucesso. Materiais e Métodos: A pesquisa bibliográfica que teve o cunho de dar fundamentação através de artigos e livros e a pesquisa de campo com abordagem quantitativa feita através de um questionário Resultados e Discussão: Foi possível identificar como as emoções influenciam no contexto organizacional. As perguntas abordaram sociabilidade, autocontrole, autoconsciência e automotivação. Uma observação feita foi a cerca do autocontrole da equipe estudada pois na maioria dos questionamentos abordado esse ponto grande parte não apresentou um nível bom. Conclusão: De acordo com os estudos realizados foi possível agregar à importância do desenvolvimento da inteligência emocional nas organizações. Uma equipe com bom desempenho emocional é um fator importante para o sucesso organizacional.

Introduction: For a long time it was believed that only the development of intellectual intelligence would be enough to make the individual or company successful. Objective: To describe emotional intelligence in the organizational context. Their contribution within organizations in relation to the behavior of employees and the achievement of success is taken into account. Materials and Methods: The bibliographic research that had the purpose of providing foundation through articles and books and the field research with a quantitative approach made through a questionnaire. Results and Discussion: It was possible to identify how emotions influence the organizational context. The questions addressed sociability, self-control, self-awareness and self-motivation. One observation made was about the self-control of the studied team, because in most of the questions addressed, this point, most of them did not have a good level. Conclusion: According to the studies carried out, it was possible to add to the importance of the development of emotional intelligence in organizations. A team with good emotional performance is an important factor for organizational success.

Biografia do Autor

Tamara Sousa Silva, Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA)

Graduanda do curso de Administração

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Publicado

2021-02-07

Como Citar

Silva, T. S., & Celestrini, R. (2021). INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES – UM ESTUDO DO SETOR COMERCIAL DA CAERD DE JARU : EMOTIONAL INTELLIGENCE IN ORGANIZATIONS - A STUDY OF THE COMMERCIAL SECTOR OF CAERD DE JARU. REVISTA FIMCA, 7(3), 45-46. https://doi.org/10.37157/fimca.v7i3.160

Edição

Seção

Comunicações Curtas / Short Communications