Estado da Arte Sobre o Conhecimento Brasileiro do Atropelamento de Fauna
STATE OF THE ART ON THE BRAZILIAN KNOWLEDGE OF WILDLIFE ROAD COLLISION
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v5i1.15Palavras-chave:
Atropelamento de fauna, Ecologia de estradas, Impacto de rodovias, Medidas migratórias, Grupos taxonômicos, Revisão bibliográfica, Wildlife road collision, Road ecology, Impact of highways, Mitigating measures, Taxonomic groups, Literature reviewResumo
Introdução: O atropelamento de fauna em rodovias é um assunto que vem ganhando espaço entre os pesquisadores. Objetivos: Este trabalho tem por objeivo realizar uma nova revisão bibliográfica, que revele como se encontra o atual estado do conhecimento brasileiro sobre atropelamento de fauna, verificando o número de publicações por estado e região do país e quais as medidas mitigatórias sugeridas nos estudos. Materiais e Métodos: Para a realização da coleta de dados foi consultada a base de dados Scielo, com filtro temporal de ar:gos publicados entre os anos de 2006 e 2017. Resultados: Foram encontrados 51 artigos científicos. O número de publicações por estados apresenta uma grande desigualdade, sendo que apenas 19 estados possuem trabalhos voltados para o tema. A região que possui maior número de trabalhos é a região Sul (n=19), seguida pela região Sudeste (n=15). As regiões Centro-oeste e Norte contaram com o mesmo número de publicações (n=6) e a região Nordeste contou com cinco trabalhos (n=5). Os estudos não seguiram um crescente de publicações, sendo observado um discreto aumento de produção entre os anos de 2013 e 2014, o que pode ser justificado pelo surgimento da Portaria n°420 de 26 de Outubro de 2011. As medidas mitigatórias propostas foram campanhas educativas (n=12), placas de sinalização (n=9), redutores de velocidade (n=7) e implantação de passagem de fauna (n=6). Conclusão: É possível observar uma maior concentração de estudos na região Sul e Sudeste do Brasil, ficando os demais estados carentes de mais estudos para avaliação dos reais impactos causados pelas rodovias. Dessa forma poderão ser adotadas as medidas para preservação da nossa biodiversidade.
Introduc4on: Wildlife road collision on highways is a problem that has been gaining space among researchers. Objectives: This study aims to carry out a new bibliographical review, to reveal the current state of Brazilian knowledge on the referred situa:on, verifying the number of publica:ons by state and region of the country. Materials and Methods: In order to accomplish the data collec:on, the Scielo ar:cles were analyzed between the years 2006 to 2017. Results: Fihy one scien:fic ar:cles were found. The number of publica:ons by state presents a great inequality, with only 19 states having studies focused on wildlife road collision. The region with the highest number of articles is the southern region (n=19), followed by the southeast region (n = 15), the central-west and northern regions had the same number of publications (n=6) and Northeast had five studies (n=5). The most affected class were mammals (n=26), followed by birds (n=10), reptiles (n=4) and amphibians (n=4).The studies did not follow an increasing number of publications, with a slight increase in production between the years of 2013 and 2014, which may be justified by the appearance of Ordinance 420 of 2011, which deals with the regulariza:on of road development, and imposes several mitigating measures for impact reduction. The main mitigating measures proposed by the authors were educational campaigns (n=12), signaling signs (n=9), speed reducers (n=7) and implantation of fauna passages (n = 6). Conclusion: Despite the increase in the number of publications, there is still a greater concentration of studies in the southern and southeastern regions of Brazil, and the remaining states lack further studies to evaluate the real impacts caused by the highways. Thus, measures may bead opted to preserve our biodiversity.
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